Cortejo em valorização de lideranças femininas negras agita a Região Portuária do Rio

 


Crédito das Fotos: Beatriz Gimens

Local conhecido como Pequena África celebra a Tradição das Tias Pretas e a liberdade de gênero e formas de expressão feito por um time de mulheres negras e pessoas trans

 

O mês de setembro será badalado na Pequena África do Rio de Janeiro. A Coletiva Mulheres+ de Propósito formada em quase totalidade por moradoras do local promoverá o cortejo “Encantadas: No Caminho das Tias Pretas”. A temporada inicia em 17/09 e acontecerá em todas as sextas do mês, incluindo apenas um sábado e uma quinta-feira, com concentração sempre às 18h30 para saída do cortejo às 19h.

 

A ação começa no Cais do Valongo, passa pela Esquina do Pecado com a Rua do Livramento, pausa para um dedo de prosa na Praça da Harmonia com as Tias Pretas, celebra os ancestrais de maneira festiva no Instituto dos Pretos Novos e finaliza com uma roda de samba no MUHCAB (Museu da História e Cultura Afro-Brasileira). Durante o "sambinha de lei" serão servidos aos presentes quitutes comumente oferecidos pelas Tias em dias de celebração e festividades, que aconteciam em seus quintais, e que inspiraram esta iniciativa.

 

Durante todo o trajeto as artistas: Lú Fogaça, Azula, Angélica de Paula, Gaby Magalhães, Francine Melo e percussionistas se revezam na performance que resgata a história das Tias Pretas ocupando através da música com coro de vozes, falas e cantos entoados ao toque de tambor a Pequena África. Todo o trabalho é realizado por mulheres e pessoas trans, pondo em questão não só o debate acerca da cor da pele, mas também de gênero, valorizando então, uma pauta sobre a exclusão social que ainda hoje, se faz muito marcante.

 

A atração cultural visa a uma construção política acerca do pertencimento a uma cosmologia Africana e homenageia essa tradição em três gerações: Tia Carmem do Xibuca (séc. XIX),Tia Dodô da Portela (séc. XX) e Tia Lúcia (séc. XXI). As "tias" são consideradas mulheres mais velhas, lideranças religiosas e culturais, que devido a sua sabedoria se reconhecem e são reconhecidas por deterem um saber-fazer que remonta essa herança africana na cidade. E quem seriam elas no atravessar dos anos? São progenitoras, líderes, rezadeiras, cozinheiras, quitandeiras, mães de Santo. Uma honraria das mais altas e caras na Pequena África.




 

Mãos e mentes pretas e trans que desenvolvem

 

A Coletiva sediada na Casa do Propósito é formada por mulheres e pessoas trans de diversas frentes de atuação, como comunicação, produção cultural, história, música, artes visuais e cênicas. Por meio de projetos artísticos e sociais desenvolvem a sua luta contra a LGBTQIA+fobia e as desigualdades de classe, gênero e raça. Sendo um espaço para fortalecer as vozes e projetos de mulheres e pessoas trans da região da Zona Portuária do Rio.


A base de criação da Coletiva sedia-se na Casa do Propósito que é um espaço artístico, cultural, afetivo, político, localizado na Gamboa/Rio de Janeiro. Idealizado em 2018 pela artista Adriana Zattar, a casa atua em diversas frentes do fazer cultural como artes visuais, música, teatro, cinema, dança, terapias holísticas, rodas de conversa, palestras e cursos.

 

A Região da Pequena África Carioca: Zona Portuária do Rio

 

A história da vinda dos povos negros para o Brasil, com recorte para a Cidade do Rio, diverge de seu apelido contemporâneo: Maravilhosa. Pelo contrário é manchado pelo sangue e pela dor de muitos daqueles que roubados de suas terras e embarcados nos históricos navios negreiros, encerraram sua jornada de sofrimento neste ponto da Cidade, a Região Portuária. Ou para os íntimos que relembram seus ancestrais, Pequena África. Alcunha concedida pelo sambista Heitor dos Prazeres por se constituir como um território preto, enquanto construção política.


A região continha o maior complexo negreiro do Rio, mas foi também nesse território que se constituiu a manutenção de tradições festivas, religiosas, guerreiras e políticas de referências afro. A região é herdeira das religiões de matizes africanas, sambas, primeiros ranchos carnavalescos, culinária afro-baiana carioca, dos trabalhadores do Porto e da forma intensa de viver a cidade e fazer uso dela.

 

Serviço

Datas - Sextas: 17, 23, 29 e 30

Horários - Concentração: 18h30 no Cais do Valongo / Cortejo: 19h.

Rota do cortejo: Cais do Valongo/ Esquina do Pecado com a Rua do Livramento/ Praça da Harmonia/ Instituto dos Pretos Novos/ finaliza com uma roda de samba no MUHCAB (Museu da História e Cultura Afro-Brasileira).

Contatos: mulheresdepropositorj@gmail.com @mulheresmaisdeproposito


Comentários