Espetáculos e exposições nas Oficinas Culturais Oswald de Andrade e Alfredo Volpi refletem sobre racismo e desigualdade social

Espetáculo: Macacos (Foto: Noelia Jazera)

 Espetáculos e exposições nas Oficinas Culturais Oswald de Andrade e Alfredo Volpi refletem sobre o racismo e a desigualdade social

 

Eventos falam sobre racismo, ocupação urbana, meritocracia, entre outros temas; programação é gratuita


Em setembro, as Oficinas Culturais Oswald de Andrade e Alfredo Volpi contam com uma programação ampla que promove a reflexão sobre assuntos relevantes, como o racismo e a desigualdade social. A partir de espetáculos, mostras e apresentações musicais será possível compreender melhor as relações de desigualdades que permeiam a sociedade. As atividades são gratuitas e há opções para todas as idades.


Até o dia 20 de dezembro, às segundas e sextas-feiras, das 10h às 21h, e, aos sábados, das 11h às 18h, será possível visitar a Ocupação: Arte Comprida na Oficina Cultural Oswald de Andrade. A atividade é para todas as idades e não requer inscrições. Trata-se de uma mostra idealizada pelo artista Augusto Leal, composta por duas instalações lúdicas e interativas localizadas na área externa da Oficina. O Jogo busca refletir sobre o uso da meritocracia como ferramenta impulsionadora da violência e injustiça social vivida pelas pessoas pretas; A Gangorra propõe uma reflexão sobre a distribuição dos centros de poder da sociedade, ao se movimentar de um jeito diferente do esperado.

 

Também na Oficina Cultural Oswald de Andrade, de 22 de setembro a 1° de outubro, às quintas e sextas-feiras, às 19h, e, aos sábados, às 18h, o público a partir de 16 anos poderá assistir ao espetáculo: Macacos, da Cia do Sal. A peça, protagonizada por Clayton Nascimento, se desdobra a partir dos questionamentos de um homem preto que busca compreender o racismo que o rodeia. Serão 40 ingressos distribuídos 1h antes do evento.


No mesmo local, os apaixonados por teatro também poderão conferir, de 15 de setembro a 8 de outubro, às quartas e sextas, às 20h, e aos sábados às 18h, o espetáculo: Horror Lavanda, da Vasta Cia e Gengibre Multimídia. A peça reflete sobre os julgamentos da opinião pública no mundo hiperconectado, a partir do dilema de um advogado que se depara com um caso polêmico. Serão 25 ingressos distribuídos uma hora antes da apresentação.


A arte crítica chega também à zona leste de São Paulo, a partir da exposição: Marginalidade -- Memórias Territoriais, que ficará disponível na Oficina Cultural Alfredo Volpi, de 10 de setembro a 22 de outubro, de terça a quinta-feira, das 10h às 21h30, e, às sextas e sábados, das 10h às 18h. Os eventos relacionados a esta exposição são livres para todas as idades.


A exposição surgiu a partir de uma pesquisa sobre a ocupação do espaço urbano do bairro Conjunto José Bonifácio (COHAB II), coordenada por Paola Hernandes. Com o objetivo de ampliar a voz dos moradores da região, muitas vezes marginalizados, foram desenvolvidas diversos materiais artísticos, que incluem fotografias, o documentário “Ocupação do Espaço Urbano -- Trajetórias de lutas e conquistas que desenvolveram o bairro Cohab José Bonifácio” e a websérie “Quebrada Ocupa”.


Para celebrar a abertura da exposição: Marginalidade - Memórias Territoriais, no dia 10 de setembro, das 10h às 18h, ainda na unidade Alfredo Volpi, acontecerá o evento “Marginais marginalizados”, do qual participarão coletivos de cantores e Djs da Zona Leste, como Dj Amora Isa, Dj Nayzera, Coletivo Sucatas Ambulantes, Melissonica e Renato Gama. Para participar, não é necessário realizar inscrições.
 

exposição: Marginalidade - Memórias Territoriais se desdobrou também em outras duas atividades: City Tour: Da margem, à margem, que acontece no dia 1° de outubro, das 10h às 14h, e propõe uma caminhada por 10 espaços culturais da região; e Vivência: Corpos Marginais, no dia 19 de outubro, das 15h às 17h, que pela dança, canto e poesia, busca retratar toda a pluralidade dos seres marginalizados. Para participar do City Tour é necessário se inscrever até 28 de setembro, por aqui; a Vivência não requer inscrições.


A Oficina Cultural Oswald de Andrade e Alfredo Volpi fazem parte de Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. Para ficar por dentro de toda a agenda, acesse o site do programa.


 

SERVIÇO:


Oficina Cultural Oswald de Andrade


ESPETÁCULO: HORROR LAVANDA

Realização: Vasta Cia e Gengibre Multimídia

15/9 a 8/10 -- quartas-feiras às sextas-feiras às 20h e sábados às 18h

Classificação indicativa: 16 anos.

25 lugares - ingressos gratuitos distribuídos com uma hora de antecedência.

Duração: 55 min

 

ESPETÁCULO: MACACOS

Realização: Cia do Sal

22/9 a 1/10 - quintas-feiras e sextas-feiras às 19h e sábados às 18h

Classificação indicativa: 16 anos

40 lugares - ingressos distribuídos com 1h de antecedência

Duração: 1h15


OCUPAÇÃO: ARTE COMPRIDA

Realização: Augusto Leal.

1/9 a 20/12 -- segundas-feiras às sextas-feiras das 10h às 21h e sábados das 11h às 18h.

Classificação indicativa: Livre


Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 -- Bom Retiro -- São Paulo

Telefone: (11) 3222-2662 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h.

Grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente por e-mail informado no site da Oficina. No site Oficinas Culturais, o público encontra informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19;

Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.

Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas Culturais.

 

Oficina Cultural Alfredo Volpi:
 

EXPOSIÇÃO: MARGINALIDADES -- MEMÓRIAS TERRITORIAIS

Coordenação: Paola Hernandes

10/9 a 22/10 -- De terça a quinta-feira, das 10h às 21h30. Sexta e sábado, das 10h às 18h.

Faixa Etária: Atividade Livre

Não requer inscrições

 

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO: MARGINALIDADES -- MEMÓRIAS TERRITORIAIS

10/9 -- sábado - 16h às 20h

Sinopse: Na abertura da exposição teremos o evento “Marginais marginalizados”, que contará com coletivos, cantores e Djs da Zona Leste, como: Dj Amora Isa, Dj Nayzera, Coletivo Sucatas Ambulantes, Melissonica e Renato Gama.

Não requer inscrições
 

CITY TOUR: “DA MARGEM, À MARGEM"

1/10 -- sábado - 10h às 14h

Inscrições: até 28/9 por aqui.

Seleção: Por ordem de Inscrição

Vagas :15

Ponto de Saída: Catraca da estação José Bonifácio (CPTM Linha 11--Coral)

 

VIVÊNCIA: “CORPOS MARGINAIS!?”

19/10 -- quarta-feira - 15h às 17h

Entrada livre

 

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Rua Américo Salvador Novelli, 416  Itaquera  São Paulo

Telefone: (11) 2205-5180 | Horário de funcionamento: Terças às quintas-feiras, das 10h às 21h30| Sextas e Sábados das 10h às 18h.

Detalhes sobre os protocolos para visitas podem ser conferidos no site.

Acessibilidade: Elevador, banheiro acessível para cadeirantes e rampa de acesso na entrada.

 

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

 

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS - Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.

Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI -- Festival Literário e MIA -- Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

 

SOBRE A POIESIS

 

A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

Poiesis -- Coordenação de Comunicação

Carla Regina | (11) 4096-9827

 

Assessoria de Imprensa

Lara Bussab | (11) 4096-9861

Jariza Rugiano | (11) 4096-9810

Para os contatos de e-mail, acesse a área de Imprensa no site da Poiesis.


Assessoria de Imprensa -- Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo 

(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162

(11) 98849-5303 (plantão)

Para os contatos de e-mail, acesse a área de Imprensa no site da SEC.
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Comentários