(Abre 11/10) Mostra Baú da DGT - Curadores Francisco Gaspar,Tuna Dwek, Donny Correia e Diego da Costa



 **De 11/10 a 01/11, todas as terças-feiras, às 18h, no Cine Satyros Bijou

 **Após cada sessão haverá um debate entre curadores, realizadores e público
 ** Entrada Gratuita
 

Para celebrar mais de 20 anos de produção audiovisual, a DGT Filmes realiza entre 11 e outubro e 01 de novembro, a Mostra BAÚ DA DGT. O evento acontece presencial, todas às terças-feiras, a partir das 18h, no Cine Satyros Bijou (Praça Roosevelt) e os filmes de cada sessão estarão disponíveis gratuitamente online ao longo da semana seguinte para todo Brasil, no canal de YouTube da produtora.

 

Após cada sessão, os curadores convidados, a atriz Tuna Dwek, o ator Francisco Gaspar, o crítico de cinema Donny Correia e o cineasta e músico Diego da Costa, que foram responsáveis pela seleção de filmes do cardápio da produtora, de acordo com diferentes recortes temáticos, participam de um bate papo com o público.

 

Sessão de Abertura acontece no dia 11 de outubro e conta com a seleção da atriz Tuna Dwek. Com o tema "Mundo oculto", a curadora elegeu os filmes  "Qualé o teu negócio?", de Sergio Gag, onde trabalhadores da periferia de uma grande metrópole  abusam da criatividade para progredir num ambiente que  historicamente nunca foi favorável aos negócios, e  o longa "A Senhora que morreu no trailer",  d’Os Albertos (Alberto Camareiro e Alberto de Oliveira), com uma reflexão sobre morte e ressurreição a partir da busca por fragmentos da conturbada vida de  uma encantadora de serpentes brasileira encontrada morta em um trailer na fronteira dos Estados  Unidos com o México.  

 
Tuna Dwek 

No dia 18/10 é a vez do músico e diretor de cinema Diego da Costa, com o tema "Mundo musical". Os videoclipes "Segunda", de Nels Cline, atual guitarrista da cultuada banda de rock Wilco, e a animação "Caboclinho Comum", do rapper Thaíde, ambos dirigidos por Sergio Gag; abrem a sessão. Em seguida serão exibidos os curtas "Ontem Esperança, Hoje Guilhermina", de Cristina Assunção, com o Slam da Guilhermina, "Cidadão Samba - Osvaldinho Da Cuíca", de Toni Nogueira, Simone Soul e Osvaldinho da Cuíca, que traz um retrato de Osvaldinho da Cuíca que conta a história do samba paulista através de sua música, e "Inaudito", de Gregorio Gananian e Danny Omm, documentário com Lanny Gordin, guitarrista fundamental da Tropicália, que “eletrizou” Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jards Macalé, dentre outros. 

 
Francisco Gaspar

O "Brasil da diversidade" é a temática do dia 25/10, escolhida pelo ator Francisco Gaspar, que selecionou os filmes "O Sol da Maison Chanel", de Ana Sette, Danniel Rangel e Toni Nogueira, sobre a atriz Vera Barreto Leite, a Vera Valdez, uma das primeiras Top Models do mundo que encantou (e  surpreendeu) Paris ao desfilar como a mais importante modelo de Coco Chanel entre 1958 e 1963, "Fios de Alta Tensão", de Sergio Gag, debate sobre o cabelo como importante elemento de identidade individual e de grupo, a partir da  diversidade étnica, etária, socioeconômica e de gênero dos brasileiros, e  "Como Somos", de Rafael Botta, que traz a  surpreendente cena LGBTQ+ na cidade de Bauru, pioneira em diversas políticas públicas,  como as carteirinhas de nome social para transexuais, a inclusão da discussão de gênero no ensino  municipal e a realização da maior Parada Gay do interior do estado de São Paulo e com a  narração de  Nany People.

 
Donny Correia

Para encerrar a mostra no dia 01/11, o crítico de cinema Donny Correia apresenta "Cinema é linguagem", com as exibições dos longas "Filmefilia", de Darwin, Stela Ramos, Eduardo Bonzatto e Sergio Gag e o filme convidado "Um Clássico, Dois Em Casa, Nenhum Jogo Fora", de Djalma Limongi Batista. Antes serão exibidos os curtas "Contraditório, Óbvio", "Com O Supremo, Com Tudo" e "@rob_patriota", de Sergio Gag; "Óbvio Contraditório","Eppur Si Muove", "Eu Me Chamo Darwin", de Darwin, e "De Vez Em Quando Sou Marrom", de Nanna DellaGatta e Julia Bergmann

 

Sobre a DGT Filmes:

A DGT é uma produtora independente sediada no Bixiga, São Paulo, voltada para cinema, TV, streaming e web que desde 1999 realizou mais de 50 longas, curtas e séries entre ficções e documentários, gravados no Brasil, Índia, Ásia Central, Europa e China, com prêmios de melhor filme, direção, direção de fotografia e roteiro.  

Além disso, realiza oficinas, encontros e mostras de cinema com o objetivo de difundir a linguagem cinematográfica e de formar novos públicos para o cinema nacional, consolidando sua posição como agente produtor, difusor e indutor do audiovisual. 

 
Diego da Costa 

Programação completa: www.dgtfilmes.com.br/bau

 

Serviço:

Mostra Baú da DGT 

Quando: de 11/10 a 01/11 - Todas as terças-feiras

*11, 18, 25/outubro e 01/novembro

Onde: Cine Satyros Bijou - Praça Franklin Roosevelt, 172 - Consolação, São Paulo

Horário: a partir das 18h 

Entrada Gratuita - retirada de ingressos com 1 hora de antecedência de cada sessão.

Classificação indicativa 10 anos 

Na semana que sucede cada sessão da mostra, os filmes estarão disponíveis no canal de YouTube da produtora: www.youtube.com/dgtfilmes

Programação Completa: www.dgtfilmes.com.br 

 

PROGRAMAÇÃO

 

11/10 - terça-feira - Mundo Oculto – Curadora: Tuna Dwek (atriz) 

• QUALÉ O TEU NEGÓCIO?  

79’ – 2013 – Sergio Gag.

Estamos na periferia de uma grande metrópole onde a maioria das casas não tem acabamento e a cor alaranjada dos tijolos domina a paisagem.  

Aos poucos somos apresentados a cabeleireiras, comerciantes, quituteiras, carroceiros, feirantes e até um afinador de sanfonas que abusam da criatividade para progredir num ambiente que historicamente nunca foi favorável aos negócios.

 

• A SENHORA QUE MORREU NO TRAILER  

98’45” – 2020 – Os Albertos (Alberto Camareiro e Alberto de Oliveira).

Uma reflexão sobre morte e ressurreição a partir da busca por fragmentos da conturbada vida de uma encantadora de serpentes brasileira encontrada morta em um trailer na fronteira dos Estados Unidos com o México. Três décadas depois, atrizes, cantoras, músicos e performers resgatam aspectos de sua personalidade enquanto dois historiadores tentam remontar o complexo quebra cabeça de sua trajetória. 

 

18/10- terça-feira - Mundo Musical – Curador: Diego da Costa (diretor de cinema/músico) 

• SEGUNDA – Nels Cline

7’ - 2020 – videoclipe – Sergio Gag

 

• CABOCLINHO COMUM – Thaíde  

4’ – 2005 – videoclipe em animação – Sergio Gag

 

• ONTEM ESPERANÇA, HOJE GUILHERMINA  

25’ – 2021 – Cristina Assunção 

O Slam da Guilhermina, desafio entre poetas de rua que acontece ao lado do metrô Guilhermina, na zona leste de São Paulo, é mais uma manifestação cultural popular que surge nessa região, onde o tradicional carnaval de rua deixou sua marca há mais de 80 anos.

 

• CIDADÃO SAMBA - OSVALDINHO DA CUÍCA  

48’35” – 2007 – Toni Nogueira, Simone Soul e Osvaldinho da Cuíca 

Osvaldinho da Cuíca conta a história do samba paulista através de sua música, de suas habilidades técnicas e de encontros com personalidades do universo do Samba.

 

• INAUDITO  

88’ – 2018 - Gregorio Gananian e Danny Omm 

Documentário realizado com Lanny Gordin, guitarrista fundamental da 

Tropicália, que “eletrizou” Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jards 

Macalé, dentre outros. Lanny nos revela o seu processo libertário de 

composição e pensamento atual, embarcando em uma insólita odisseia 

pelo Brasil e pela China, seu país de nascimento.

 

25/11 Brasil da diversidade – Curador: Francisco Gaspar (ator) 

• O SOL DA MAISON CHANEL 

21’ – 2009 – Ana Sette, Danniel Rangel e Toni Nogueira 

A atriz Vera Barreto Leite é Vera Valdez, uma das primeiras Top Models do mundo que encantou (e surpreendeu) Paris ao desfilar como a mais importante modelo de Coco Chanel entre 1958 e 1963.  Aos 71 anos ela volta a Paris onde acompanha um desfile de Chanel e relembra sua passagem por lá.

 

• FIOS DE ALTA TENSÃO 

84’30” – 2018 – Sergio Gag 

O que o seu cabelo fala a seu respeito? Fomos para São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belém para mostrar o cabelo como importante elemento de identidade individual e de grupo, a partir da diversidade étnica, etária, socioeconômica e de gênero dos brasileiros. 

Um filme que fala de sociedade e cultura, de comportamento e identidade no Brasil. Fala também sobre preconceito e contradições históricas e contemporâneas. Tudo isso a partir dos fios de cabelos.

 

• COMO SOMOS  

89’10” – 2018 – Rafael Botta 

A surpreendente cena LGBTQ+ na cidade de Bauru, que é pioneira em diversas políticas públicas, como as carteirinhas de nome social para transexuais, a inclusão da discussão de gênero no ensino municipal e a realização da maior Parada Gay do interior do estado de São Paulo. Com narração de  Nany People, personagens lendárias da noite gay bauruense nos mostram como é a vida de um  LGBTQ+ distante das grandes metrópoles. “Como Somos” fala de saúde, educação, transsexualidade, política, do passado e do que se espera do futuro.  

 

01/11 Cinema é linguagem – Curador: Donny Correia (crítico de cinema) 

• CONTRADITÓRIO, ÓBVIO 

2’55” – 2019 – Sergio Gag 

Curta realizado a partir do texto Óbvio Contraditório de Délcio Teobaldo, com suas impressões, encantos e desencantos com a cidade de São Paulo.

 

• ÓBVIO CONTRADITÓRIO 

4’43” – 2019 - Darwin 

Curta realizado a partir do texto Óbvio Contraditório de Délcio Teobaldo, com suas impressões, encantos e desencantos com a cidade de São Paulo.

 

• COM O SUPREMO, COM TUDO  

3’ – 2018 – Sergio Gag 

O Serviço Secreto de Segurança Nacional espiona um grupo de delinquentes que discute a conjuntura do crime durante um jogo de cartas. Uma paródia dos tempos modernos.

 

• EPPUR SI MUOVE  

6’14” – 2016 - Darwin 

O movimento é inerente ao homem. Mesmo parados estamos nos movendo no Cosmos ou sobre uma escada rolante. Mesmo alienados na massacrante rotina urbana estamos em permanente movimento evolutivo. Enquanto as estruturas estáticas da cidade sedimentam a percepção de imobilidade há o ser humano como elemento caótico e imprevisível que redefine a cada instante o cardápio de percursos a escolher. Mesmo parado, se move. Eppur Si Muove.

 

• EU ME CHAMO DARWIN  

11’14” – 2019 - Darwin 

A escola nem sempre é um lugar agradável e divertido para uma criança. Eu me chamo Darwin é uma reflexão sobre a identidade a partir da memória. Quem somos, como somos vistos e como os pequenos gestos podem estar carregados de sentidos e intenções, as vezes ocultas, as vezes nem tanto. A questão racial tratada de uma forma incomum e inesperada.

 

• @rob_patriota  

15’ – 2021 – Sergio Gag 

Irmão e irmã trocam mensagens pelo WhatsApp durante a quarentena da pandemia Covid-19.  Ânimos acirrados em tempos de intolerância. Um embate sofista no tempo da ignorância.

 

• DE VEZ EM QUANDO SOU MARROM  

15’ – 2015 – Nanna DellaGatta e Julia Bergmann 

Morador inusitado do centro de São Paulo que se torna o elo de ligação entre pessoas de origens diversas, dá exemplo de amor e amizade. 

 

• Filme Convidado 

UM CLÁSSICO, DOIS EM CASA, NENHUM JOGO FORA

24’ – 1968 - Djalma Limongi Batista

Um rapaz de classe média baixa, desempregado, acorda tarde e sai de casa. Vai procurar um amigo e rompe com ele. Rapaz perambula por São Paulo.

 

• FILMEFILIA  

83’23” – 2019 - Darwin, Stela Ramos, Eduardo Bonzatto e Sergio Gag.

Um inventário fílmico-criativo de um tempo esquisito, um caleidoscópio de imagens em movimento que permite ao espectador leituras e conexões infinitas, num constante jogo de rupturas e continuidades que prende sua atenção do princípio ao fim. Tudo isso a partir 365 vídeos feitos e publicados numa página do Instagram no ano de 2018, editados e montados juntos a uma trilha sonora original e a um texto adaptado da peça “Diálogo de um homem vil”, de Friederich Dürrenmatt.

Comentários