Com 56 anos de trajetória, Teatro Popular União e Olho Vivo estreia temporada de circulação “Bom Retiro Meu Amor - Ópera Samba”

  

Com apresentações e oficinas gratuitas na Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste e Zona Sul, o Teatro Popular União e Olho Vivo leva a peça que marca as cinco décadas do grupo para diferentes bairros de São Paulo, mantendo a tradição de 56 anos de história junto às comunidades.

 

 Teatro Popular União e Olho Vivo apresenta peça sobre sua história de meio século no Bom Retiro



 

Conhecido por seu pioneirismo em dialogar com o público de bairros, associações, sindicatos e escolas, no dia 24 de setembro de 2022, o Teatro Popular União e Olho Vivo – também conhecido como TUOV – inicia uma temporada do espetáculo “Bom Retiro Meu Amor - Ópera Samba”, com apoio da 13ª Edição do Prêmio Zé Renato. Com apresentações e oficinas gratuitas, o grupo visitará espaços culturais e escolas públicas na Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste e Zona Sul da cidade de São Paulo.

 

Fruto de uma ampla pesquisa coletiva sobre o Bom Retiro, bairro que acolhe o TUOV há mais de 40 anos, o espetáculo “Bom Retiro Meu Amor - Ópera Samba” homenageia este território tradicionalmente fabril que, em razão da imigração vinda de diversos países, abarca uma imensa diversidade cultural. 

 

A dramaturgia do espetáculo é resultado de uma imersão na história e nas sutilezas do cotidiano do Bom Retiro, que serviram de base para ciclos de conversas, oficinas e reflexões envolvendo o público, trabalhadores, moradores do bairro, estudantes, pessoas desempregadas, pessoas comuns e artistas. 

 

“O Bom Retiro recebeu levas de refugiados políticos e sociais desde a sua fundação. Por ali passaram italianos, judeus, coreanos, bolivianos e paraguaios. O espetáculo aborda acontecimentos que ocorreram durante a sua existência e resistência, como a fundação do Sport Clube Corinthians Paulista e o trabalho escravo nas "Oficinas de Suor", explica César Vieira (Idibal Pivetta), coordenador geral do grupo.  

 

O incêndio ocorrido na Estação da Luz, dois dias antes do término da concessão para a companhia inglesa São Paulo Railway, em 1946; as mulheres em situação de prostituição na Rua Aimorés (século passado) e agora no Parque da Luz, o trabalho análogo à escravidão, são temas que fomentaram a criação das cenas. 

 

“Com essa circulação buscamos dividir com pessoas dos quatro cantos da cidade nossa história sobre o bairro que nos abriga e que marca por diversos momentos a formação da cidade, levantando vozes marginalizadas e passando por lugares históricos que permeiam nosso imaginário social”, comenta Vieira. 

 


Além das apresentações serão realizadas quatro oficinas para estudantes e abertas ao público em geral, abordando características das linguagens desenvolvidas neste teatro popular feito do povo para o povo.

 

A oficina "Música em cena do TUOV”, coordenada por Babi Pacini, Cesinha Pivetta, Pedro Fraga e elenco do grupo, irá abordar a importância da música na cena de um teatro em busca do popular, apreciando e discutindo algumas características das composições e seu jogo com a dramaturgia. 

 

“Corpo e Palavra em cena do TUOV”, com Mei Hua Soares, Rogério Tarifa e elenco, irá refletir sobre a composição da cena através dos signos, verbais e não verbais. A expressão corporal do artista e como as palavras, por sua vez, ganham corpo, peso e densidade em cena no teatro popular. 

 

Ministrada por Graciela Rodriguez e elenco, “Figurino e Cenário no Jogo do TUOV”, invoca os elementos do teatro popular no Olho Vivo. Os figurinos e objetos cenográficos posicionados em uma cena-passarela apresentam-se como peças de um jogo a serem tomadas e sentidas pelos participantes. 

 

Com coordenação de Danila Gonçalves e elenco, “Mulheres em cena no TUOV” usa a contação de histórias para abordar memórias apagadas sobre um território imigrante, propondo conversas sobre teatro, estética, política e cultura a partir dos processos de criação do último espetáculo do grupo, inspirando partilhas, pensares e resistências.

 

Sobre o TUOV – Teatro Popular União e Olho Vivo

Segundo Augusto Boal, o TUOV é um dos mais importantes coletivos de teatro popular das Américas e do mundo. O grupo que já foi visto por mais de 4 milhões de pessoas, surgiu em 1966 e no auge de seus 56 anos, possui em sua formação membros presentes desde a fundação, como Neriney Moreira e Idibal Pivetta, nome verdadeiro de César Vieira que também é advogado e exerceu intensa militância no período da ditadura, engajando-se pela liberdade de perseguidos políticos e pela memória de desaparecidos do regime militar. Uma luta que confunde-se com a própria existência e trajetória do TUOV.

 

Reconhecido nacional e internacionalmente, o grupo sempre se apresentou gratuitamente em bairros de São Paulo e percorreu mais de 20 países na América, Europa e África, recebendo prêmios como: Ollantay (Venezuela), Casa das Américas (Cuba), Festival Mundial de Teatro (Egito), Festival Internacional de Teatro (França), OAB do Brasil, Shell do Brasil e dezenas de outros. Uma carreira internacional que vai desde os esforços pela interligação latino-americana de grupos teatrais até a repercussão de suas obras em países como França, Itália, Polônia, Portugal, Peru, Bolívia, Egito, Panamá, Nicarágua e Angola.

 

O projeto Bom Retiro Meu Amor - Ópera Samba | Circulação” foi contemplado na 13ª Edição do Prêmio Zé Renato de apoio à produção e desenvolvimento da atividade teatral para a cidade de São Paulo.

 

Informações: www.facebook.com/tuovivo e www.instagram.com/teatropopularuniaoeolhovivo

 

Ficha Técnica: Coordenação Geral do Projeto: César Vieira, Graciela Rodriguez e Neriney Moreira | Direção Geral: César Vieira | Co-Direção: Rogério Tarifa | Assistente de Direção: Rodrigo Ramos | Cenografia e Figurino: Graciela Rodriguez | Cenotécnico: Andreas Guimarães | Direção Musical: Cesinha Pivetta e Rogerio Guarapiran|Elenco: Angelita Alves, Danila Gonçalves, Leandro Soussa, Lívia Loureiro, Lucas Cruz, Mei Hua Soares, Neriney Moreira, Oswaldo Ribeiro, Thauana Renardi | Músicos: Bárbara Pacini, Cesinha Pivetta, Pedro Fraga | Assistência de Cenografia e Figurino: Lívia Loureiro | Técnico de Palco: Edson Rocha e Marleide Alves de Lima Sousa | Dramaturgia: César Vieira, Mei Hua Soares, Rogerio Guarapiran | Direção de Movimento e Preparação Corporal: Marilda Alface | Produção Geral do Projeto: Alessandra Queiroz e Flávia Ulhôa | Registro Audiovisual: Renan Rovida (direção,roteiro e montagem) | Registro Fotográfico: Chris Ameln e Graciela Rodriguez | Assistência de Produção: Tuana Freitas, Marleide Alves de Lima Sousa, Juliane Barreto | Iluminação e Operação de Luz: Gil Teixeira e Benê Teixeira | Design Gráfico: Marina Dahmer | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini |Colaboração na Pesquisa: Luiz Alberto Barreto Leite Sanz e Walter Quaglia | Artistas da primeira montagem: Ana Elisa Ferreira, Dante Kanenas, Flávia Sztutman, Juma Tanaka e Rogério Guarapiran.




 

Serviço:Bom Retiro Meu Amor - Ópera Samba”

Com Teatro Popular União e Olho Vivo

Sinopse: Espetáculo teatral musical baseado no bairro do Bom Retiro e em gerações de imigrantes e moradores atuais (operários de tecelagens, lavadeiras, “mulheres da vida“, catadores em situação de rua, habitantes da cracolândia) que coexistem e deixam suas marcas neste território composto de grande miscelânea cultural. Das travessias dos mares à chegada dos imigrantes de diversas nacionalidades. Dos negros africanos vindos em navios negreiros aos bolivianos “caminantes” atravessando fronteiras, que em sua maioria, hoje trabalham em oficinas de costura. O espetáculo homenageia o bairro Bom Retiro, território que há tantos anos acolhe a sede do TUOV e reverência o ator Neriney Moreira que há 56 anos está no palco do TUOV. Duração: 80 minutos. Classificação Livre - Grátis

Programação completa: 

Quando: 24 de setembro de 2022 (sábado) - Horário: 10h (Espetáculo) - 11h40 (Oficina)

Onde:  EMEFM Professor Derville Allegretti - Endereço: R. Voluntários da Pátria, 777 - Santana - Zona Norte - São Paulo - SP

 

Quando: 01 de outubro de 2022 (sábado) - Horário: 14h (Oficina) - 16h e 19h (Espetáculo)

Onde: Instituto Pombas Urbanas - Endereço: Av. dos Metalúrgicos, 2100 - Cidade Tiradentes - Zona Leste - São Paulo - SP

 

Quando: 08 de outubro de 2022 (sábado) - Horário: 10h (Espetáculo)

Onde: EMEFM Professor Derville  Allegretti - Endereço: R. Voluntários da Pátria, 777 - Santana - Zona Norte - São Paulo - SP

 

Quando: 09 de outubro de 2022 (domingo) - Horário: 11h e 16h (Espetáculo) - 14h (Oficina)

Onde: Espaço de Cultura CITA - Endereço: Rua Aroldo de Azevedo, 20 - Campo Limpo - Zona Sul - São Paulo - SP

 

Quando: 30 de outubro de 2022 (domingo) - Horário: 19h (Espetáculo) 

Onde: Casa de Teatro Maria José de Carvalho CIA Heliópolis - Endereço: R. Silva Bueno - Ipiranga, Zona Sul, São Paulo - SP

 

Quando: 05 de novembro de 2022 (sábado) - Horário: 11h e 17h (Espetáculo) - 14h30 (Oficina)

Onde: Ocupação Artística Canhoba - Cine Teatro Pandora - Endereço: Rua Canhoba, 299 - Vila Fanton. Perus, Zona Noroeste - São Paulo - SP 

 

Quando: 06 de novembro de 2022 (domingo) - Horário: 11h e 16h (Espetáculo)

Onde: Território Okaracy Antropofágica - Endereço: Rua Leonel Martiniano, sn, Chácara Maria Trindade (em frente a antiga Kapper), Zona Oeste - São Paulo - SP

 

Quando: 12 de novembro de 2022 (sábado) - Horário:11h e  16h (Espetáculo)

Onde: Companhia Brava Endereço: Rua Vitório, 77 - Vila Prel - Zona Sul - São Paulo - SP

 

Quando: 19 e 20 de novembro de 2022 - Horário: espetáculos sábado às 19h e domingo às 16h 

Onde: CDC Vento Leste - Endereço: Rua Dr. Frederico Brotero, 60 - Cidade Patriarca - Zona Leste - São Paulo - SP

Comentários