Teatro - 2 de set / Paulo Freire no Armazém da Utopia

  “Paulo Freire, o andarilho da utopia” em curta temporada no Armazém da Utopia

 

02, 03, 04, 05 e 09, 10, 11, 12 de setembro

 

Sexta, sábado, domingo e segunda às 20h



O ator  Richard Riguetti derrama no palco do Armazém da Utopia a trajetória de Paulo Freire

 

29/08/2022 -  O Armazém da Utopia recebe no mês de setembro “Paulo Freire o andarilho da utopia”. Com encenação assinada por Luiz Antônio Rocha e dramaturgia Junio Santos, a peça nasceu em Vitória do Espírito Santo, no dia 28 de março de 2019, em apresentação histórica no Palácio Sônia Cabral, antiga Assembléia Legislativa. Na ocasião a plateia estava formada por professores de institutos federais, movimentos sociais como também moradores de ocupações. Começa aí a circulação andarilha de “Paulo Freire...”.

 

“De Vitória do Espírito Santo fomos para uma circulação pelo Rio Grande do Norte em cidades onde a pobreza é imensa, até chegar em Angicos, cidade piloto onde Paulo Freire alfabetizou 450 agricultores em 40 horas. Desde lá, somam 329 apresentações em teatros, praças, assentamentos, escolas, 15 estados, mais de 100 cidades e cerca de 65.000 pessoas aplaudiram de pé e se emocionaram com essa história que não tem início e nem fim, por que será?”, comenta o encenador Luiz Antônio Rocha.

Inspirado na trajetória e na obra do patrono da educação brasileira, o espetáculo “Paulo Freire, o andarilho da utopia”, que foi indicado ao prêmio Shell de 2019 na categoria Inovação, propõe um diálogo com o pensamento do educador através de uma dramaturgia inédita. O ator e palhaço Richard Riguetti protagoniza a encenação conduzida por Luiz Antônio Rocha e Junio Santos em que Paulo Freire aparece como um menino, um astronauta, um professor, um brasileiro com sonhos e esperança.

É no interior de Pernambuco, à sombra de uma mangueira, que a história começa... Um menino com um graveto na mão inicia o seu processo de leitura do mundo. É submetido à fome, tal qual grande parte da população brasileira. Na infância da juventude, outra fome lhe ocupa o tempo: as palavras. E ele as devora como se fossem pedaços de comida. Foi essa a sua busca até a eternidade: as palavras. Através delas, e com elas, percorre territórios, tecendo uma pedagogia emancipadora e revoluciona a educação mundial — movido pelo desejo de liberdade de si e dos outros, de consciência política, de justiça e de superação dos obstáculos.

“Para nós da equipe da peça será uma honra levar Paulo Freire para o Armazém da Utopia, sede da Cia Ensaio Aberto, local de resistência, palco de montagens importantes e que dialoga perfeitamente com os ensinamentos e o legado de Paulo Freire. Depois de muito tempo sem pisar em terras Fluminenses, voltar a cidade onde o espetáculo foi concebido nos traz uma alegria imensa”, complementa Luiz Antônio Rocha



Após a peça, o diretor e o ator fazem uma roda de conversa com o público, um bate papo sobre os elos que os espectadores fazem da peça com o momento atual e o processo de criação e circulação do ato cenopoético.

Ficha técnica

Dramaturgia: Junio Santos | Ator: Richard Riguetti | Encenação: Luiz Antônio Rocha | Cenário e Figurino: Eduardo Albini Direção de Movimento: Michel Robin | Preparação de ator: Beth Zalcman | Preparadora corporal: Aline Bernardi | Direção de movimento: Michel Rubin | Projeto de Luz: Ricardo Lira Jr. | Assessoria pedagógica: Josy Dantas | Assistente de direção: Marcia Rosa | Preparadora vocal: Jane Celeste | Letras de músicas: Ray Lima e Junio Santos | Realização: Grupo Off-Sina e Espaço Cênico Produções Artísticas

 


Serviço

Paulo Freire, o Andarilho da utopia

Link com imagens: https://www.youtube.com/watch?v=jpf-4_3bAvM

Sinopse curta: Paulo Freire, o andarilho da Utopia” derrama no palco a trajetória e os “causos” de um dos mais notáveis pensadores da história da educação.

Dias: 02, 03, 04, 05 e 09, 10,11,12 de setembro de 2022

Sexta, sábado, domingo e segunda às 20h

Espetáculo teatral | Classificação: Livre | Duração: 80 min |

LOCAL: Armazém da Utopia - Avenida Rodrigues Alves, s/n Armazém 6 - Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ,

Após a peça é realizada uma roda de conversa

R$ 50,00 inteira | R$ 25,00 meia

INGRESSOS: https://www.sympla.com.br/produtor/armazemdautopia

Telefone: (021) 2516-4893 / 98909-2402 (WhatsApp)

 Sobre a Grupo Off-Sina e Espaço Cênico

O Grupo Off-Sina de Circo Teatro de Rua foi fundado em 1887, em Salvador, pelo ator e palhaço Richard Riguetti.

Em 34 anos de atividades continuas, já circulou por 3.131 municípios, em 25 Estados do Brasil, e esteve no exterior: Itália, Croácia, Montenegro, Albânia, Chile, Uruguai e Argentina.

Em 2012, o Grupo Off-Sina fundou a Escola Livre de Palhaço – ESLIPA, primeira escola de palhaços no Brasil e a única gratuita, cujo projeto artístico e pedagógico tem seus fundamentos vinculados à qualificação e aperfeiçoamento da linguagem e poética dos palhaços e palhaças.

Missão: Criar, produzir, circular, promover, pesquisar e difundir a cultura nacional através de atividades artísticas, culturais, educacionais e sociais, com qualidade técnica e artística, utilizando as linguagens do teatro, teatro de rua do palhaço brasileiro e do circo teatro de rua.

 

Espaço Cênico

A Espaço Cênico foi fundada pelo produtor e diretor teatral, Luiz Antônio Rocha, em 1986. Atua no mercado de teatro, produção cultural, cinema e TV há 36 anos. A empresa produziu o elenco de centenas de comerciais nacionais e internacionais, filmes, novelas e minisséries. Além de produtor e diretor teatral Luiz Antônio Rocha é um dos mais conceituados diretores de casting do mercado de cinema e Tv segundo a revista VEJA. No audiovisual destacam-se: “Chatô, o Rei do Brasil” de Guilherme Fontes; “Mandrake” – (Conspiração Filmes), “O Brado Retumbante”, “Laços de Família”, “Mulheres Apaixonadas”, “Presença de Anita”, “A Lei e o Crime”, “Vidas Opostas”, “Seven years in Tibet” de Jean- Jacques Annaud, “Le Jaguar” de Francis Veber, “Anjos do Sol” de Rudi Langman e “A Mulher do meu amigo” de Domingos Oliveira, dir, de Claudio Torres. Seus últimos trabalhos foram “Velho Chico”, de Benedito Ruy Barbosa e “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum - ambos com direção de Luiz Fernando Carvalho para a TV Globo; “A paixão segundo GH” de Clarice Lispector com direção de Luiz Fernando Carvalho, “O último Jogo” de Roberto Studart e “Retrato de um certo Oriente” novo filme de Marcelo Gomes.

Seus últimos trabalhos como diretor/produtor de teatro foram: Uma Loira na Lua( 2004/2022) sucesso de público e crítica, considerado por Flávio Marinho no seu livro “Quem tem medo de besteirol” como um dos reiventores do gênero; Eu te darei o Céu de Nanna de Castro; A História do Homem que ouve Mozart e da Moça do Lado que escuta o Homem que participou das mostras oficiais dos Festivais de Curitiba e Porto Alegre de 2011. Frida kahlo, a Deusa Tehuana e Brimas de Beth Zalcman e Simone Kalih indicado ao prêmio Shell de melhor texto. Em 2019 produziu e dirigiu: Paulo Freire, o Andarilho da Utopia pelo qual foi indicado ao Prêmio Shell de teatro na categoria Inovação. No mesmo ano dirigiu e produziu: Helena Blavatsky, a Voz do Silêncio com texto da Professora Lúcia Helena Galvão e o Profeta baseado na obra de Khalil Gibran que estreou em maio de 2022 no Teatro José de Alencar em Fortaleza. Em 2012, foi convidado para fazer parte do júri oficial do INTERNATIONAL EMMY AWARDS realizado em Nova York.

 

Comentários