Grupo Zumb.boys estreia o solo de dança "Pertencer" com o bailarino Eriki Hideki em formato virtual

 A estreia da semana do Grupo Zumb.boys é o espetáculo “Pertencer”, com o bailarino Eriki Hideki. As apresentações serão realizadas na quarta e quinta-feira, às 20h, no canal do youtube do grupo. 





Solo “Pertencer” com o bailarino Eriki Hideki estreia no canal do Youtube do Grupo Zumb.boys 


Nos dias 07 e 08 de setembro de 2022 (quarta e quinta-feira), às 20 horas, acontece mais uma estreia do projeto “Solos de Laje”, do Grupo Zumb.boys (@zumb.boys) - premiado grupo de danças urbanas da Zona Leste. 


Solo de dança com o bailarino Eriki Hideki, o espetáculo "Pertencer” terá exibições gratuitas no Canal do Youtube do Grupo Zumb.boys, ficando disponível na internet apenas durante os horários das transmissões. 


A montagem reflete sobre a relação de cuidado com o espaço e território onde nos estabelecemos, para que o que há de vir cresça em lugares férteis. Um desejo de permanência que se depara com forças e contextos externos que mobilizam essa estabilidade, surgindo uma necessidade de adaptação ao novo, buscando novas formas de se reconhecer e de estabelecer possíveis vínculos. 


Um processo de luto migratório que gera o sentimento de falta do que ficou para trás, mas também uma necessidade de luta para recriar, semear novas vidas, reacender memórias e fazer com que o crescimento e vitalidade sejam novamente possíveis de existir.


A temporada, que já contou com a estreia de espetáculos solo com Eddie Guedes e Igor Souza, segue ainda com a estreia do espetáculo "Daquilo que Senti", nos dias 14 e 15 de setembro, e nos dias 21 e 22 de setembro, com a apresentação de “Solos de Laje", espetáculo criado pelo diretor, Márcio Greyk em parceria com Uma Luiza Pessoa, que se tornou o disparador de um processo coletivo de criação que valoriza as potências individuais do grupo. A montagem foi criada em 2020, a convite do Sesc SP, e foi indicada ao Prêmio APCA - Associação Paulista de Críticos de Artes no mesmo ano. 





Com direção artística de Márcio Greyk, e com Igor Souza, Eddie Guedes, David Xavinho e Eriki Hideki como intérpretes criadores, a temporada do projeto “Solos de Laje” conta com exibições de um espetáculo diferente por semana, gravado nas lajes das residências dos bailarinos, incluindo a estreia de quatro montagens inéditas. 

 

Após 19 anos de trajetória e uma formação com muitos anos de convívio (alguns integrantes juntos há cerca de dez anos), com o projeto “Solos de Laje”, o Grupo Zumb.boys se propôs a realizar uma jornada que olhasse para os seus próprios ciclos, tanto criativos quanto de produção cultural na dança. 


Partindo do desejo de desenvolver trabalhos individuais, mas também de arriscar um modo de produção diferente, o grupo busca com quatro estreias simultâneas compreender como essa lógica afeta o coletivo e como essas produções dialogam com espaços de circulação de espetáculos existentes hoje na cidade. 


“Estamos em tempos de velocidades, de consumo imediato, da necessidade do ineditismo, da ânsia pelo novo. Sabemos que acompanhar esse contexto, por vezes, chega a ser violento, e como produção em grupo, isso é ainda mais complicado. Por isso, vivenciar esse contexto com quatro trabalhos estreando ao mesmo tempo é estar imerso, se doar com verdade e comprometimento para dar vida aos solos, aos seus assuntos e às discussões das quais queremos nos aproximar”, comenta Márcio Greyk. 


“Nos interessa compreender e reverberar o que nos movimenta a criar e quais questões emergem a partir disto, com ânsia de gerar conhecimento e consequentemente garantir a diversidade”, ele finaliza.


Sobre o Grupo Zumb.boys

O Grupo Zumb.boys foi criado em 2003 na periferia de São Paulo, com bailarinos que possuem diferentes históricos na dança, participando do processo criativo de importantes companhias. O grupo tem como base de pesquisa da sua criação e dos seus trabalhos, a dança breaking.

 

Em 2016, com o espetáculo “O que se Rouba” recebeu o Prêmio Denilto Gomes 2016, da Cooperativa Paulista de Dança, nas categorias Produção em Dança e Melhor Designer de Luz. E “Dança por Correio” foi eleito Melhor Espetáculo (Não Estreia) pela APCA - Associação Paulista de Críticos de Artes.  

 

Em 2017, o grupo foi indicado ao Prêmio APCA como Melhor Espetáculo, por “O que se Rouba” e vencedor na categoria Melhor Intervenção Urbana do Prêmio Denilto Gomes 2017, com “Mané Boneco”.

 

As ações fazem parte do projeto “Solos de Laje” contemplado na 31ª Edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, com o qual o grupo dá continuidade à sua pesquisa e segue buscando caminhos de valorização do protagonismo periférico e das culturas marginais.

 


Mais informações: facebook.com/grupozumbboys  e @zumb.boys

 

Ficha Técnica “Pertencer”: Idealização e direção – Márcio Greyk @marciogreykzb | Intérprete criador/Concepção – Eriki Hideki @erikihideki | Assistente de Direção - Gui Nobre @guinobresp | Provocadora Cênica e Preparadora Corporal – Elisa Costa @elisamassariolli | Figurinos – Marisa Soou @marisasoou | Assistente de figurino e costuras – Pamela Rosa @pambienrosa | Trilha Sonora – Uma Luiza @umalupessoa | Técnico de Som – Gil Douglas @gildouglasbarbosa | Técnico de Luz – Elves Ferreira @elvesferreira__ | Registro Fotográfico – Pablo Araripe @pabloararipe | Videomaker – Victor Godoi @godoifilmmaker | Produtor – Júnior Cecon @elenorjunior | Assessoria de Imprensa – Luciana Gandelini @lucianagandelini | Assistente de Produção – Márcia Ferreira @marcia.winks | Designer Gráfico e Social Media - Lusca @by_lusca 

 

SERVIÇO: Estreia "Pertencer"

Com Grupo Zumb.boys

Quando: 07 e 08 de setembro de 2022 (quarta e quinta-feira) - Horário: 20h00

Espetáculo: "Pertencer" - com o bailarino Eriki Hideki

Sinopse: O cuidado com o espaço e território onde se estabelece uma relação se dá para que o que há de vir cresça com fertilidade. Mas a estabilidade também perde morada e a migração se faz necessária, adaptando-se e encontrando novas formas de se reconhecer. Dos silenciamentos ao ser, o rebote vem na busca de seu espaço pela luta, no desejo da fertilidade se fazer presente de outra maneira.

Onde assistir: Canal do Youtube Grupo Zumb.boys

Link: https://www.youtube.com/c/GrupoZumbboys

Os espetáculos serão exibidos nos horários das transmissões, não ficando disponíveis posteriormente.

 

Próximas atrações: Quando: 14 e 15 de setembro de 2022 (quarta e quinta-feira) - Horário:20h00

Espetáculo: "Daquilo que Senti" - com o bailarino David Xavinho

 

Quando: 21 e 22 de setembro de 2022 (quarta e quinta-feira) - Horário: 20h00

Espetáculo: “Solos de Laje” - com o bailarino Márcio Greyk em parceria com Uma Luiza Pessoa


Comentários