Ocupação Artística Canhoba tem programação gratuita para diferentes faixas etárias em agosto

 O polo multicultural promove a oficina “Dramaturgia: Da ideia ao texto” com César Baptista, apresentação da peça infanto juvenil “Nina e a cidade que perdeu o vento”, com o Grupo Pandora de Teatro, e o “Dia do Brincar: Diversidade, pluralidade e infâncias”, ação da biblioteca comunitária do espaço.



Ocupação Artística Canhoba promove oficina de dramaturgia, peça teatral e contação de histórias 


No mês de agosto, a Ocupação Artística Canhoba (@ocupacaoartisticacanhoba), polo multicultural localizado em Perus, Zona Noroeste de São Paulo, realiza a “Canhoba Recebe”, uma programação gratuita com atividades culturais voltadas para crianças, jovens e adultos. 


No dia 27 de agosto de 2022 (sábado), às 15h, com entrada gratuita, o Grupo Pandora de Teatro apresenta o espetáculo infanto juvenil “Nina e a cidade que perdeu o vento”, que fala com crianças e jovens sobre a pandemia da COVID-19, retratando com sensibilidade os desafios e a realidade de pessoas que, em razão do trabalho, não puderam manter-se em isolamento social durante este período.


Observando o contexto de entregadores de delivery, médicos, catadores de recicláveis e outras pessoas, durante a pandemia, crianças e jovens são convidados a refletirem sobre esse momento complexo vivido pela Humanidade, para assim apontar para um futuro de reencontros possíveis.


Com uma dramaturgia criada coletivamente, “Nina e a cidade que perdeu o vento” explora os impactos da pandemia nas periferias, apostando no lúdico e poético para construção de uma narrativa fantástica, em uma jornada pelo Brasil em meio a COVID-19. 


O espetáculo busca no espaço público uma forma de cultivar convívios e celebrar as alegrias possíveis nesse momento tão denso da pandemia de Covid-19 no Brasil, a partir do ponto de vista de um coletivo de teatro que reside na periferia da cidade de São Paulo, mais necessariamente no bairro de Perus


“Fomos para a rua em busca do encontro a céu aberto, nos parques, praças e escolas, e da alegria de voltar a apresentar teatro. O público alvo surge de uma vontade de falar sobre esse período com as crianças após o isolamento social, a distância das amizades, da escola, as mudanças na rotina e até a perda de entes queridos” afirma Lucas Vitorino, diretor do espetáculo.





E dando continuidade às ações da Biblioteca Comunitária da Ocupação Artística Canhoba voltadas ao público infanto-juvenil, no dia 28 de agosto (domingo), das 10h às 14h, acontece o “Dia do Brincar: Diversidade, Pluralidade e Infâncias”. Um dia de histórias, brincadeiras e reflexões com participação da Bibliotecária Carol Araujo, da Drag Queen contadora de histórias Helena Black e do Coletivo Artístico Queer. A ação é gratuita e faz parte da programação “Estéticas das periferias - 2022”


Nos dias 25 e 30 de agosto de 2022 (quinta e terça-feira), das 14h às 17h, acontece a Oficina “Dramaturgia: Da ideia ao texto”, que será ministrada por César Baptista, diretor, dramaturgo, roteirista, ator e professor. Uma proposta de introdução à escrita dramatúrgica, para jovens e adultos com idade a partir de 16 anos.


As ações fazem parte do projeto "Estatísticas dos Pássaros" realizado com apoio da 36° Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura.

 

Mais informamações: www.facebook.com/ocupacaoartisticacanhoba ou @ocupacaoartisticacanhoba

www.facebook.com/grupopandora.deteatro e @grupo_pandora_de_teatro

SERVIÇO: Programação “Canhoba Recebe” em Perus

Onde: Ocupação Artística Canhoba - Endereço: Rua Canhoba, 299 - Vila Fanton, Perus - São Paulo - SP


Espetáculo “Nina e a cidade que perdeu o vento”

Com Grupo Pandora de Teatro

Classificação indicativa: Livre - Grátis

Sinopse: Nina, uma garota que trabalha com entregas durante a pandemia no Brasil, parte em sua jornada fantástica para levar uma importante encomenda até um lugar muito distante, a cidade que perdeu o vento. Duração: 70 minutos

Quando:  27 de agosto de 2022 (sábado) - Horário: 15h 


Dia do Brincar: Diversidade, Pluralidade e Infâncias

Com Biblioteca Comunitária da Ocupação Artística Canhoba

Classificação indicativa: Livre - Grátis

Sinopse: Dando continuidade a ações voltadas ao público infanto-juvenil, a Ocupação Artística Canhoba convida a comunidade para um Dia do Brincar com histórias, brincadeiras, reflexões e convidados especiais. A ação faz parte da programação “Estéticas das Periferias -2022”. 

Duração: 04 horas.

Participação especial: Carol Araújo é articuladora cultural, técnica em biblioteconomia social, artista educadora, produtora cultural, gestora e assistente de produção da biblioteca comunitária Ocupação Artística Canhoba. É empreendedora do brechó “Bazar Lá em Casa”, faz parte do Coletivo Olhares Urbanos, integra o projeto “Brincantes em Ação” e atua em parceria com o Coletivo Queer.

Helena Black - Uma Drag Queen contadora de histórias que percorre o mundo ouvindo relatos e os carregando na sua mala de caixeira viajante. Quem dá vida a ela é Paulo Reis, ator, produtor, arte-educador e drag queen. Formado pela Faculdade Paulista de Artes e integrante do Grupo Rosas Periféricas.

Coletivo Artístico Queer - Com 6 anos de existência, o coletivo é formado em sua maioria por artistas LGBTQIAP+ que por meio de ações poéticas traz à luz problemas sociais para promover a diversidade.  O Coletivo conta em seu histórico com mais de 20 ações poéticas feitas pela cidade de São Paulo.

Quando:  28 de agosto de 2022 (domingo) - Horário: das 10h às 14h. 




 

Oficina “Dramaturgia: da ideia ao texto”

Coordenação: César Baptista

Classificação indicativa: 16 anos - Grátis

Inscrições abertas em: https://forms.gle/16LL15kT58t5m42t9

Sinopse: A oficina tem como objetivo estudar e analisar procedimentos e mecanismos da dramaturgia contemporânea, que possibilitem aos participantes desenvolver um primeiro material escrito como ponto de partida para o futuro desenvolvimento de um texto teatral. 

Duração: 02 dias - 03 horas por encontro - Carga horária total: 06 horas

Breve currículo: CÉSAR BAPTISTA é diretor, dramaturgo, roteirista, ator e professor. Mestre em Artes Cênicas pela USP. Graduado em Letras pela Fundação Santo André. Formado como ator pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Cursou roteiro na EICTV de Cuba. Atualmente é Professor da Graduação e Pós-graduação da Belas Artes. Já lecionou na UNESP, SP Escola de Teatro e MT Escola de Teatro. Fez parte da Coordenação do Núcleo de Dramaturgia do SESI/SP.

Quando: 25 e 30 de agosto de 2022 (quinta e terça-feira) | Horário: das 14h às 17h






Comentários