Com Patricya Travassos e Marcelo Faria, “DUETOS, a comédia de Peter Quilter” estreia em Niterói com três únicas apresentações

 


Dirigida por Ernesto Piccolo, peça que retrata de forma cômica os encontros e desencontros da vida amorosa contemporânea chega à Sala Nelson Pereira dos Santos nos dias 07, 08 e 09 de outubro 

 

DUETOS, do premiado dramaturgo britânico Peter Quilter, já foi encenada em mais de 20 países e traduzida para 10 idiomas, e recebe sua primeira montagem no Brasil, que estreia em Niterói, na Sala Nelson Pereira dos Santos, com três únicas apresentações nos dias 07, 08 e 09 de outubro, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. O espetáculo conta com Patricya Travassos e Marcelo Faria no elenco, além da direção de Ernesto Piccolo. 


O texto de Quilter examina e retrata de forma cômica o mundo caótico dos relacionamentos modernos, onde a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa, através de quatro histórias de uma mulher e um homem - não necessariamente casais - às voltas com seus próprios desejos e traumas em busca do amor, e enfrentando a solidão. “DUETOS” é apresentado e patrocinado pela Brasilcap, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com produção geral e realização da Inova Brand.

  

- A peça, na sua essência, fala de solidão mesmo, e de uma forma muito divertida. Das relações mais diversas que o ser humano experimenta para tornar a solidão menos dolorosa. São os encontros às escuras; a secretária e o patrão que têm uma relação de amor em que só não casam, não transam; o casal que vai separar, vai experimentar a solidão, mas não consegue; e por fim a noiva que está casando pela 3ª vez, e dá tudo errado. É uma lente de aumento, uma sátira dessas situações - conta Ernesto Piccolo, diretor também de sucessos como “Divã”, “Doidas e Santas” e “A História de Nós Dois”.

 

O elenco


A atriz, autora e apresentadora Patricya Travassos dispensa apresentações: mais de 40 anos de carreira, 35 novelas, 10 filmes, 9 peças de teatro, 3 livros publicados, mais de 30 músicas compostas.


- Eu amo comédia. Adoro assistir e adoro fazer comédia. E ter quatro histórias na mão é muito divertido. Quatro personagens, quatro pensamentos, quatro carências, quatro caracterizações. Está sendo muito rico pra mim. Estamos chegando a lugares muito divertidos e ao mesmo tempo muito profundos - apesar de engraçados, os personagens falam de emoções muito humanas. Está sendo um presente nesse momento difícil, saindo da pandemia. Precisamos rir, mais do que nunca. Precisamos ir ao teatro. A nossa classe foi muito prejudicada nesses últimos anos, então eu espero que seja um sucesso - afirma Patricya Travassos.

 

Marcelo Faria também é conhecido pelos seus mais de 30 anos de carreira, 35 novelas, 5 filmes e 10 peças de teatro, entre elas “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, que ficou 5 anos em cartaz, e “Razões para Ser Bonita”, ao lado de Ingrid Guimarães, durante 3 anos.


- Este projeto por si só já é um desafio para qualquer ator. Interpretar num mesmo espetáculo quatro personagens já é estimulante, mas não para por aí. São quatro histórias distintas com um mesmo enredo - encontros e desencontros, solidão e a busca pelo amor e por um/a companheiro/a ideal. Nos diverte tanto que com certeza divertirá quem estiver na plateia. Eu sempre adorei desafios, e o palco me desafia sempre. Quatro personagens. Quatro trocas de roupa em cena, camarim aberto, e uma companheira que é uma mestra da comédia - completa Marcelo Faria.





A montagem

 

Em cada lateral do palco há um pequeno camarim onde atriz e ator farão as trocas de roupa para cada cena às vistas do público. De acordo com a luz, estes camarins estarão ora visíveis, ora invisíveis. Os demais elementos não são fixos, e serão mudados a cada cena. O cenário é de J.C. Serroni, o figurino de Claudio Tovar, a iluminação de Aurélio de Simoni e a trilha sonora de Rodrigo Penna.

 

Peter Quilter 

 

Peter Quilter, nascido em Colchester, Inglaterra, é dramaturgo do West End londrino e da Broadway. Suas peças foram traduzidas para 30 idiomas e apresentadas em mais de 40 países. Atualmente, Quilter tem mais de 14 produções ativas acontecendo pelo mundo, totalizando mais de 30 espetáculos realizados.

 

Uma das produções de grande destaque é o espetáculo “End of the Rainbow”, que foi adaptado para o filme vencedor do Oscar “Judy” (2019), estrelado por Renée Zellweger.  Ele também é autor da comédia “Glorious!”, de West End e Broadway, adaptada para o filme “Florence Foster Jenkins” (2016), dirigido por Stephen Frears e estrelado por Meryl Streep.

 

Serviço:

 

Data e horário: 07, 08 e 09 de outubro, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h.

Endereço: Sala Nelson Pereira dos Santos, avenida Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos - Niterói/RJ.

Ingressos: a partir de R$25, vendas no site SYMPLA e na bilheteria do local.

 

Ficha técnica:

 

Autor - Peter Quilter

Direção - Ernesto Piccolo 

Atriz - Patricya Travassos

Ator - Marcelo Faria 

Cenário - J.C. Serroni

Figurino - Claudio Tovar

Iluminação - Aurélio de Simoni

Trilha Sonora - Rodrigo Penna

Preparadora Corporal - Daniella Visco

Visagismo - Rafael Senna

Tradutor - João Polessa Dantas

Adaptação do Texto - Patricya Travassos e Ernesto Piccolo 

Direção de arte gráfica, foto e vídeo - Mauricio Tavares

Registro Fotográfico - André Wanderley

Assessoria de Imprensa – Carlos Pinho (Fato Coletivo)

Casting - Kananda Raia

Direção de Produção - Claudio Tizo

Produção Administrativa - Filomena Mancuzo

Produção Executiva Geral e Administração

Sérgio Lopes - INOVA BRAND

Produção Geral e Marketing

Mauricio Tavares - INOVA BRAND

Realização: INOVA BRAND

Secretaria Especial da Cultura

Ministério do Turismo

 

Comentários