Lançamento Masculinidades Negras

 


No próximo sábado (03/09), às 15h horas, Paulo Melgaço e Vandelir Camilo realizarão um debate e tarde de autógrafos por ocasião do lançamento do livro Masculinidades Negras – Novos debates ganhando formas. Na ocasião, além dos organizadores, contaremos com a participação de autoras e autores que compõem o livro. 


O evento ocorrerá no Museu da República, no Catete, às 15hs.

Sobre o livro: "A publicação que se tem em mãos representa uma segunda fase de estudos que se revela como crítica e, ao mesmo tempo, continuidade desta tradição crítica. Nesta fase, a masculinidade negra não pode mais ser tematizada no singular, uma vez que a sua existência e fronteiras passam a ser tensionadas e, ao mesmo tempo, disputadas por uma multiplicidade de experiências até então invisibilizadas que elevam o debate a um novo patamar, ao incluir reflexões sobre paternidade negra ou sobre o que é ser mãe de homens pretos em um país racista. Encontra-se, também, textos que questionam a heteronormatividade e a cisgeneridade na identidade masculina negra ao mesmo passo que problematizam o que é ser homem negro gay (ou bixa preta), trans ou intersexual.

Ao mesmo tempo, os ensaios não deixam de tematizar a masculinidade negra no hip-hop, no esporte, no sistema educacional ou nos espaços de poder. O livro, no entanto, não abre mão dos intelectuais e estudos que nos trouxeram até aqui e nos brinda com um colóquio em que reúne os principais estudiosos das masculinidades negras para refletir sobre os caminhos, perspectivas e encruzilhadas políticas, teóricas e ideológicas a serem enfrentados no tempo presente e futuro. Um documento imperdível não apenas à quem se interessa pela relações de gênero e masculinidade, mas, sobretudo, à compreensão de grandes temas de nossa época." - Deivison Faustino @deivisonnkosi – Professor da Unifesp e do Instituto Amma Psique e Negritude.

loja.ciclocontinuoeditorial.com

*No dia 17 de setembro, às 13h, será lançado no Muhcab - Museu da História e Cultura Afro- Brasileira, no Centro.

Comentários