Semana do trânsito tem ação especial com crianças em cidades de Santa Catarina

 Peça infantil "Circuito Cidadania” terá apresentações gratuitas em São Carlos, Palmitos e Caxambu do Sul 



Com patrocínio da Foz do Chapecó Energia, o espetáculo interativo "Circuito Cidadania” inspira o público infantil a refletir sobre a importância de respeitar as regras de trânsito para um melhor convívio entre as pessoas de uma cidade. 


São Carlos, Palmitos e Caxambu do Sul recebem apresentações gratuitas do projeto "Circuito Cidadania”


Na semana nacional do trânsito, as cidades de São Carlos, Palmitos e Caxambu do Sul, em Santa Catarina, recebem apresentações gratuitas do projeto interativo  "Circuito Cidadania”, que convida as crianças a refletirem sobre a importância de bons hábitos no trânsito, como uma forma de colaborar para uma sociedade mais humana e amigável.


No dia 21 de setembro (quarta-feira), às 09h, 11h e 14h, com entrada gratuita, a peça "Circuito Cidadania” será apresentada na Escola de Educação Básica Dr Carlos Culmey, na cidade de São Carlos. 


Em 23 de setembro (sexta-feira), às 09h, 14h e 16h, com entrada gratuita, as apresentações serão realizadas no Núcleo Educacional Municipal - Rudolpho Walter Schreiner, em Palmitos.


E nos dias 27 e 28 de setembro (terça e quarta-feira), às 10h e 14h, as apresentações acontecem na Escola Municipal Bairro Antena, em Caxambu do Sul.


A peça "Circuito Cidadania” tem como tema a melhoria do trânsito e da vida dos habitantes nas pequenas e grandes cidades, envolvendo as crianças, como futuras cidadãs que são, para inspirar transformações necessárias nas próximas gerações. 


Com tom informativo, as apresentações serão interativas e contarão a história de moradores de uma cidade que, pelas experiências vividas em sua rotina diária, irão questionar, discutir e pontuar as necessidades de uma reorganização urbana envolvendo o trânsito e os pedestres, além de refletir sobre os hábitos na cidade e os problemas das atitudes das pessoas que ali vivem.


Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o “Circuito Cidadania é um projeto de espetáculo de teatro com intervenções cênicas no formato de um circuito teatral interativo para o público infantil. 


Nestas cidades, o projeto é apoiado pela Foz do Chapecó Energia, empresa patrocinadora que investe em projetos sociais via leis de incentivo fiscal como uma forma de relacionamento e apoio ao desenvolvimento dos municípios abrangidos pela usina. 


O projeto “Circuito Cidadania” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Ricardo Martins e apoio da Incentivar.


Sobre a Foz do Chapecó Energia: A Foz do Chapecó Energia é a empresa detentora da concessão da usina hidrelétrica Foz do Chapecó. Foi a empresa responsável também pela implantação do empreendimento e é quem a administra e opera. A hidrelétrica está localizada no rio Uruguai, entre os municípios de Águas de Chapecó, em Santa Catarina, e Alpestre, no Rio Grande do Sul. Com quatro unidades geradoras, a usina tem uma potência instalada de 855 megawatts, capacidade que equivale a 28% do consumo de energia do estado catarinense ou 27% do consumo do estado gaúcho. A usina começou a operar em outubro de 2010 e, nos mais de 10 anos de operação, sempre atuou respeitando o meio ambiente, proporcionando um ambiente seguro e saudável aos seus colaboradores, com canais abertos com a comunidade e agindo com respeito, ética e transparência. Todos os detalhes sobre a Foz do Chapecó Energia estão no www.fozdochapeco.com.br.


Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa Foz do Chapecó Energia.



SERVIÇO: Peça teatral “Circuito Cidadania”

Sinopse: Com tom informativo, as apresentações serão interativas e contarão a história de moradores de uma cidade que, pelas experiências vividas em sua rotina diária, irão questionar, discutir e pontuar as necessidades de uma reorganização urbana envolvendo o trânsito e os pedestres, além de refletir sobre os hábitos na cidade e os problemas das atitudes das pessoas que ali vivem.

Classificação Livre – Grátis

Quando: 21 de setembro de 2022 (quarta-feira) - Horários: 09h, 11h e 14h

Onde: Escola de Educação Básica Dr Carlos Culmey

Endereço: Rua Anita Garibaldi 947, Bairro Cristo Rei,  São Carlos- SC. CEP: 89885-000


Quando: 23 de setembro de 2022 (sexta-feira) - Horários: 09h, 14h e 16h

Onde: Núcleo Educacional Municipal - Rudolpho Walter Schreiner 

Endereço: Rua Leoberto Leal, 30, Aurora – Palmitos - SC


Quando: 27 e 28 de setembro de 2022 (terça e quarta-feira) - Horários: 10h e 14h

Onde: Escola Municipal Bairro Antena 

Endereço: R. Nossa Sra. das Graças, 41 - Centro, Caxambu do Sul - SC, 89880-000

Comentários