Sesc 24 de Maio, Bom Retiro e Consolação recebem espetáculos do ‘Extensão Mirada’

 Entre 14 e 24 de setembro, espetáculos encenados na Baixada Santista ganham sessões em São Paulo; a Extensão Mirada leva à capital o vigor da recente produção latino-americana e de países da península ibérica; 

 

Além destas Unidades na região central, recebem espetáculos as Sesc Belenzinho, Pinheiros, Pompeia e Santana 

 

Crédito da foto: Teatro La Plaza 
 


De 9 a 18 de setembro de 2022, a sexta edição do MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, realizada pelo Sesc São Paulo, retoma ao público presencial, com uma programação na unidade do Sesc em Santos e também em teatros, espaços públicos e edifícios históricos da cidade em parceria com a Prefeitura de Santos - além de Cubatão. Em dez dias de atividades, estão programados 36 espetáculos de múltiplas linguagens em teatro, dança, performance e teatro de rua para todas as idades.  

 

Após serem apresentados na Baixada Santista, a capital paulista também receberá dez espetáculos internacionais durante o período de 14 e 24 de setembro. Nas unidades do Centro (Sesc 24 de Maio, Bom Retiro e Consolação), serão apresentadas as peças Dragon (Chile), Ensaio para uma Cartografia (Portugal), Hamlet (Peru), CUANDO PASES SOBRE MI TUMBA (Uruguai)As unidades Belenzinho, Pinheiros, Pompeia, Santana e Vila Mariana também participam da programação. 

 

A sexta edição do MIRADA acontece no mês do bicentenário da Independência do Brasil. Essa efeméride é refletida em parte dos espetáculos vindos da América Latina, de Portugal e da Espanha, que abordam criticamente os sintomas da colonização e os processos migratórios.  

 

O Festival 

O MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, realizado pelo Sesc São Paulo, acontece entre 9 e 18 de setembro de 2022. Estão programados 36 espetáculos de múltiplas linguagens em teatro, dança, performance e teatro de rua para todas as idades, na unidade do Sesc em Santos e também em teatros, espaços públicos e edifícios históricos da idade em parceria com a Prefeitura de Santos - além de Cubatão.  

 

Criado em 2010 para evidenciar a diversidade de estéticas e as pesquisas nas artes cênicas dos países da América Latina e Península Ibérica, o MIRADA chega à sua sexta edição reforçando as similaridades e pluralidades que se estabelecem entre a produção desses países na cidade de Santos, que carrega, além de sua beleza natural, a vocação de palco perfeito para evidenciar e proporcionar o intercâmbio entre os povos. 

 

Participam desta edição representantes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, com artistas de Sergipe, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. Há, ainda, atividades formativas, uma instalação interativa na unidade e um encontro que reúne programadores e diretores de festivais cênicos internacionais e nacionais. 

 

 

Programação Completa – Extensão Mirada 

De 14 e 24 de setembro de 2022 

Locais: Unidades 24 de Maio, Belenzinho, Bom Retiro, Consolação, Pinheiros, Pompeia, Santana Vila Mariana  

 

Reminiscência (Chile) 
Compañía Le Insolente Teatre 

dias 14 e 15 de setembro (qua e qui, às 20h30) 

Sesc Pompeia - Espaço Cênico 



 

Crédito da foto: Malicho Vaca Valenzuela 

 

Concebida como uma experiência virtual no contexto de confinamento, a obra nasceu da investigação das possibilidades do meio digital para articular o levantamento de memórias pessoais e coletivas em diálogo com os territórios. No Mirada, chega no formato presencial. 

Recorrendo a arquivos de fotos e de vídeos e ao Google Earth, o ator e diretor Malicho Vaca Valenzuela se aprofunda em sua biografia e na da cidade de Santiago, escava a memória recente e também cicatrizes profundas. 

Dramaturgo, Diretor e Performance: Malicho Vaca Valenzuela 

Representante e Assistente de Direção: Ébana Garín Coronel 

Duração: 55 minutos 

Classificação indicativa: 14 anos 

 

Estreito/Estrecho (Portugal/Chile) 

Teatro Experimental do Porto (TEP) e Teatro La María 

dias 15 e 16 de setembro (qui e sex, às 21h) 

Sesc Belenzinho – Teatro 

 


Crédito da foto: José Caldeira 

 

Nesta coprodução, artistas das companhias Teatro Experimental do Porto (Portugal) e Teatro La María (Chile) revisitam a trajetória do navegador Fernão de Magalhães (1480-1521) e sua viagem ao Estreito, passagem natural entre Atlântico e Pacífico que leva o nome do “descobridor”. Os grupos criam uma versão própria – crítica e satírica – da história, para refletir acerca de práticas coloniais que ainda perduram. 

Direção Artística: Alexandra Von Hummel, Alexis Moreno e Gonçalo Amorim 

Texto: Alexis Moreno 

Encenação: Alexis Moreno e Gonçalo Amorim 

Interpretação: Alexandra Von Hummel, Alexis Moreno e Gonçalo Amorim, Manuel Peña, Patrícia Gonçalves e Pedro Vilela  

Duração: 80 minutos 

Classificação indicativa: 14 anos 

 

 

Ensaio para uma Cartografia (Portugal) 

Mónica Calle 

dias 16 e 17 de setembro (sex e sab, às 20h) 

Sesc 24 de Maio - Teatro 


 


Crédito da foto: Bruno Simão 

 

No espetáculo, dirigido por Mónica Calle, o público assiste à construção de uma progressão individual e coletiva. Por meio de uma massa de corpos femininos, guiados pela música e dança clássicas, trabalha-se a resistência, a coragem e a possibilidade de superação. A montagem é um desdobramento de um percurso iniciado pela artista em 2014, a partir das obras “Os Sete Pecados Capitais”, de Bertolt Brecht, e “A Boa Alma”, de Luís Mário Lopes. 

Direção: Mónica Calle 

Assistente de Encenação: José Miguel Vitorino 

Elenco: Carolina Varela, Ana Água, Sílvia Barbeiro, Lucília Raimundo, Sofia Vitória, Joana Santos, Maria Inês Roque, Miu Lapin, Sofia Dinger, Roxana Ionesco, Mafalda Jara, Mónica Garnel e Mónica Calle 

Duração: 120 minutos 

Classificação indicativa: 16 anos 

 

La Luna en el Amazonas (Colômbia) 

Mapa Teatro 

dias 17 e 18 de setembro (sáb, às 21h, e dom, às 18h) 

Sesc Pinheiros - Teatro 

 


Crédito da foto: Rolf Abderhalden 

 

O Mapa Teatro parte de uma notícia de 2019 sobre a existência de comunidades indígenas isoladas voluntariamente na Amazônia colombiana, rastreia e ficcionaliza indícios desse ato de resistência. Ao passo que histórias de xamãs, antropólogos e testemunhas oculares oferecem evidências indiretas, dirige o olhar para as forças e vibrações que tais povos imprimem para o espaço ao seu redor, gerando a possibilidade de um novo modo de existir e resistir.  

Direção: Heidi Abderhalden e Rolf Abderhalden 

Encenação: Heidi Abderhalden, Rolf Abderhalden e Aljosha Bergrich 

Com participação de: Heidi Abderhalden, Agnes Bekke, Andrés Castañeda, Julián Díaz e Santiago Sepúlveda 

Duração: 66 minutos 

Clasificação indicativa: 12 anos 

 

Hamlet (Peru) 

Teatro La Plaza 

dia 18 de setembro (dom, às 18h) 

Sesc Consolação - Teatro  




 

Crédito da foto: Teatro La Plaza 

 

Livremente inspirada em “Hamlet”, a montagem cruza o texto de Shakespeare e a vida de oito atores com síndrome de Down no compartilhamento de seus desejos e frustrações. A partir da pergunta que o autor lança, “Ser ou não ser?”, eles questionam o significado de suas existências em um mundo em que muitos, com frequência, são historicamente considerados um fardo social, contrariando paradigmas de eficiência, capacidade de produção e inatingíveis mo

...

Comentários