Teatro - Verdade, do Tablado SP, na Oficina Cultural Oswald de Andrade - 8 a 30 de agosto

 Grupo Tablado SP (antigo Tablado de Arruar) encena obra que desvenda relação de militares com o governo brasileiro atual recria ficcionalmente fatos e personagens reais da política nacional nos últimos anos, contando a história da ascensão ao poder de Jair Bolsonaro do ponto de vista dos militares.

Cena do espetáculo Verdade - Crédito da foto: Otávio Dantas

VERDADE, escrito e dirigido por Alexandre Dal Farra para o premiado grupo Tablado SP, coloca em cena os atores André Capuano, Alexandra Tavares, Clayton Mariano, Gabriela Elias e Nilcéia Vicente para uma nova temporada na Oficina Cultural Oswald de Andrade no período de 8 a 30 de agosto de 2022, às segundas e terças às 20h. As sessões são gratuitas, com distribuição de ingressos 1 hora antes da apresentação. A obra é resultado de pesquisa coletiva de mais de dois anos, em que o Tablado SP organizou debates, leituras cênicas e outras ações, com o apoio da Lei de Fomento para a Cidade de São Paulo. 

 

Estão na peça, além do já citado General Heleno, outras figuras do Exército Brasilleiro como os generais Hamilton Mourão, Eduardo Villas-Boas, Enzo Peri, Maynard Santa Rosa, Sérgio Etchegoyen, Carlos Alberto Santos Cruz, Edson Pujol e o coronel Paulo Malhães. E também personalidades da esquerda como no embate entre o ministro Aloizio Mercadante (Clayton Mariano) e a presidenta Dilma Rousseff (Alexandra Tavares), quando da assinatura da lei que veio a instaurar a delação premiada.

 

O foco é a atual militarização do poder em curso no país. No palco, são tratadas questões políticas tendo como objeto de estudo as estratégias contemporâneas utilizadas pelos militares brasileiros para a ocupação do poder no Brasil, cuja gênese remete à Lei da Anistia (1979) e à Comissão da Verdade (2011-14). Por isso, VERDADE busca olhar para os militares, com sua estrutura, a partir de hipóteses.

 

Um dos conceitos que veio à tona ao longo da pesquisa, e que norteia a escrita da obra, é o termo ‘guerra híbrida’, uma “guerra por procuração”, em que os verdadeiros agentes do conflito permanecem invisíveis, e que já está em andamento no Brasil, com o avanço de militares em várias esferas do Poder federal, de forma silenciosa, sem chamar a atenção. 

 


“(...) Verdade é um esforço criativo e ético na direção de desvelar o que jamais foi nem será comentado a partir de reuniões, encontros e iniciativas colocadas em movimento por generais da ativa e da reserva das Forças Armadas com o intuito de, a partir de sua própria ideia de guerra híbrida, imiscuir-se no poder e no comando do país. Ao Tablado SP interessa investigar (e preencher) as frestas da história. As cenas navegam entre o documento e os abismos entre intenção, palavra e ação. (...)” Amilton de Azevedo, no site Ruína Acesa


Costurando a vida real com a ficção




 

Saídos das páginas de política de qualquer noticiário recente, é no teatro que o público terá contato com ações que compõem estratégias que alguns identificam como sendo parte de uma guerra híbrida - no caso, efetuada para dentro do próprio país. Trata-se da tentativa de entender como se deu a ascensão do atual conservadorismo no país, a partir da ótica das Forças Armadas.

 

Tanto a encenação, quanto a dramaturgia da obra se instauram por meio de um olhar que procura supor acontecimentos, situações, maneiras de pensar. Com um pressuposto documental, a obra narra momentos concretos da história recente do Brasil. “Evidentemente que não tivemos, e não teremos, acesso ao que realmente ocorreu nesse dia, nessa sala de comando. Então, nos pusemos a imaginar hipóteses, para esta situação, e para todas as que se seguem”, explica Dal Farra.

 

“O que o ponto de vista dos militares poderia nos dizer? Esta, a pergunta central que VERDADE procura se colocar, sem ironia, sem pressupostos, sem julgamentos, sem certezas. É, no entanto, só depois de um bom tempo de peça, onde vamos como que tentando retirar as camadas mais conhecidas, as nossas certezas sobre os militares, descascando-as aos poucos, e só depois é que se torna possível, talvez, tentar de fato imaginar algo do seu olhar sobre nós”, continua o diretor.

 


 

(...) “VILLAS-BOAS: A ameaça não é para a gente, ninguém tem medo de nada. É para os filhos a ameaça. MOURÃO: Sim, as pessoas pensam nos filhos. Qualquer pessoa pensa em um filho. VILLAS-BOAS: Anota. AUXILIAR: Sim, comandante.” (...) Trecho da peça Verdade

 


 


Sinopse

Partindo de situações e personagens reais em momentos decisivos da história recente, e procurando rastrear, desde 2005, o papel do Exército Brasileiro nessas transformações, VERDADE refaz os caminhos da ascensão de um dos maiores exemplos mundiais da extrema direita contemporânea no poder, imaginando situações que jamais teremos como acessar.

 

Tablado SP

O grupo Tablado SP(antigo Tablado de Arruar) foi criado em 2001 sempre se debruçou em assuntos e pesquisas extensas que geraram trabalhos autorais profundamente ligados à realidade política brasileira. Para dar continuidade à pesquisa que vem desde 2011 abordando assuntos diretamente políticos e que resultaram em obras polêmicas como Mateus,10 e a Trilogia Abnegação, com textos de Alexandre Dal Farra (vencedor do prêmio Shell, indicado a APCA, Governador do Estado de SP, entre outros), o grupo - que ainda conta com Clayton Mariano e Ligia Oliveira -, completa duas décadas de fundação com projeto VERDADE.

 

Ficha Técnica

Texto e direção: Alexandre Dal Farra

Atores: André Capuano, Alexandra Tavares, Clayton Mariano, Gabriela Elias e Nilcéia Vicente

Cenário: Alexandre Dal Farra, Stéphanie Fretin e Camila Refinetti

Luz: Wagner Antonio

Assistência de Iluminação: Dimitri Luppi

Figurinos: Victor Paula

Operação de Som e Vídeo: Julian Santos

Operação de Luz: Julia Orlando

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Comunicação - Marcia Marques - Carol Zeferino - Daniele Valério

Produção: Corpo Rastreado - Leo Devitto

Idealização: Tablado SP

Este projeto foi realizado com o apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço

VERDADE

De Alexandre Dal Farra, com Tablado SP

Temporada: de 8 a 30 de agosto de 2022, segundas e terças às 20h. 

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro - São Paulo)

Ingressos: Gratuitos – Distribuição de ingressos 1 hora antes da apresentação

Duração: 100 minutos Recomendação: 14 anos Lotação: 35 lugares

 

Para seguir o Tablado SP nas redes:

https://www.instagram.com/tablado_sp/

https://www.youtube.com/c/TabladodeArruar

https://linktr.ee/tablado_sp

https://www.tabladodearruar.com/

 

Comentários