Fora do Quadrado! Festival da Baleia celebra boas-vindas à primavera na Chapada dos Veadeiros

 


O evento intimista une gastronomia, comércio local e programação musical variada:

Surf Sessions, DJ Palmieri, DJ Mica, Brenda Sena & Vitor do Alto e Luiz e Banda.


A Chapada dos Veadeiros será contemplada com uma bela oportunidade de aproveitar os últimos momentos da alta temporada e dar boas-vindas à primavera. É o Festival da Baleia, um encontro intimista que, em 24/09, de 15h a 22h, reúne música, gastronomia e comércio local, em um novo espaço de eventos em Alto Paraíso, a Pousada Camping Mirante Serrano

O ingresso pode ser comprado virtualmente pelo Sympla e dá acesso a uma programação diversificada: DJs com repertório variado e artistas apresentando forró, MPB, brasilidades, surf music, blues, rock e reggae. Além disso, o público terá acesso a uma feira com produtos produzidos por gente da Chapada e uma praça de food trucks, servindo pratos variados.

“Tenho fascínio pela região. A energia do local é inexplicável e de uma beleza exuberante. É indescritível a sensação de bem estar e gratidão que tomam conta da gente ao apreciar o pôr-do-sol do Morro da Baleia, cartão-postal que dá nome ao encontro. A ideia do festival é criar uma experiência imersiva”, explica Layane Rosa, idealizadora do projeto, sobre a motivação para propor uma iniciativa como essa.


Vantagens do festival

A organização oferece algumas vantagens para o desfrute pleno em meio à natureza. Sair da rotina, conectar-se com o meio-ambiente, ter momentos em família, despedir-se da alta temporada, criar belos registros estão entre as possibilidades. E tudo isso fica ainda melhor com:

  • Festival Pet Friendly, ou seja, é possível levar seu cachorro, desde que seja educado e dócil;

  • Crianças até 10 anos não pagam;

  • A Mirante Serrano, locação do Baleia, oferece área de camping.



Boas Práticas

Além de produzir entretenimento no Cerrado, pensando em uma produção respeitosa ao meio ambiente, o festival fechou parceria com a cerveja Corona, promotora de uma ação fundamental: recolhimento para reciclagem de todas as garrafas de vidro produzidas – a cervejaria já logrou recolher mais de 124 toneladas na Chapada dos Veadeiros. O material será encaminhado para uma associação de coletores de Alto Paraíso, juntamente com os demais recicláveis reunidos. Outra ação consciente: os copos são todos reutilizáveis – são fabricados em acrílico e sua produção é patrocinada por outra forte parceira do evento, a Casas Del Maipo

Além disso, a maior parte das luzes cenográficas funciona com energia solar. Dessa forma, o Festival da Baleia reduz o impacto gerado pela utilização de energia elétrica tradicional. Não bastassem todas essas medidas, R$ 1,00 de cada ingresso vendido será revertido para a Salvar (Associação Protetora dos Animais de Alto Paraíso), que cuida de bichos em situação de risco.

Mais uma prática de respeito: trabalhar de mãos dadas com a economia local. “Como trata-se de uma região belíssima e com muitas cachoeiras, a economia da região gira em torno do turismo, principalmente, na alta temporada. Com o início das chuvas, o movimento cai bastante e muitos comércios e cachoeiras fecham. Atentas a isso, pensamos em trabalhar tanto com mão-de-obra como com fornecedores da região, colaborando diretamente para a economia local”, complementa Layane, sobre o papel social do festival.


Atrações musicais

O Festival da Baleia diversifica sua programação de atrações, trazendo artistas com propostas diversas e animadas. Há música para todos os públicos:

  • Surf Sessions: criada em 2008, é hoje uma das principais bandas da cena brasiliense. Produziu extensa discografia e videoclipes. Apresentou-se nos principais palcos do país. Reggae e Rock são a base da musicalidade da banda. Sua formação conta com três cantores, que confere originalidade e pluralidade nas interpretações. 

  • DJ Mica: é residente do restaurante Na Mata Chapada. Sua pesquisa é baseada em remixes, edits, versões e originais: da bossa nova à tropicália. Sua pista de house music é diversa e traz várias vertentes como a disco music, funk disco, tropical disco, classics e o deep house.

  • DJ Palmieri: fotógrafo e colecionador de vinil, começou sua carreira tocando vinis no início dos anos 2000. Já tocou na Universo Paralelo e em outras festas da cidade. Seu som vai desde eletrobatucada ao rock, mesclando brasilidades e outros ritmos que animam a pista.

  • Luiz e Banda: projeto musical voltado para jazz, blues, rock, surf music, reggae, samba e MPB, formado pelo guitarrista e vocalista Luiz Cláudio, pelo baixista Hugo Carvalho e pelo baterista Jota Magalhães, todos atuantes na Escola de Música (EMB).

  • Brenda Sena & Vitor do Alto: Brenda é residente da Chapada e atuante no cenário artístico local. Toca o melhor do forró da MPB e de outras brasilidades. Vitor também é músico local, conhecido por todos na cidade, presente em vários palcos da região.


Entre as atrações, algumas já estão consolidadas no cenário artístico. A Surf Sessions, por exemplo, completa 15 anos de carreira. Renato Azambuja, vocalista, comenta sobre a  oportunidade: “tocar na Chapada para nós sempre foi muito incrível. Disseminamos nosso som por lá de uma forma muito intensa. Então, poder celebrar os 15 anos da banda em um festival como esse será mágico”.


Serviço: Festival da Baleia.

Data: 24/09.

Horário: de 15h às 22h.

Local: Pousada Camping Mirante Serrano – GO-239, Km 60, Mirante do Morro da Baleia, Alto Paraíso de Goiás, CEP 73.770-000.

Rede Social: https://www.instagram.com/festivaldabaleia/. 

Programação:

  • 15h – DJ Palmieri – Eletrobatucada, Rock e Brasilidades;

  • 16h – Brenda Sena & Vitor do Alto – Forró, MPB e Brasilidades;

  • 18h – Luiz e banda – MPB, Surf Music, Blues e Rock;

  • 20h – Surf Sessions – Surf Music, Reggae, Forró e MPB;

  • 21h30 – DJ Mica – Brasilidades.


Comentários