Trupe Lona Preta realiza apresentações gratuitas na Zona Oeste e Zona Sul

O grupo se apresenta em escolas públicas, praças e teatros da Zona Oeste e Zona Sul de São Paulo, com um espetáculo inspirado na tradição circense e em músicas que fazem parte do imaginário popular.

 Trupe Lona Preta realiza apresentações em escolas públicas, praça e teatro na Zona Oeste e Zona Sul

 


De 21 de setembro a 01 de outubro de 2022, a Trupe Lona Preta (@trupelonapreta) realiza uma temporada gratuita dos espetáculos “O Circo Fubanguinho” e “O Concerto da Lona Preta”.

 No dia 21 de setembro (quarta-feira), às 9h, o grupo realiza uma Oficina de Palhaçaria e Música para crianças com idade entre 8 e 10 anos, no CEU Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo. E na sequência, às 11h, o grupo apresenta “O Concerto da Lona Preta”, que une música à palhaçaria para refletir sobre o mercado cultural e suas imposições, colocando grandes sucessos da indústria, lado a lado com músicas clássicas e pérolas do cancioneiro nacional e internacional.

 No mesmo dia, às 15h30, haverá uma apresentação do espetáculo na Emei Roberto Burle Marx, no Paraíso do Morumbi, São Paulo.

 Em 23 de setembro (sexta-feira), às 9h30, o grupo apresenta  “O Concerto da Lona Preta” na Emei Comandante Moreno, no Jardim das Esmeraldas, na Zona Oeste.

 No dia 28 de setembro (quarta-feira), às 10h30, a apresentação será na área externa do Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro.  Neste mesmo dia o grupo realiza uma Oficina de Palhaçaria e Música para crianças com idade entre 8 e 10 anos, na EMEFM Prof. Linneu Prestes, em Santo Amaro na Zona Sul de São Paulo

 Em “O Concerto da Lona Preta”, músicos/palhaços se desdobram para a execução de um amplo e variado repertório, que abrange arranjos musicais das manifestações populares, eruditas e popularescas. Uma pesquisa que prima pelo som e sua execução, mas também pelos desdobramentos cômicos daí decorrentes.

 “Por um lado, optamos pela primazia da execução musical, tendo como foco o minucioso aprofundamento nos processos de composição, estudos teóricos e práticas de conjunto. E por outro lado, num processo paralelo, trabalhamos com jogos de “palhaçaria”, comenta a Trupe Lona Preta.

 Na montagem, o palhaço, esse ser que não se adequa às convenções e às regras bem definidas, acaba por destruir, com sua falta de precisão, todo o rigor necessário para a execução musical e o ritual formalista presente em quase todos os concertos de música erudita, estabelecendo um jogo divertido e questionador.

E no dia 01 de outubro (sábado), às 11h, o grupo apresenta "O Circo Fubanguinho" na Praça Wilson Moreira da Costa, no Jardim Sarah, no Rio Pequeno, Zona Oeste de São Paulo. O espetáculo narra a história de dois palhaços que foram demitidos e expulsos do picadeiro, tentam se inserir nele novamente a qualquer custo. Motivados por interesses antagônicos, esses funcionários, representam símbolos da marginalidade, ineficiência e improdutividade, irão encarar o dono do circo, que simbolicamente representa a ordem, a elegância, a produtividade e a eficiência.

 E é neste ambiente de contradição, que a Trupe Lona Preta une palhaçaria e composições musicais, com base nas tradições populares, para enfatizar aspectos sociais, históricos e políticos, que refletem na construção do roteiro, das piadas e músicas.

 As ações fazem parte do projeto "O riso ganha mais um fôlego", contemplado pelo Edital de Apoio a Projetos Artísticos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens, da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

 Sobre a Trupe Lona Preta

Fundada em 2005, a Trupe Lona Preta desenvolveu uma sólida pesquisa voltada aos universos da palhaçaria, da comédia popular e da música. Criou oito espetáculos, em sua maioria destinados a espaços públicos, ruas e praças, dialogando com diversas faixas etárias. Com eles, realizou uma ampla circulação dentro e fora do Estado de São Paulo, integrando programações de equipamentos públicos, mostras de teatro e de circo, e também festivais nacionais e internacionais.

 

Em 2022, estreou seu primeiro espetáculo infantil chamado "A Fábrica dos Ventos".

 Informações: www.facebook.com/Trupe-Lona-Preta-278673148876563 e @trupelonapreta



 SERVIÇO: Temporada "O riso ganha mais um fôlego"

Com Trupe Lona Preta

Classificação Livre - Grátis

Programação “O Concerto da Lona Preta”

Sinopse: Espetáculo inspirado na tradição circense e em músicas que fazem parte do imaginário popular. Cinco músicos, ou melhor, cinco palhaços tentam de forma divertida executar um concerto musical com um amplo e variado repertório, que abrange arranjos musicais concernentes às manifestações populares, eruditas e popularescas.

Onde: CEU Paraisópolis - Endereço: Rua Dr. José Augusto de Souza e Silva, S/N – Jd. Pq. Morumbi, São Paulo

Apresentação: 21 de setembro de 2022 (quarta-feira) - Horário: 11h

Oficina de Palhaçaria e Música para crianças (8 a 10 anos): 21 de setembro (quarta-feira) - Horário: 9h

 Onde: Emei Roberto Burle Marx - Endereço: Rua Irapará, 150 - Paraíso do Morumbi, São Paulo

Apresentação: 21 de setembro de 2022 (quarta-feira) - Horário: 15h30

 Onde: Emei Comandante Moreno - Endereço: Rua Marcolino Vaz Figueira, 381 – Jd. das Esmeraldas, São Paulo

Apresentação: 23 de setembro de 2022 (sexta-feira) - Horário: 9h30

 Onde: Teatro Paulo Eiró (área externa) - Endereço: Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Sto. Amaro, São Paulo

Quando: 28 de setembro de 2022 (quarta-feira) - Horário: 10h

 Programação “O Circo Fubanguinho”

Sinopse: Espetáculo inspirado nas charangas, farsas e bufonarias. As músicas pontuam e costuram o enredo. Nele, dois palhaços, demitidos e expulsos do picadeiro, tentam se inserir a qualquer custo.

Onde: Praça Wilson Moreira da Costa - Endereço: Jardim Sarah no Rio Pequeno, São Paulo

Quando: 01 de outubro de 2022 (sábado) - Horário: 11h

 


Comentários