Coreógrafa carioca Esther Weitzman ministra oficina gratuita de dança no Sesc Santana

 Coreógrafa carioca Esther Weitzman ministra oficina gratuita de dança no Sesc Santana

A oficina "Dança para Todos" propõe, através de exercícios físicos ativados pelos sentidos, aquecer o corpo para expandir e ampliar as possibilidades expressivas de cada indivíduo.


Nos dias 06 (quinta-feira) e 09 (domingo) de outubro, a coreógrafa carioca Esther Weitzman vai ministrar, no Sesc Santana, a oficina “Dança para Todos”.  Voltada para interessados e amantes da dança de 18 a 65 anos, a oficina é totalmente gratuita, bastando de inscrever no site do Sesc Santana. Na quinta-feira (06), a oficina será das 16h30 às 18h; no domingo (09), das 14h30 às 16h.

“Dança para Todos” propõe, através de exercícios físicos ativados pelos sentidos, aquecer o corpo para expandir e ampliar as possibilidades expressivas de cada indivíduo. Este trabalho de dança está conectado com o entendimento do espaço interno e externo de cada corpo pensante que participará da oficina.

Entre os objetivos da oficina gratuita estão:

- Perceber o espaço como parceiro na realização do movimento dançado,

 - Equilibrar o esforço muscular a partir do entendimento das tensões e conexões com o espaço e  

- Ampliar a capacidade sensível a partir da obtenção de novos padrões de movimento.





Sobre a coreógrafa

Esther Weitzman criou a sua Companhia de Dança em 1999, firmando-se como coreógrafa no cenário da dança brasileira com vários prêmios e indicações recebidas. Fundou em 1992 o famoso Studio Casa de Pedra-Centro de Educação e Arte do Movimento, sede da sua Companhia. Suas últimas criações foram Presenças na Ausência (2022) (Cia de Ballet da Cidade de Niterói), Silêncio Turbulento (2021) (videodança), As Histórias que Inventamos Sobre Nós (2019), Dançar (não) é preciso (2016), Jogo de Damas (2013) e O Tempo do Meio (2012). A companhia tem recebido excelentes críticas especializadas e indicações de melhores espetáculos pelo jornal O Globo. Seu último espetáculo de 2019 foi indicado como um dos melhores do ano pelo jornal O Globo e indicado na Categoria Especial pelo prêmio Cesgranrio de Dança.
 
É especialista em Arte e Filosofia (PUC/RJ,2006), formada em dança pela Escola Angel Vianna. Coreógrafa, professora, bailarina e diretora de movimento de inúmeras peças teatrais; integra o corpo docente do Curso de Dança da Faculdade Angel Vianna (RJ). Leciona dança contemporânea na PUC dentro do departamento de Educação Física desde o ano 2000. Seu eixo de trabalho é a criação coreográfica, pedagogia da dança, formação de atores, bailarinos e coreógrafos. Nos últimos vinte anos Weitzman tem sido convidada para ministrar oficinas práticas e teóricas de dança contemporânea e composição coreográfica nas diversas cidades e capitais brasileiras, assim como residências artísticas.
 
Foi coreógrafa das óperas encenadas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, assinadas por Roberto Renault (Fidélio) e Bia Lessa (O Trovador). Em janeiro de 2020 foi convidada para coreografar a ópera Aída no Theatro Municipal de São Paulo com direção de Bia Lessa.





O que: Oficina Dança para Todos
Onde: no Sesc Santana, à Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Santana, São Paulo - SP.
Quando:
Dia 6/10, quinta, das 16h30 às 18h
Dia 9/10, domingo, das 14h30 às 16h
Quanto: gratuito
Duração: 90 minutos
Nº de participantes: 25
Faixa etária: 18 aos 65 anos
Público alvo: Interessados e amantes da dança.
Inscrições pelo link: https://www.sescsp.org.br/programacao/danca-para-todos/



Comentários