Projeto Oficina Videointeratividade Descolonial

 

No marco dos 200 anos de independência do Brasil, a Oficina Videointeratividade: Descolonial visa aproximar jovens de escolas públicas do Rio de Janeiro ao debate sobre descolonização. Onde podemos materializar a Independência da metrópole no Brasil de hoje? Quais as fronteiras entre Independência e descolonização? 

Através dos exercícios de pesquisa e criação audiovisual, os alunos são convidados a mergulhar em suas raízes e a reconhecer as históricas relações de poder que atravessam a região onde moram/estudam. A pesquisa culmina na criação de três curtas-metragem que lançam o olhar dos jovens sobre as brechas ao processo colonial percebidas atualmente no seu território.

A formação audiovisual é baseada na metodologia Videointeratividade - desenvolvida e implementada em mais de 120 escolas brasileiras desde 2009. Ao longo de 40h, os alunos aprendem saberes e técnicas de pesquisa, linguagem audiovisual, filmagem e edição, incluindo trabalho de campo.

 


Nos meses de agosto e setembro, a Oficina está sendo realizada na Escola Municipal Mario Fernandes, situada em Senador Camará, zona oeste da cidade. 

Que pistas sinalizam continuidades do processo colonial na zona oeste do Rio e onde percebemos brechas, resistências históricas?

Os documentários resultantes das oficinas serão disponibilizados ao grande público nas redes sociais do projeto.

Sobre a Praga Conexões

Criada em 2009, no Rio de Janeiro, por Maria Pereira e um grupo de jovens universitários, a Praga Conexões tem como missão contribuir para a justiça cognitiva e social por meio de intervenções educacionais baseadas nas artes e na cultura. A atuação em parceria com universidades, produtoras, escolas, associações, coletivos e órgãos públicos caracteriza sua prática, marcada pela articulação de redes.


Comentários