O Patinho Feio de Hans Christian Andersen: inclusão social na Baixada Fluminense

 Nova Iguaçu, Mesquita e Japeri recebem espetáculo infantil adaptado em formato de cordel

 


O PATINHO FEIO realizará um circuito de três apresentações gratuitas da adaptação literária infantil nos municípios de Nova Iguaçu (20/09), Mesquita (22/09) e Japeri (29/09). A peça dialoga com questões pertinentes à exclusão vivenciada pelas crianças que constantemente são cerceadas em seu direito de brincar e ter acesso à bens culturais em sua formação. Com uma trilha sonora original, os atores se desdobram também nas funções de cantores e músicos. Na encenação, uma trupe mambembe conta de maneira peculiar a história de um patinho que não se encaixa nos padrões vigentes do lugar, e por isso é rejeitado pelos demais personagens.

 

A montagem é uma adaptação em forma de cordel do conto homônimo de Hans Christian Andersen, com texto de Cesário Candhí e Trilha Sonora de Beto Gaspari. Situada no sertão e com uma proposta diferente de abordagem do conto, atualiza a dicotomia entre feio e bonito, trazendo a reflexão sobre as diferenças, a diversidade, o processo de entendimento, aceitação e acolhimento do outro, inserindo um desfecho inclusivo.  Com autoria do coletivo Trupe Investigativa Arroto Cênico Produções Artísticas, o projeto conta com o incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e foi contemplado no Edital Retomada Cultural RJ 2.

 

A proposta é que as crianças percebam que a natureza é composta de uma comunhão de gente e elementos distintos e que o acolhimento das diferenças nos torna plurais e nos faz ter uma visão mais empática com o mundo ao nosso redor. A encenação é lúdica e delicada e usa recursos viscerais do teatro, poesia e música. O espetáculo estreou em abril de 2021 e já foi selecionado para 14 festivais nacionais de teatro, angariando cinco prêmios de Melhor Espetáculo. O edital deste ano que o apoia já é o quarto a contemplar a obra.





O nascer de um projeto teatral

  

O projeto surgiu de uma pesquisa cênica baseada na cultura popular brasileira aliada à vontade de circular uma peça infantil com características regionais, que mostrasse valores de fácil compreensão para o público-alvo: as crianças. Todas as apresentações contam com um intérprete de libras ampliando o acesso ao projeto. Os artistas envolvidos no Projeto residem na Baixada Fluminense visando à valorização cultural nesta região do Estado. A estrutura da iniciativa possui um formato sociocultural, objetivando promover a cidadania, o fortalecimento da identidade local e, principalmente, o desenvolvimento artístico das crianças.

 

A realização desse projeto com o Retomada Cultural RJ 2, além de representar a volta às apresentações presenciais dos espetáculos da Trupe, traz um sentimento de pertencimento por mostrar ao público do Estado que há vida cultural pulsante para além do Túnel Rebouças. 

 

"É bacana ver que cada vez mais o teatro realizado na periferia do Rio e na Baixada Fluminense ocupa com produções de qualidade espaços que antes apenas determinados grupos de artistas do circuito carioca de teatro alcançavam. Além disso, diversos coletivos do nosso território foram contemplados em editais culturais." Relata Marcos Covask - diretor, dramaturgo e cenógrafo.

 

  

SERVIÇO

DIA 20/09/2022 às 15:00 

Local: INSTITUTO CHRISAN

Endereço: Rua Ulisses Maciel, nº 60, Ponto Chic, Nova Iguaçu-RJ


DIA 22/09/2022 às 15:00

LOCAL: INSTITUTO MUNDO NOVO - Endereço: Rua Adolfo Albuquerque, nº 109, Chatuba, Mesquita-RJ


DIA 29/09/2022 às 15:00

LOCAL: ESPAÇO CULTURAL CÓDIGO - Endereço: Rua Davi, nº 397, Nova Belém, Japeri


Comentários