MITSp no Festival de Edimburgo | Até 28/08

 Teatro | Internacionalização das artes cênicas brasileiras

MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo participa do Edinburgh Fringe Festival

 

Em mais um passo na internacionalização das artes cênicas brasileiras, a Mostra é parceira na curadoria na missão do CreativeSP - Programa de internacionalização da economia criativa paulista, durante o festival escocês, entre os dias 3 e 28 de agosto


Cena de Isto é um negro?, que se apresenta no Summerhall, um dos principais espaços do Edinburgh Fringe Festival. Foto: Rodrigo Costa

A MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo participa durante o mês de agosto em duas ações no Edinburgh Fringe Festival, como parceira na curadoria da terceira missão do CreativeSP - Programa de internacionalização da economia criativa: a apresentação da peça Isto é um negro?, da Cia EQuemÉGosta?, e uma série de encontros entre artistas, instituições paulistas e produtores internacionais.

A participação neste que é considerado um dos maiores festivais de teatro do mundo é mais um passo no fortalecimento das ações da MITsp no projeto de internacionalização das artes cênicas brasileiras. Há alguns anos, os idealizadores da MITsp, Antonio Araujo (Teatro da Vertigem) e Guilherme Marques (Ecum - Encontro Mundial das Artes Cênicas), diretor artístico e diretor geral de produção, respectivamente, apresentam ações para o apoio de artistas brasileiros na circulação, no desenvolvimento e na sustentabilidade das linguagens artísticas.

“A MITsp, por meio da Plataforma MITbr, procura fomentar e promover grupos e artistas nacionais, que privilegiam espetáculos com pesquisa experimental e investigação da linguagem cênica. Com esse princípio, há alguns anos, a Mostra vem se debruçando sobre o debate de internacionalização”, coloca Guilherme Marques.

Edinburgh Fringe Festival

Nesta edição do Festival, a cia EQuemÉGosta? apresenta Isto é um negro?espetáculo visto na Plataforma MITbr em 2019 e única peça brasileira no Fringe. Além da missão paulista, a Organização dos Estados Ibero-americanos é correalizadora da exibição de 16 sessões da obra, em cartaz de 03 a 28 de agosto, no Summerhall - um dos principais teatro do evento, com foco em trabalhos experimentais e autorais, sempre às quartas, quintas, sábados e domingos.

Entre os dias 24 e 28 de agosto, a MITsp também é parceria na promoção dos encontros entre a delegação de instituições artísticas/culturais paulistas selecionadas pelo Creative SP (Lusco-fusco, Iracema, Outra margem, Périplo, Parlapatões, Cena Aberta, Corpo Rastreado, Gattu, Amigos da Arte e Cia Trilha da Arte) e nomes do setor cultural escocês e internacional. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP e da InvestSP, com foco na internacionalização de empresas paulistas do setor, geração de negócios e atração de investimento estrangeiro.

“A missão do programa Creative SP ao Festival de Edimburgo tem dois objetivos: estimular a internacionalização das empresas paulistas das áreas de teatro e dança e posicionar São Paulo como um centro global de economia criativa e produção cultural. Temos muitos ativos relevantes nessa área e precisamos mostrar. Nada melhor do que estar no maior evento de performing arts do mundo para fazer isso. Nossa diversidade, nossa criatividade e nosso empreendedorismo são diferenciais competitivos que devem ser mais conhecidos globalmente. O público do festival terá a oportunidade de conhecer um exemplo do talento paulista com a apresentação da peça “Isto é um Negro?”, a única produção brasileira na programação do evento”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão.

“A MITsp está empenhada na internacionalização das artes cênicas do Brasil tanto com a MITbr, apresentando obras brasileiras para programadores internacionais durante as nossas Mostras em São Paulo, como também na colaboração com entidades na Europa, como o Festival Proximamente KVS, na Bélgica, e o Fringe Festival, em Edimburgo”, coloca Rafael Steinhauser, diretor institucional da MITsp, que acompanha a delegação brasileira no evento.

Serviço
Isto é um negro?, da Cia Equemégosta?
De 03 a 28 de agosto, de quarta a domingo, às 19h.
Summerhall, Edimburgo

 



 

Comentários