Oportunidade! Educação e Cultura promove terceiro bloco de oficinas formativas em agosto, setembro e outubro


 Educação e Cultura promove terceiro bloco de oficinas formativas em agosto, setembro e outubro

O projeto segue com inscrições abertas para oficinas presenciais 

de Dança, Canto e Prática de Palco, no IESB Ceilândia.


Entre agosto e outubro, o projeto de capacitação Educação e Cultura realiza sua terceira etapa formativa com oficinas de Dança, Canto e Prática de Palco, ainda visando a proposta de montar e apresentar um espetáculo, ao fim da formação, com seu próprio alunado. 

A organização abre inscrições para cursos presenciais  no Centro Universitário IESB (Campus Ceilândia) de acordo com a seguinte programação: 


  • Dança com José Calixto (30h) – 09, 11, 16, 18, 23, 25 e 30/08; e 01,06, 08/09, das 14h30 às 17h30;

  • Canto com Thaís Uesugui (30h) – 25 e 30/08; 1, 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27, 29/09; e 4, 6, 11, 13/10, das 19h às 21h;

  • Prática de Palco com Rafael Soul (30h) – 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27, 29/09; e 4, 6, 11,

13/10, das 14h30 às 17h30.

Este projeto é realizado pela Associação Cresce DF, tem fomento da Secretaria Especial do Ministério do Turismo e apoio da Central Única das Favelas DF (Cufa DF).


Ministrantes e cursos


Com um corpo de ministrantes altamente qualificado, o Educação e Cultura atende à comunidade interessada em ampliar ou dar início a suas formações nos âmbitos artísticos referidos, buscando efetivar a teoria com a prática, tanto em classe como na apresentação final a ser realizada ao fim do projeto. Para esse bloco, o corpo discente conta com três personalidades com portfólios de destaque e suas respectivas áreas de atuação:




José Calixto: deu início a sua carreira em Salvador, em 1978, na escola de Ballet do Teatro Castro Alves, tendo aulas, com Carlos Morais, de ballet clássico, moderno e dança afro contemporânea. Logo em seguida, passou a fazer dança afro e dança contemporânea com o grande mestre King (primeiro bailarino negro do Brasil). Teve aulas também, na mesma escola, com os mestres da companhia de dança Alvin Nelly. Depois disso, foi chamado para ser bailarino da companhia de dança Frutos Tropicais, formada somente por homens. Nos anos posteriores, fez parte da Cia Origem, coordenada pelo grande coreógrafo, Augusto Omolú, por Armando Pequeno e por Fexinha. Com todo esse portfólio, atuou no Grupo Viva Bahia, no Balé Folclórico da Bahia e em diversas escolas de dança de Brasília como Dancing, Espaço Boca e Unique. Foi ainda coreógrafo do grupo Malcolm X e montou os projetos SOS Bailarinos do Centro Oeste e Meia Ponta. Por fim, foi diretor geral da companhia de dança Soues Ub por 5 anos.

Dança: a capacitação é dividida em três partes – Dança Afro-religiosa, que inclui Dança dos Orixás e seus Itãs (lendas); Dança Afro-folclórica e sua história no Brasil; e Dança Afro Contemporânea, que engloba diversas técnicas. As aulas sempre contarão com um trabalho de até 40 minutos de aquecimento e de consciência corporal, para evitar lesões durante as práticas. E, ao final de cada encontro, será montada uma coreografia distinta.



Thaís Uesugui: está na cena artística local desde 1997, como cantora, produtora, atriz e na direção criativa de diversos projetos. Desenvolveu estudos em Teatro Musical com os maestros Vladmir Fiuza, Marconi Araújo e Michelle Fiuza. É uma das fundadoras da Associação de Livres Espetáculos de Brasília (ALEBRA), do Dinner Show e da Escola de Teatro Musical de Brasília (ETMB). Fez parte do elenco de companhias como o Cine in Show, Broadway Brasil e Consulado do Som; do corpo docente da Casa de Artes OperÁria; e de duas edições do projeto “I’ll be there (tributo a Michael Jackson)”, onde teve a oportunidade de cantar ao lado de grandes nomes da música brasileira como GOG e Milton Guedes. Ao longo dos anos participou de diversas bandas e festivais como três edições do Porão do Rock e Brasil Clube, com público superior a 20 mil pessoas. Em 2008 lançou o CD Japonêga, com grande aceitação do público e da mídia especializada Além de ser professora de técnica vocal e interpretação da Escola de Teatro Musical de Brasília, realiza a produção executiva e artística e é responsável pela cenografia em todos os espetáculos da mesma. Em 2017 foi agraciada com o fomento da Secretaria de Cultura e do Fundo de Apoio a Cultura - FAC para a realização de seu primeiro espetáculo musical autoral Agreste.

Canto: o conteúdo programático está centrado em noções básicas de higiene e saúde vocal, noções básicas de canto coral, fundamentos sobre a importância do aquecimento e da preparação para a fala e para o canto, além de um estudo sistemático de canções que serão executadas na apresentação final.




Rafael Soul: é ator, diretor, produtor cultural e professor licenciado pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes em Brasília (2010). É especialista em Direção Teatral, com formação Lato Sensu na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (2011) e Mestre em Práticas e Processos de Artes pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Atuou como ator em diversos espetáculos como Perdoa-me por me traíres (2007), dirigido por Bárbara Tavares, Roberto Zucco (2008), dirigido por Túlio Guimarães e Peter Pan para os já crescidos (Versão 2013), dirigido por Luana Proença. Atuou em musicais como Ópera do Malandro (2015), dirigido por Elia Cavalcante e Lisbela e o Prisioneiro (2018), dirigido por Elia Cavalcante. Coordenador da Cia. Fábrica de Teatro desde 2010, trabalhou como ator, diretor e produtor. Participou dos Festivais Internacionais ENTEPOLA, FIETPO, FIACPO, ELTI, do Festival Internacional de Teatro Popular de Carabobo e do Festival de Brasília da Boa Comédia Brasileira. Produziu a Mostra Fábrica de Teatro (2011), o videoclipe Eu quero falar (2011), numa parceria com a TV Globo Brasília, os ensaios fotográficos [Nu] Objeto (2014), Que gosto tem seu beijo? (2015) e Boa Sorte: um ensaio (2015), todos em parceria com o fotógrafo Daniel Fama.

Prática de Palco: a oficina oferece uma vivência na prática de alguns princípios e procedimentos cênicos, envolvendo as linguagens artísticas que foram estudadas durante o projeto Educação e Cultura como audiovisual, canto,  cenografia, dança, empreendedorismo, fotografia, produção, roadie e teatro. A proposta visa a conexão entre as áreas de forma transversal para potencializar seus efeitos e sua apreciação, durante o compartilhamento com o público pela linguagem artística.


Serviço: Educação e Cultura – Terceira Etapa.

Local: Centro Universitário IESB – Campus Ceilândia.

Inscrições: http://crescedf.com.br/site/?p=2860

--

Comentários