Premiado espetáculo interativo do Projeto Mov_oLA volta aos palcos no Centro Cultural Olido

 Projeto Mov_oLA realiza temporada gratuita do premiado espetáculo Devolve 2 horas da minha vida”

Com pausas para selfies, trilha sonora ao vivo e interação com a platéia através de um aplicativo de celular, o Projeto Mov_oLA propõe uma experiência interativa unindo dança, música, audiovisual e o universo digital. 


Premiado espetáculo Devolve 2 horas da minha vida” do Projeto Mov_oLA volta aos palcos no Centro Cultural Olido


De 06 de setembro a 06 de outubro de 2022, às terças, quartas e quintas-feiras, sempre às 20h, o Projeto Mov_oLA (@projetomovola), uma plataforma de criação em dança e multimídia que tem à frente o diretor, coreógrafo e videomaker Alex Soares (@alexsoares_81), realiza uma temporada gratuita de “Devolve 2 horas da minha vida”, no Centro Cultural Olido, na Avenida São João, 473, Centro Histórico de São Paulo.


Integrando a dança a outros formatos, sobretudo o audiovisual e o digital, o espetáculo “Devolve 2 horas da minha vida” propõe uma releitura do clássico Janela Indiscreta (1954), de Alfred Hitchcock (1899-1980) transposta para os dias atuais. 


Com pausas para selfies e diante da possibilidade de interação simultânea por meio de um aplicativo especialmente criado para o projeto, o público é questionado e convidado a usar seus aparelhos de celular durante a apresentação.

 

Além do aplicativo criado para o espetáculo, os óculos VR Google Cardboard aparecem para que o público possa interagir em algumas cenas, tornando-se observador de uma janela virtual.


“É com esse olhar para nosso tempo que a coreografia procura um diálogo com a referência do cinema. Como no filme, sondamos os personagens, suas diferentes narrativas e seus estados: solitários, festivos, unidos ou desunidos, carentes ou alegres, um panorama, em diferentes ordens, do que vivemos”, comenta o diretor Alex Soares. 

 

A trilha sonora é executada ao vivo pelo pianista César Aranguibel, o figurino é de Cassiano Grandi e o cenário de Wilson Aguiar.

Concebido em 2016, quando contemplado pela 18ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança, o espetáculo “Devolve 2 horas da minha vida” recebeu diversos prêmios e indicações, como o Prêmio APCA 2016 de melhor espetáculo de dança, Prêmio do Júri Guia Folha de SP de melhor espetáculo de dança, Prêmio Governador do Estado de SP como melhor espetáculo de dança, foi finalista do Prêmio Bravo! de cultura como melhor espetáculo de dança e sua versão online foi indicada ao APCA 2021 de melhor espetáculo (Não Presencial) – Versão Filme.




A montagem agora volta aos palcos em uma temporada gratuita que integra as ações do projeto “Manutenção Projeto Mov_oLA 2022”, contemplado pela 30ª Edição do Fomento à Dança para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.  

Sobre o Projeto Mov_oLA


Concebido em 2008, o Mov_oLA é um projeto de criação multimídia em dança contemporânea, idealizado por Alex Soares, coreógrafo e videomaker, que se inspira no conceito das antigas moviolas (máquinas que permitiram editar os filmes com a chegada do cinema sonoro, transformando as fotografias em imagens de movimento total), para integrar a dança com outros formatos digitais e redes sociais, através da internet, da videodança e das artes visuais.


Com o apoio de um núcleo de artistas, entre bailarinos e técnicos das artes cênicas, funciona como uma incubadora de projetos, sempre buscando propostas inéditas, com o intuito de fortalecer e agregar novas plateias para o cenário da dança contemporânea.


Ao longo dos seus 14 anos de atividades, o Mov_oLA contabiliza 8 criações próprias, duas remontagens de coreografias do próprio Alex Soares, além de um curta-metragem e algumas videodanças, que já foram apresentados em mais de vinte cidades do Brasil, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará e algumas cidades da Argentina.


Mais informações: www.facebook.com/projetomovola ou www.instagram.com/projetomovola


Assista o teaser: https://vimeo.com/201756707

 

FICHA TÉCNICA: Direção e Concepção: Alex Soares | Assistente de Direção: Paula Zonzini | Elenco: Armando Aurich, Átila Freire, Caroline Zitto, Ícaro Freire, Maria Basulto, e Natacha Takahashi | Músico convidado: César Aranguibel | Vídeos: Alex Soares | Design de Luz e Operação: Rossana Boccia | Design de Som: Alex Soares | Músicas: “Future Kings” - Gogol Bordello, “Self” - Hildur Gudnadottir, “My heart’s in the highlands” - Arvo Pärt | Cenário: Wilson Aguiar | Figurino: Cassiano Grandi | Produção: Leo Mattos/ Filemon 7 Produção Ltda | Fotografia: Clarissa Lambert | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini |  Desenvolvimento de App: Alex Soares




SERVIÇO: “Devolve 2 horas da minha vida”

Com Projeto Mov_oLA

Temporada: 06 de setembro à 06 de outubro de 2022 (nos dias 20, 21 e 22 de setembro não haverá apresentações)

Quando: 06, 07 e 08 de setembro 

13, 14 e 15 de setembro

27, 28 e 29 de setembro

04, 05 e 06 de outubro

Horários: Terças, Quartas e Quintas- feiras, às 20h

Onde: Sala Paissandu - Centro Cultural Olido 

Endereço: Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01035-000

Entrada gratuita com retirada de ingresso 1h antes

Classificação Indicativa: Livre

Comentários