Vinhedo : “Partiu Trabalho!” usa o teatro para ajudar jovens de Vinhedo a entrarem no mercado de trabalho

 Em oficinas gratuitas de teatro, jovens do PEI EE Patriarca da Independência poderão vivenciar a realidade da busca do primeiro emprego e aprenderão a lidar com diversas situações presentes nessa etapa.



 “Partiu Trabalho!” usa o teatro para ajudar jovens de Vinhedo a entrarem no mercado de trabalho


De 26 de setembro a 07 de outubro de 2022, o projeto “Partiu Trabalho!” estará novamente na cidade de Vinhedo para a realização de 10 oficinas gratuitas de artes cênicas para jovens do PEI EE Patriarca da Independência, que fica na Rua Rui Barbosa, 55, em Vinhedo - São Paulo.


O objetivo é oferecer capacitação e ajuda no desenvolvimento de habilidades sócio emocionais, colaborando com a inserção desses jovens no mercado de trabalho. 


Unindo técnicas artísticas e pedagógicas, as oficinas vão abordar temas como comunicação, expressão corporal, prática do improviso, integração, trabalho em equipe, cenografia e organização cênica. 


A ideia é que, após as oficinas, os participantes tenham entrado em contato com ferramentas que desenvolvam suas habilidades, permitindo que expressem melhor seus pontos de vista para serem compreendidos de forma eficaz, exercitem a abertura em conversar com pessoas de diferentes perfis, saibam argumentar e fazer escolhas, lidar com imprevistos e até organizar o seu próprio ambiente de trabalho. 


“A partir de técnicas e cenas teatrais, esses estudantes prestes a entrar no mercado de trabalho, poderão exercitar de forma prática, como se estivessem participando de uma entrevista de emprego, ingressando no seu primeiro dia de trabalho ou precisando resolver algum conflito. O projeto busca inspirar esses jovens a usar as habilidades que têm para resolver problemas inerentes ao cotidiano de um dia de trabalho, criar laços afetivos e ascender profissionalmente”, comenta Iberê, da Odin Films. 


Serão realizadas também atividades com testes vocacionais que inspiram cada estudante a se autoconhecer para descobrir sua verdadeira vocação.  



Ao final da oficina, no dia 18 de outubro, com entrada gratuita, haverá uma apresentação teatral aberta a toda escola e à comunidade, na qual os jovens aplicarão técnicas e aprendizados das oficinas. No mesmo dia, acontecerá uma palestra com o tema “Artes cênicas e sua importância na cultura”.


Nesta cidade, o projeto é apoiado pela Avery Dennison, empresa patrocinadora que é comprometida com ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas em suas comunidades, por isso apoia projetos como esse, que incentiva a inserção de jovens no mercado de trabalho, que proporciona crescimento, aprendizado, autoconfiança, responsabilidade profissional e pessoal.  


“Em nossa empresa e em todo o mundo, nossos funcionários, fornecedores e clientes estão encontrando novas maneiras de ser uma força para o bem. A mudança duradoura requer comprometimento e contribuição de todos. A Avery Dennison promove e apoia as causas da educação e do desenvolvimento social”, comenta a empresa. 


O projeto “Partiu Trabalho” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Sancell e apoio da Komedi Projetos


Sobre a Avery Dennison: A Avery Dennison é uma empresa global de ciência dos materiais especializada no design e fabricação de uma ampla variedade de materiais funcionais e de etiquetagem. Os produtos da empresa, usados em quase todos os principais setores, incluem materiais sensíveis à pressão para etiquetas e aplicações gráficas; fitas e outras soluções de colagem para aplicações industriais, médicas e de varejo; rótulos, etiquetas e enfeites para vestuário; além de soluções de identificação por radiofrequência (RFID) que atendem aos mercados varejistas de vestuário e outros. A empresa emprega mais de 35.000 funcionários em mais de 50 países, uma experiência e escala global que permite oferecer soluções inovadoras, sustentáveis e inteligentes para clientes de todo o mundo. 


Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa Avery Dennison.





SERVIÇO: Projeto “Partiu Trabalho!” em Vinhedo

Oficinas de Artes Cênicas: 26 a 30 de setembro, 03 a 07 de outubro de 2022

Apresentação teatral: 18 de outubro de 2022 (terça-feira) 

Onde: PEI EE Patriarca da Independência

Endereço: Rua Rui Barbosa, 55 - Vinhedo - São Paulo - 13280-000


Comentários