Grupo Zumb.boys estreia "Daquilo que Senti" com o bailarino David Xavinho em formato virtual

 Nesta semana o Zumb.boys estreia o espetáculo "Daquilo que Senti", com o bailarino David Xavinho. O grupo também concorre na categoria Dança ao Prêmio Melhores #CulturaEmCasa, premiação realizada através do voto popular. 

Solo "Daquilo que Senti" com o bailarino David Xavinho estreia no Youtube do Grupo Zumb.boys 


Nos dias 14 e 15 de setembro de 2022 (quarta e quinta-feira), às 20 horas, acontece a estreia de mais um espetáculo do projeto “Solos de Laje”, do Grupo Zumb.boys (@zumb.boys) - grupo que atualmente concorre na categoria Dança ao Prêmio Melhores #CulturaEmCasa, uma votação popular que pode ser acessada no link: https://culturaemcasa.com.br/hotpage/melhores-culturaemcasa.


Solo com David Xavinho, o espetáculo "Daquilo que Senti" terá exibições gratuitas no Canal do Youtube do Grupo Zumb.boys, ficando disponível na internet apenas durante os horários das transmissões. 


“Daquilo que senti" trata das fragilidades atuais e a variação de sensações pouco digestivas, refletindo sobre pessoas que buscam a fuga por não saber lidar com o agora, distanciando-se do presente. Um apego às lembranças de um tempo que parecia mais fácil de estar na tentativa de reviver sensações passadas.


A temporada que já contou com a estreia de espetáculos com Eddie Guedes, Eriki Hideki e Igor Souza, segue com a apresentação de “Solos de Laje", nos dias 21 e 22 de setembro. O espetáculo criado pelo diretor, Márcio Greyk em parceria com Uma Luiza Pessoa, se tornou o disparador de um processo coletivo de criação que valoriza as potências individuais do grupo. A montagem foi criada em 2020, a convite do Sesc SP, e foi indicada ao Prêmio APCA - Associação Paulista de Críticos de Artes no mesmo ano. 


Com direção artística de Márcio Greyk, e com Igor Souza, Eddie Guedes, David Xavinho e Eriki Hideki como intérpretes criadores, a temporada do projeto “Solos de Laje” conta com exibições de um espetáculo diferente por semana, gravado nas lajes das residências dos bailarinos, incluindo a estreia de quatro montagens inéditas. 




 

Após 19 anos de trajetória e uma formação com muitos anos de convívio (alguns integrantes juntos há cerca de dez anos), com o projeto “Solos de Laje”, o Grupo Zumb.boys se propôs a realizar uma jornada que olhasse para os seus próprios ciclos, tanto criativos quanto de produção cultural na dança. 


Partindo do desejo de desenvolver trabalhos individuais, mas também de arriscar um modo de produção diferente, o grupo busca com quatro estreias simultâneas compreender como essa lógica afeta o coletivo e como essas produções dialogam com espaços de circulação de espetáculos existentes hoje na cidade. 


“Estamos em tempos de velocidades, de consumo imediato, da necessidade do ineditismo, da ânsia pelo novo. Sabemos que acompanhar esse contexto, por vezes, chega a ser violento, e como produção em grupo, isso é ainda mais complicado. Por isso, vivenciar esse contexto com quatro trabalhos estreando ao mesmo tempo é estar imerso, se doar com verdade e comprometimento para dar vida aos solos, aos seus assuntos e às discussões das quais queremos nos aproximar”, comenta Márcio Greyk. 


“Nos interessa compreender e reverberar o que nos movimenta a criar e quais questões emergem a partir disto, com ânsia de gerar conhecimento e consequentemente garantir a diversidade”, ele finaliza.


Sobre o Grupo Zumb.boys

O Grupo Zumb.boys foi criado em 2003 na periferia de São Paulo, com bailarinos que possuem diferentes históricos na dança, participando do processo criativo de importantes companhias. O grupo tem como base de pesquisa da sua criação e dos seus trabalhos, a dança breaking.

 

Em 2016, com o espetáculo “O que se Rouba” recebeu o Prêmio Denilto Gomes 2016, da Cooperativa Paulista de Dança, nas categorias Produção em Dança e Melhor Designer de Luz. E “Dança por Correio” foi eleito Melhor Espetáculo (Não Estreia) pela APCA - Associação Paulista de Críticos de Artes.  

 

Em 2017, o grupo foi indicado ao Prêmio APCA como Melhor Espetáculo, por “O que se Rouba” e vencedor na categoria Melhor Intervenção Urbana do Prêmio Denilto Gomes 2017, com “Mané Boneco”.

 

As ações fazem parte do projeto “Solos de Laje” contemplado na 31ª Edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, com o qual o grupo dá continuidade à sua pesquisa e segue buscando caminhos de valorização do protagonismo periférico e das culturas marginais.

 

Mais informações: facebook.com/grupozumbboys  e @zumb.boys

Para votar no espetáculo B.E.C.O (B.boys em construção original) no Prêmio Melhores #CulturaEmCasa, acesse:  https://culturaemcasa.com.br/hotpage/melhores-culturaemcasa.

 

Ficha Técnica:

Idealização e direção – Márcio Greyk | Intérprete criador/Concepção – David Xavinho | Assistente de Direção – Guilherme Nobre | Provocador cênico - Denise Namura e Michael Bugdahn | Figurinos – Marisa Soou | Assistente de figurino e Costura - Pamela Rosa | Trilha Sonora – Denis Duarte | Técnico de Som – Gil Douglas | Técnico de Luz – Elves Ferreira | Registro Fotográfico – Pablo Araripe | Videomaker – Victor Godoi | Assessoria de Imprensa – Luciana Gandelini | Produtor – Júnior Cecon | Assistente de Produção – Márcia Ferreira | Designer Gráfico e Social Media – Lusca 




 

SERVIÇO: Estreia "Daquilo que Senti" 

Com Grupo Zumb.boys

Quando: 14 e 15 de setembro de 2022 (quarta e quinta-feira) - Horário:20h00

Espetáculo: "Daquilo que Senti" - com o bailarino David Xavinho

Sinopse: A percepção das dificuldades estão presentes e ampliadas. O que era confortável faz falta, está ausente. Em tempos difíceis buscamos refúgio em algo que já nos foi confortável. É comum voltar nas memórias, recordar e se esconder quando estamos diante de inseguranças, desconfortos e fragilidades, exigindo mudanças que nos fazem mover. “Daquilo que senti" trata de fragilidades atuais e a variação de sensações pouco digestivas. Pessoas que buscam a fuga por não saber lidar com o agora, distanciando-se do presente, apegando-se às lembranças de outrora, um tempo que parecia, sim, mais fácil de estar.

“Daquilo que senti" é escapar e aproximar das memórias na tentativa de reviver sensações.

Onde assistir: Canal do Youtube Grupo Zumb.boys

Link: https://www.youtube.com/c/GrupoZumbboys

Os espetáculos serão exibidos nos horários das transmissões, não ficando disponíveis posteriormente.

 

Próximas atrações: Quando: 21 e 22 de setembro de 2022 (quarta e quinta-feira) - Horário: 20h00

Espetáculo: “Solos de Laje” - com o bailarino Márcio Greyk em parceria com Uma Luiza Pessoa

Comentários