Teatro, dança e bate-papo fazem a Terça Aberta no Kasulo de agosto

 

                         Cenas de “Éter”, de Camila Venturelli e Julia Teles

A Terça Aberta no Kasulo, que acontece no próximo dia 23 de agosto, às 19h, traz duas criações: “Chá de bebê”, um encontro físico do corpo que não pode e não quer ter filhos com a vulgaridade de um evento comum às gestantes, concebido pela atriz Giovanna Paiva, e “Éter”, investigação acerca dos gestos e suas possibilidades compositivas no encontro entre as linguagens da dança, de Camila Venturelli, e da prática musical, de Julia TelesA entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados no link: https://www.ciafragmentodedanca.com.br/programacao-terca-aberta.

Com direção de corpo e provocação cênica de Tadzio Veiga, Giovanna Paiva reúne, neste seu “Chá de bebê”, aspectos melancólicos de uma realidade imaginada, alguma nostalgia dos registros da infância em vídeo, somados a uma absurdidade típica do universo familiar-infantil. Com esses materiais autobiográficos e autoficcionais, faz uma reflexão pessoal sobre como uma feminista, que cresceu com um paradigma de corpo, sexo e sexualidade divergente do de seus pais, projeta sua família.

Em “Éter”, as performers Camila Venturelli e Julia Teles experimentam os gestos no entorno do instrumento eletrônico theremin, que permite interação via campo eletromagnético (e "no ar", sem contato físico direto), estabelecendo relações que, em diversos momentos, se tornam audíveis. Os gestos gerados perpassam o imaginário do invisível e borram as fronteiras entre o gesto dançado, o gesto sonoro e o gesto cotidiano.

Como já acontece habitualmente, após as apresentações, as artistas conversam com o público, com mediação da atriz Janaina Leite, diretora do Grupo XIX de Teatro, e da bailarina e coreógrafa Vanessa Macedo, que dirige a Cia Fragmento de Dança, curadoras do projeto.

Ação realizada pela Cia Fragmento de Dança, através do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Pauloa Terça Aberta no Kasulo tem como proposta receber artistas para compartilhamento de trabalhos em processo de criação.

_____________________________________________________________

Serviço

Terça Aberta no Kasulo – Cia Fragmento de Dança

23/8 (terça-feira), das 19h às 21h

Com: Giovanna Paiva (“Chá de bebê”); Camila Venturelli e Julia Teles (“Éter”).

Mediação: Janaína Leite (Grupo XIX de Teatro) e Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).

Kasulo - Espaço de Cultura e Arte

(Rua Souza Lima, 300, Barra Funda, Metrô Marechal Deodoro - Linha Vermelha – Tel: 11 3666 7238).

Capacidade: 40 lugares 

Ingressos Gratuitos - Retirada antecipada  https://www.ciafragmentodedanca.com.br/programacao-terca-aberta .

Duração: 60 min. + bate-papo | Classificação Indicativa: 18 anos

www.ciafragmentodedanca.com.br

www.instagram.com/fragmentodedanca 

www.facebook.com/CiaFragmentoDeDanca

www.youtube.com/ciafragmento2 

 





Um pouco das artistas


Atriz e performer, Giovanna Paiva pesquisa, em seu mestrado pelo Instituto de Artes da UNESP, com apoio da CAPES, a experiência do real no teatro contemporâneo e medieval. Fazendo uso de materiais autobiográficos e autoficcionais, suas criações habitam os espaços entre o teatro, a performance e o happening. A artista desenvolve trabalhos em núcleos de pesquisa e grupos de teatro independente de São Paulo com ênfase na linguagem performativa e na matéria do real como dispositivo de criação.  

Bailarina, coreógrafa, pesquisadora e professora de dança, Camila Venturelli é Mestre em Artes Cênicas (ECA-USP) e bacharel em Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP). Dirige o Laboratório de Manuseio Coreográfico, plataforma de pesquisa e criação sobre o gesto e composição coreográfica. Julia Teles é compositora, técnica de som e thereminista. Mestranda em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP), Bacharela em Música-Composição Eletroacústica (UNESP), pós-graduada em Música e Imagem (FASM). Toca theremin, instrumento controlado através de duas antenas de metal, que oscilam a frequência e amplitude sonora conforme a posição das mãos

 

Comentários