Cia. Estrela D’Alva apresenta adaptação de conto de Dostoiévski em Cubatão, Santo André e Suzano

 Cia. Estrela D’Alva de Teatro apresenta “O Crocodilo” em Cubatão, Santo André e Suzano 

 


Adaptação do conto fantástico de Dostoiévski, a peça reflete sobre a ascensão do Capitalismo e o homem como uma vítima deste sistema que o seduz e aprisiona ao mesmo tempo. As apresentações serão gratuitas no Teatro do Kaos, Cine Theatro de Variedades, Paranapiacaba e Teatro Municipal Dr. Armando de Ré.

 

Cia. Estrela D’Alva apresenta adaptação de conto de Dostoiévski em Cubatão, Santo André e Suzano 

 

Em setembro e outubro, a Cia. Estrela D’Alva de Teatro, grupo de Santo André, realiza uma temporada de apresentações gratuitas do espetáculo “O Crocodilo” nas cidades de Cubatão, Santo André e Suzano.

 

Nos dias 23 e 24 de setembro de 2022, sexta-feira às 20h, sábado às 11h, as apresentações serão em Cubatão, no Teatro do Kaos. No dia 24 de setembro, às 8h, acontece a oficina gratuita “A Cenografia Metafórica, a construção da poética e da política através da imagem em cena”, com Mauro Martorelli.

 

Em Santo André, as apresentações serão nos dias 06 e 07 de outubro, quinta-feira às 20h, sexta-feira 16h e 20h, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, e em 08 de outubro (sábado), às 18h, no Galpão Ferroviário, na Vila de Paranapiacaba.

 

Na cidade de Suzano, o grupo realiza apresentações nos dias 13 e 14 de outubro (quinta e sexta-feira), às 20h, e promove a oficina gratuita “As máscaras do bufão no pensamento do ator”, coordenada por Carina Prestupa, no dia 14 de outubro, às 14h, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré.

 

A adaptação do conto fantástico de Dostoiévski conta a história de pessoas que, com a chegada do capital estrangeiro e a possibilidade de ascensão econômica, se desligam da organização coletiva para gerar lucro para outras pessoas, se engajando em um sistema que transita pela sedução e o aprisionamento.

 

Nesta metáfora, esses homens, mesmo que devorados por um crocodilo e tendo suas vidas devastadas, se satisfazem em viver sendo digeridos por esse grande animal, em uma nova organização de vida aparentemente satisfatória, porém limitada e castradora.

 

“O conto de Dostoiévski é um irresistível paralelo entre a chegada do progresso na Rússia no século XIX e o Brasil do século XXI, com a abrupta introdução dos modos de vida europeus, dando um salto na modernidade, porém formando estruturas que limitam o acesso a ela. Modernidade e capital que, vazios por dentro, fazem caber tudo que engolem”, comenta o grupo.

 

Além das apresentações, o projeto cria espaços de encontro e formação com Oficinas de Teatro e Política ministradas por artistas que participaram do processo de criação do espetáculo, promovendo reflexões sobre o teatro como espaço para elaboração de filosofia política. 

 

As ações realizadas em Santo André têm o apoio do Fundo de Cultura (2019) e Secretaria Municipal de Cultura de Santo André.

 

As ações em Cubatão e Suzano tem apoio do Edital PROAC Lab (Lei Aldir Blanc) 44/20210 da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo e Ministério do Turismo.

 

Informações: www.ciaestreladalva.com.br, www.facebook.com.br/ciaestreladalva ou @ciaestreladalva


Ficha técnica: Encenação, dramaturgia e atuação: Lígia Helena e Paulo Gircys | Trabalho de corpo e oficina: Carina Prestupa |Iluminação e Cenografia: Mauro Martorelli I Figurinos: Lídia Moura| Leitores provocadores e oficineiros: Judson Cabral, Marcio Castro, Michelle Lomba e Paula Carrara | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Operação de som: Carolina Ferraresi | Apoio Técnico e de produção: Arthur Hideki




 

SERVIÇO: Temporada do espetáculo “O Crocodilo”

Com Cia. Estrela D’Alva de Teatro

Sinopse: Um homem comum é engolido por um crocodilo. Ainda vivo, e gerando lucro a um estrangeiro dono do réptil, ele passa a vislumbrar a grande figura que poderá se tornar mantendo-se deitado de lado, com tempo suficiente para criar novos pensamentos para uma nova sociedade. A ascensão do crocodilo e do dono do crocodilo também poderá ser sua ascensão. Qual sociedade é possível existir se diante da primeira chance de se colocar confortavelmente deitados de lado, cedemos? Duração: 60 minutos

Classificação Indicativa: 12 anos - Grátis


Cubatão

Onde: Teatro do Kaos - Endereço: Praça Coronel Joaquim  Montenegro, 34, Largo do Sapo -Cubatão (SP)

Apresentações: 23 e 24 de setembro de 2022 - Horário: sexta-feira às 20h00 e sábado às 11h


Oficina “A Cenografia Metafórica, a construção da poética e da política através da imagem em cena”

Quando: 24 de setembro de 2022 (sábado) - Horário: 8h

Sinopse: No período da ditadura militar, uma geração de cenógrafos como Marcio Tadeu, Flávio Império, Gianni Ratto, José de Anchieta, Augusto Francisco entre outros, desenvolveu uma linguagem poética com a cenografia, traduzindo em imagens o que estava proibido de ser falado. O objetivo da oficina é refletir sobre como a cenografia pode contribuir na construção e ampliação do discurso político e social.

Coordenação: Mauro Martorelli 

Vagas: 30 - Inscrições: pelo e-mail ciaestreladalvadeteatro@gmail.com até 22 de setembro (enviar nome completo, idade e zap) - seleção por ordem de inscrição.

 

Santo André

Apresentações: 06 e 07 de outubro de 2022 - Horários: quinta-feira às 20h, sexta-feira 16h e 20h

Onde: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes - Endereço: Rua Senador Fláquer, 110, Centro

 

Apresentação em Paranapiacaba: 08 de outubro de 2022 (sábado) - Horário: 18h

Onde: Galpão Ferroviário - Endereço: Rua da Estação, s/n°(Ao lado da bica d'água) - Vila de Paranapiacaba

 

Suzano

Onde: Teatro Municipal Dr. Armando de Ré - Endereço: Rua General Francisco Glicério, 1354

Apresentações: 13 e 14 de outubro de 2022 (quinta e sexta-feira) - Horário: 20h

 

Oficina “As máscaras do bufão no pensamento do ator”

Quando: 14 de outubro de 2022 (sexta-feira) - Horário: 14h

Sinopse: Através de uma descoberta de si mesmo e do outro, estabelecem-se os primeiros contatos com a máscara do bufão, que ultrapassa os limites do cômico, pois toca em aspectos animalescos e terríveis do homem, aspectos trágicos. A oficina propõe vivências para o estudo do “bando”, do grotesco e da marginalidade. A potencialidade do bando de bufões que revela um aspecto irônico e crítico da sociedade. 

Coordenação: Carina Prestupa

Inscrições: por email ciaestreladalvadeteatro@gmail.com ou comparecendo no espaço 30 minutos antes.

Comentários