Máscaras de Quintal estreia “Reminiscências Sertanejas” com temporada na Zona Norte

 Grupo Teatral Máscaras de Quintal estreia “Reminiscências Sertanejas” com temporada na Zona Norte

O espetáculo teatral exalta a cultura nordestina ao narrar com poesia e sensibilidade histórias de pessoas que saíram do sertão do Brasil em busca de uma nova vida. 


Máscaras de Quintal narra histórias de quem deixou o sertão nordestino sonhando uma nova vida


No mês de outubro, o grupo teatral Máscaras de Quintal (@mascarasdequintal) realiza a temporada de estreia do espetáculo “Reminiscências Sertanejas” com apresentações gratuitas em espaços culturais da Zona Norte da cidade de São Paulo. O espetáculo é inspirado na história de pessoas retirantes, que migraram do sertão nordestino para outros lugares, em busca de melhores condições de vida. 


Segunda montagem do grupo, o espetáculo será apresentado nos dias 08, 09, 24, 29 e 30  de outubro de 2022, sempre às 20h, com entrada gratuita, na Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão (@cc.casarao). 


No dia 14 de outubro, às 20h, a apresentação será realizada no Centro Cultural da Juventude – CCJ (@ccjuventude), na Vila dos Andrades, São Paulo, SP. E nos dias 15 e 16 de outubro, às 18h, o grupo se apresenta na Casa de Cultura Tremembé (@cctremembe). 


Reminiscências Sertanejas” parte da temática da ancestralidade dos próprios artistas do grupo, para se inspirar e narrar as histórias dos seus familiares, que saíram do sertão nordestino rumo a  uma nova vida.


Com sensibilidade e poesia, o espetáculo conta com duas narrativas sobrepostas, sendo a primeira um recorte documental feito a partir de entrevistas com familiares e amigos, e a segunda, a história do viajante que sai do Sertão perpassando pelo asfalto e terminando seu trajeto no mar.


“Esses familiares e pessoas amigas que vieram do sertão fizeram o que chamamos de “a travessia”. E a sobreposição desta narrativa se dá com a história deste retirante, que migra do sertão com luta, suor, desaguando neste mar de sonhos e utopias”, comenta o grupo.


As ações fazem parte do projeto “Reminiscências Sertanejas” contemplado no Edital de Apoio a Projetos Artísticos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.


Sobre o Máscaras de Quintal


O Máscaras de Quintal é um grupo teatral da Zona Norte de São Paulo que iniciou a sua pesquisa em 2017 no Casarão (Casa de Cultura da Vila Guilherme)



O grupo trabalha com a ideia do realismo fantástico aplicado à cena em conjunção com a perspectiva de um teatro popular.  Sua primeira obra, "A Jornada de Aldonza - uma aventura Quixotesca", contou com duas adaptações para o formato de vídeo-teatro no início de 2020, sendo selecionada para participar do Programa Cultura Presente da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo. A obra foi exibida no Casarão da Vila Guilherme e na Casa de Cultura Hip Hop.


Agora, o grupo se prepara para estrear sua segunda montagem, inspirada na história de familiares de artistas do grupo, que deixaram o sertão nordestino buscando novas oportunidades e uma vida melhor. 


Ficha Técnica: Elenco - Agatha Silva, Gustavo Santos, Katia Bocalon e Willian Rodrigues | Direção -  Vanéssia Gomes | Assistência de Direção - Willian Rodrigues | Provocador Cênico - Osvaldo Pinheiro | Preparador Corporal - Sérgio Zanck | Direção Musical/Musicista - Mica Matos | Dramaturgia - Raffael Santos | Figurino - Mariana Morais | Cenário - Paula De Paoli e Alessandra Siqueira | Fotos - Jack Oliveira | Videomaker -  Matheus Parizi | Designer - Roberta Giotto | Assessoria de Imprensa - Luciana Gandelini | Iluminação: Nicholas Matheus | Controller: Bruna Burkert | Produção - Máscaras de Quintal


Mais informações: www.facebook.com/mascarasdequintal e www.instagram.com/mascarasdequintal





Serviço: Estreia “Reminiscências Sertanejas”

Com Máscaras de Quintal

Sinopse: O Grupo Teatral Máscaras de Quintal abre as portas das suas memórias para apresentar a vida de quatro personagens. Faustina, Maria Dalva, Maria Bonita e Zé Bebelo vivem uma travessia interna e externa que os fazem narrar causos vividos no Sertão, no Asfalto e no Mar. A peça, que também tem inspiração em relatos reais de familiares dos integrantes do grupo, refletem sobre a condição das travessias que fazemos no decorrer das nossas vidas. Duração: 90 Minutos

Grátis

Classificação: 14 anos 

Programação completa:

Quando: 08 e 09 de outubro de 2022 (Sábado e Domingo) - Horário: 20h

Onde: Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão -  Endereço: Praça Oscár da Silva, 110 - Vila Guilherme, São Paulo - SP, 02067-070 - Telefone: (11) 3343-8966


Quando: 14 de outubro de 2022 (Sexta-Feira) - Horário: 20h 

Onde: Centro Cultural da Juventude – CCJ - Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades, São Paulo, SP, 02721-200 - Telefone: (11) 3343-8966


Quando: 15 e 16 de outubro de 2022 (Sábado e Domingo) - Horário: 18h

Onde: Casa de Cultura Tremembé - Endereço: R. Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé, São Paulo - SP, 02350-000 - Telefone: (11) 2991-4291


Quando: 24 de outubro de 2022 (Segunda-Feira) - Horário: 20h

29 e 30 de outubro de 2022 (Sábado e Domingo) - Horário: 20h

Onde: Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão - Endereço: Praça Oscár da Silva, 110 - Vila Guilherme, São Paulo - SP, 02067-070 - Telefone: (11) 3343-8966

Comentários