Casa de Cultura Vila Guilherme (Casarão) recebe estreia do grupo Máscaras de Quintal

 Grupo Teatral Máscaras de Quintal estreia “Reminiscências Sertanejas” com apresentações no Casarão


O espetáculo teatral exalta a cultura nordestina ao narrar com poesia e sensibilidade histórias de pessoas que saíram do sertão do Brasil em busca de uma nova vida. As apresentações serão realizadas na Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão



Máscaras de Quintal narra histórias de quem deixou o sertão nordestino sonhando uma nova vida


O grupo teatral Máscaras de Quintal (@mascarasdequintal) está realizando a temporada de estreia do espetáculo “Reminiscências Sertanejas” com apresentações gratuitas em espaços culturais da Zona Norte da cidade de São Paulo


Nos dias 24, 29 e 30  de outubro de 2022 (segunda-feira, sábado e domingo), sempre às 20h, com entrada gratuita, o espetáculo será apresentado na Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão (@cc.casarao). 


O espetáculo é inspirado na história de pessoas retirantes, que migraram do sertão nordestino para outros lugares, em busca de melhores condições de vida. 


Reminiscências Sertanejas” parte da temática da ancestralidade dos próprios artistas do grupo, para se inspirar e narrar as histórias dos seus familiares, que saíram do sertão nordestino rumo a  uma nova vida.


Com sensibilidade e poesia, o espetáculo conta com duas narrativas sobrepostas, sendo a primeira um recorte documental feito a partir de entrevistas com familiares e amigos, e a segunda, a história do viajante que sai do Sertão perpassando pelo asfalto e terminando seu trajeto no mar.


“Esses familiares e pessoas amigas que vieram do sertão fizeram o que chamamos de “a travessia”. E a sobreposição desta narrativa se dá com a história deste retirante, que migra do sertão com luta, suor, desaguando neste mar de sonhos e utopias”, comenta o grupo.


As ações fazem parte do projeto “Reminiscências Sertanejas” contemplado no Edital de Apoio a Projetos Artísticos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.


Sobre o Máscaras de Quintal


O Máscaras de Quintal é um grupo teatral da Zona Norte de São Paulo que iniciou a sua pesquisa em 2017 no Casarão (Casa de Cultura da Vila Guilherme)


O grupo trabalha com a ideia do realismo fantástico aplicado à cena em conjunção com a perspectiva de um teatro popular.  Sua primeira obra, "A Jornada de Aldonza - uma aventura Quixotesca", contou com duas adaptações para o formato de vídeo-teatro no início de 2020, sendo selecionada para participar do Programa Cultura Presente da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo. A obra foi exibida no Casarão da Vila Guilherme e na Casa de Cultura Hip Hop.


Agora, o grupo se prepara para estrear sua segunda montagem, inspirada na história de familiares de artistas do grupo, que deixaram o sertão nordestino buscando novas oportunidades e uma vida melhor. 


Ficha Técnica: Elenco - Agatha Silva, Gustavo Santos, Katia Bocalon e Willian Rodrigues | Direção -  Vanéssia Gomes | Assistência de Direção - Willian Rodrigues | Provocador Cênico - Osvaldo Pinheiro | Preparador Corporal - Sérgio Zanck | Direção Musical/Musicista - Mica Matos | Dramaturgia - Raffael Santos | Figurino - Mariana Morais | Cenário - Paula De Paoli e Alessandra Siqueira | Fotos - Jack Oliveira | Videomaker -  Matheus Parizi | Designer - Roberta Giotto | Assessoria de Imprensa - Luciana Gandelini | Iluminação: Nicholas Matheus | Controller: Bruna Burkert | Produção - Máscaras de Quintal


Mais informações: www.facebook.com/mascarasdequintal e www.instagram.com/mascarasdequintal



Serviço: Estreia “Reminiscências Sertanejas”

Com Máscaras de Quintal

Sinopse: O Grupo Teatral Máscaras de Quintal abre as portas das suas memórias para apresentar a vida de quatro personagens. Faustina, Maria Dalva, Maria Bonita e Zé Bebelo vivem uma travessia interna e externa que os fazem narrar causos vividos no Sertão, no Asfalto e no Mar. A peça, que também tem inspiração em relatos reais de familiares dos integrantes do grupo, refletem sobre a condição das travessias que fazemos no decorrer das nossas vidas. 

Duração: 90 Minutos

Grátis

Classificação: 14 anos 


Quando: 24 de outubro de 2022 (Segunda-Feira) - Horário: 20h

29 e 30 de outubro de 2022 (Sábado e Domingo) - Horário: 20h

Onde: Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão

Endereço: Praça Oscár da Silva, 110 - Vila Guilherme, São Paulo - SP, 02067-070 

Telefone: (11) 3343-8966

Comentários