[Consciência Negra] Festival Madureira traz Arlindinho, Leci Brandão, baterias da Portela e Império Serrano e muito mais - dias 4,5 e 6 de novembro

 


Madureira vai vibrar com shows de artistas consagrados, homenagens a Arlindo Cruz e aos tambores e a magia, baterias do Império Serrano e Portela, além de Rodas de Jongo e Samba, e Blocos Afro - dias 4, 5 e 6 de novembro 

O Festival Madureira inaugura o mês da Consciência Negra no Rio de Janeiro com três dias de música na quadra da Escola de Samba Império Serrano. Nomes como Leci Brandão, Arlindinho (homenageando seu pai, Arlindo Cruz), Awerê, além das baterias da Portela e do Império e muito mais atrações. O Festival, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de novembro (sexta às 19h, sábado e domingo às 15h), sempre com ingressos populares, é uma iniciativa dos próprios agentes culturais locais da Rede Madureira reunidos em torno da concepção e da realização do evento com patrocínio da Secretaria de Cultura Municipal do Rio de Janeiro, FUNARJ e Rio Galeão.

O FESTIVAL

Organizado pelas lideranças culturais do nobre bairro suburbano do Rio de Janeiro, o Festival pretende se estabelecer como um dos principais eventos que pensam a cultura negra no país. Madureira é um dos berços do samba carioca, coração do subúrbio do Rio e foi ali que se estabeleceu o Jongo. É ali também que há o famoso Mercadão de Madureira, de onde sai o cortejo da tradicional da festa de Yemanjá, o Baile Charme do Viaduto e as célebres Escolas de Samba Portela e Império Serrano. 

Amarrando todas as pontas, o Festival Madureira apresenta em sua primeira edição os nomes mais representativos da cultura do bairrp. “O Festival Madureira é uma plataforma de visibilidade preta e suburbana. Foi criado de baixo pra cima pelos próprios artistas e produtores pretos do bairro que se uniram de uns anos pra cá na Rede Madureira. Essa Rede criou uma incubadora de projetos dos grupos de lá e um Circuito Turístico na Zona Norte muito importante.  O Festival é fruto desse movimento que tá botando Madureira de novo no epicentro da cena cultural da cidade” – completa Pretinho da Serrinha, uma das crias da região.

 

Foto: Daniel Lobo 

4/11 Sexta-feira  -  19h

Noite da Beleza Negra - Agbara Dudu

Leci Brandão

Bloco afro Lemi Ayó

Bateria da Portela

A primeira noite do Festival começa com o renascimento da célebre Noite da Beleza Negra  - Agbara Dudu, que fez história no movimento negro do Brasil nas décadas de 80 e 90. Ela ressurgirá justamente no local onde a “Noite” nasceu, na Quadra da Império Serrano e no ano em que o Agbara Dudu completa seus 40 anos de existência .

Na Noite da Beleza Negra teremos o desfile e seleção das candidatas a Rainha de 2022, ao som das apresentações dos Blocos Afro ícones de Madureira, Lemi Ayó e Agbara Dudu. Ao final do evento será anunciada a Rainha campeã do ano que em seguida irá nos brindar com uma linda performance que promete rememorar e emocionar várias gerações da negritude carioca.  Logo depois vai rolar o show da célebre Bateria da Escola de Samba Portela que vai sacudir e esquentar a Quadra imperiana.

Para culminar teremos um show histórico da gigante Dona Leci Brandão,  nascida em Madureira, numa grande celebração afro-subrubana em homenagem aos tambores e a música preta carioca. 


5/11 Sábado - 15h

Homenagem a Arlindo Cruz

Arlindinho 

Quintal da Magia

Feira Crespa

Escolas de samba mirins Império do Futuro e Filhos da Águia

DJ Cris Pantoja

Bateria do Império Serrano

 

Noite de grande emoção em homenagem a Arlindo Cruz, pelo seu filho Arlindinho e na sede da sua Escola querida, a Império Serrano que em 2022 retorna ao Grupo Especial, justamente com o enredo sobre o Mestre Arlindo. Na parte da tarde o evento inicia com a Feira Crespa, que trará expositoras negras do subúrbio carioca para expor seus produtos de moda, artesanato e gastronomia.

Em seguida, as crianças das Escolas de Samba mirins do Império e da Portela (Império do Futuro e Águias do Amanhã) vão se apresentar com um baita show de mestres salas e portas bandeiras, baterias e passistas mirins. O Futuro do nosso samba. 

Na noite de sábado o evento abre com a roda de samba do Quintal da Magia, uma das maiores revelações do mundo do samba em 2022, que  vem arrastando multidões para as ruas do subúrbio carioca com suas rodas de samba com muito tambor e pontos de macumba. 

Entre os sets da Roda de Samba teremos a querida DJ Cris Pantoja, que vai botar a quadra inteira da Império Serrano pra dançar com muita música preta. Para coroar a noite imperiana teremos o grande show do Arlindinho em Homenagem ao seu pai, Arlindo Cruz. 

Madureira vai se emocionar cantando junto seus grandes clássicos do samba e com o encerramento com show-catarse da Bateria da Império Serrano . A Serrinha vai descer !    Madureira la la laiá.

 

Homenagem aos tambores e a magia

Awurê

Roda de Jongo com Companhia de Aruanda

Quintal da Portela

Feira Crespa

DJ Bieta


O domingo de encerramento do Festival  começa com a Feira Crespa seguida da famosa Roda de Samba do Quintal da Portela liderada por membros da Velha Guarda da azul e branco que promete repetir o enorme sucesso que essa roda vem tendo aos sábados na Quadra da Portela. Em seguida teremos a DJ Bieta, grande revelação das pistas cariocas que vai sacudir geral com muito Samba, Soul, Black music e Axé.  

Para culminar e fechar o Festival com chave de ouro e muita magia teremos a grande Roda de Jongo do Morro da Serrinha com a potente Companhia de Aruanda e em seguida o show do grupo Awurê. Formada pela nova geração do Jongo da comunidade centenária da Serrinha, a Companhia de Aruanda se notabilizou por há 15 anos realizar sua roda todos os meses debaixo do Viaduto de Madureira, formando milhares de novos jongueiros.  O grupo promete botar toda a quadra do Império para entrar na roda e dançar o jongo, considerado do pai do samba carioca. O encerramento será com o badalado Grupo Awurê, criado em 2018 em Madureira com o objetivo de exaltar  a importância da influência africana em nossa cultura através da música e dadança e contribuir para o protagonismo do negro. 

Seus shows de samba, jongo, afoxé, maracatus e pontos de umbanda e candomblé têm atraído milhares de pessoas no Rio e em São Paulo e fecham o Festival Madureira com muito axé, dança e magia. Saravá!


SERVIÇO

Festival Madureira

Onde: Quadra do Império Serrano (Av. Min. Edgard Romero 114, Madureira - Rio de Janeiro)

Classificação etária Livre: 

Ingressos: R$12,50 pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/)


4/11 - Sexta-feira  -  19h

Noite da Beleza Negra - Agbara Dudu

Bloco afro Lemi Ayó

Bateria da Portela

Leci Brandão

https://www.sympla.com.br/festival-madureira---dia-1---noite-da-beleza-negra---40-anos-

agbara-dudu__1756845?token=ec231065ce1f2cd8278a475d37db031a 


5/11 Sábado - 15h

Homenagem a Arlindo Cruz 

Arlindinho 

Quintal da Magia

Feira Crespa

Escolas de samba mirins Império do Futuro e Filhos da Águia

DJ Cris Pantoja

Bateria do Império Serrano

https://www.sympla.com.br/festival-madureira---dia-2---homenagem-a-arlindo-

cruz__1756855?token=b844ad8dd0a202f55d4c1061ec7c1088



Domingo 6/11 - 15h

Homenagem aos tambores e a magia

Feira Crespa

Terreiro do Crioulo e Zé Luiz do Império

DJ Bieta

Roda de Jongo com Companhia de Aruanda

Awurê

https://www.sympla.com.br/festival-madureira---dia-3---tambores-ancestrais-de-

madureira__1756861?token=6ad79feeb0e504e41bdaeaf4b4611634


Comentários