(24 e 25/9) Cia Fragmento de Dança apresenta o novo “Do Improvável” no Centro Cultural Olido

 

       Crédito: Marcela Guimarães


No último final de semana de setembro, dias 24 e 25/9, às 19h, a Cia Fragmento de Dança encerra a circulação da nova criação, Do Improvável, na Sala Paissandu do Centro Cultural Olido, localizado na região central de São Paulo. O trabalho tem nos sonhos matéria prima para ativar sensações e produzir conteúdos que expressam, por meio de sons, símbolos e metáforas, o momento de vida de cada um, individual e coletivamente. Os ingressos, gratuitos, serão distribuídos na bilheteria uma hora antes das apresentações.

Do Improvável inspira-se nos sonhos que passeiam no inconsciente de quem dorme e, também, nos sonhos da vigília de quem imagina outro mundo possível. Há quase dois anos, a Cia Fragmento de Dança vem “colecionando sonhos”; por meio da ação “Troco Sonhos por Danças”, muitas pessoas foram ouvidas nos diferentes espaços por onde esteve no entorno de sua sede. O registro, a escuta e a partilha de sonhos entre os artistas da Cia também acompanharam esse processo, junto a leituras do cientista Sidarta Ribeiro, que tem dedicado sua carreira a convencer as pessoas sobre a importância de sonhar.

Experiências vividas, sonhadas ou imaginadas se confundem, para que personagens magníficos se misturem a depoimentos sobre o cotidiano, fundindo quimera e mundo real. “A peça é sobre o agora, uma vontade de sonhar ou de aprender que os sonhos importam; neles, viajamos para tentar encontrar nossas sombras e desejos, e ouvir o que eles têm a dizer sobre nós”, arremata Vanessa Macedo, diretora da companhia e da montagem.

Em cena, os integrantes da companhia, Cristiano Saraiva, Diego Hazan, Maitê Molnar, Thainá Souza e Vinicius Francês, contam com mais quatro artistas – Bruna Betito, Gabriela Ramos, Emilene Gutierrez e Alessandro Mesquita –, que se revezam durante as apresentações. Sandro Borelli faz a luz e Thainá Souza também responde pela montagem e edição da trilha sonora. Daíse Neves assina o figurino e José Toro Moreno as máscaras de bichos.

A criação, entre outras ações, integra projeto contemplado pelo Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.




_________________________________________________________

Serviço

Do Improvável – Cia Fragmento de Dança

24 e 25/9 – sábado e domingo, 19h

Centro Cultural Olido – Sala Paissandu

Av. São João, 473 – 2º andar – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP

(11) 2899-7370

Classificação etária: 16 anos

Duração: 55min

Grátis – Ingressos distribuídos 1 hora antes das apresentações 

 

Cia Fragmento de Dança

Com direção de Vanessa Macedo, a Cia foi fundada em 2002, na cidade de São Paulo. Ao longo dos seus 20 anos de existência, foi contemplada pelos principais prêmios e editais de fomento à dança e participou de importantes festivais nacionais. Construiu uma linguagem estética autoral interessada em discutir performatividade do feminino, gênero, autoimagem e fricção vida e obra. Assuntos como dramaturgia na dança e autodepoimento na cena têm sido especialmente investigados em seus últimos trabalhos, pensando nas relações que memórias e experiências pessoais criam com e no outro.

 

Ficha Técnica

Concepção, coreografia e direção: Vanessa Macedo | Assistente de direção e coreografia: Maitê Molnar | Artistas Cia Fragmento de Dança: Cristiano Saraiva, Diego Hazan, Maitê Molnar, Thainá Souza e Vinicius Francês | Artistas Convidados: Gabriela Ramos, Bruna Betito, Emilene Gutierrez e Alessandro Mesquita | Iluminação: Sandro Borelli | Montagem e edição de trilha sonora: Thainá Souza | Pesquisa musical: Thainá Souza, Vanessa Macedo e Zé Caetano | Voz Off: Dona Dai, Isadora Macedo, Leticia Mantovani, Mônica P. Leal, Vanessa Macedo e Vinicius Francês | Figurino: Daíse Neves | Máscaras bichos: José Toro Moreno | Design gráficoLetícia Mantovani | Assessoria de imprensa: Elaine Calux | Produção: Luciana Venâncio (Movicena Produções)

 

Comentários