João Donato lança novo álbum: Serotonina

      Natura Musical apresenta: Serotonina, novo álbum de João Donato

João Donato, com extremo vigor na juventude dos seus 88 anos, lança em agosto de 2022, com patrocínio da Natura Musical, seu novo disco de canções inéditas: “Serotonina”.


Escute aqui



Fotos : Pedro Palhares

Um dos maiores compositores da música brasileira, um dos maiores pianistas do jazz mundial, com discografia adorada em todo o planeta, Donato lança seu primeiro álbum solo de canções inéditas em 20 anos, com dez temas escolhidos a dedo em seu acervo histórico, e estreia novas parcerias com compositores como Céu e a lendária forrozeira Anastácia, que participam do disco cantando seus temas com Donato, além de letras de Rodrigo Amarante, Mauricio Pereira, Felipe Cordeiro, os poetas Jorge Andrade e Arruda, e o produtor do disco, Ronaldo Evangelista. Dez novos hits para a discografia de Donato, canções saborosas e carinhosas, leves e dançantes, pop bombonzinho dentro da sua sofisticação jazzy que todo mundo ama. “Serotonina” chega hoje nas plataformas de música, via edital Natura Musical. 


Inspirado pela ideia da música como cura, antidepressivo holístico encontrado na natureza, a busca pelo carinho molecular da serotonina foi não só título, como tema, conceito e filosofia para Donato no novo disco: “Serotonina é a substância do prazer, do bem-estar. E uma boa música pode trazer tanto prazer que é como uma dose de serotonina pura, 10ml, na veia, de manhã e em jejum! Então, o importante é tocar músicas que trazem essa serotonização, pra ouvir e se encharcar de prazer. Se você for na farmácia e perguntar se vende felicidade, vão te responder: não. Mas se você ouvir esse disco, é uma receita para felicidade sem contra-indicação.”


Com a naturalidade de quem canta músicas que traz dentro de si há décadas e o bom humor de saborear novas letras passeando por seu imaginário particular, Donato passeia por céu azul e maré, flor e passarinho, bombom e doce de amora, com todo o charme da sua tradicional voz preguiçosa e carinhosa, enquanto esbanja musicalidade no piano Fender Rhodes e nos arranjos, lembrando a sonoridade e o bom humor de seus discos clássicos dos anos 70 como “Quem é Quem” e “Lugar Comum”, embalado por grooves criativos, coros, sopros e risos, sempre em busca da serotonização.


Ao longo de 17 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 150 projetos no âmbito nacional, como Lia de Itamaracá, Mariana Aydar, Jards Macalé e Elza Soares.

 

“Nós acreditamos no impacto transformador que a música pode ter no mundo. E os artistas, bandas e projetos de fomento à cena selecionados pelo edital Natura Musical têm essa potência de mobilizar o público na construção de um mundo mais bonito, cada vez mais plural, inclusivo e sustentável”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding. 





SOBRE DONATO


Músico, arranjador, compositor (e cantor, com todo seu charme de não-cantor) com mais de 70 anos de carreira, João Donato tocou com todo mundo da bossa nova nos anos 50, todo mundo do jazz americanos e latino nos anos 60, e todo mundo da MPB nos anos 70.


Nos últimos anos anda em pico de atividade e criatividade, em projetos como disco acústico com Jards Macalé, música eletrônica com o filho Donatinho, os descolados americanos do Jazz Is Dead, além de ter participado dos mais recentes álbuns de amigos como Gilberto Gil, Gal Costa, Mateus Aleluia, Tulipa Ruiz etc etc etc.


Uma lista bem curta de alguns nomes com quem tocou, cantou, compôs, gravou ou por quem foi gravado passa por Tom Jobim, João Gilberto, Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Dorival Caymmi, Zeca Pagodinho, Jorge Benjor, Clara Nunes, Martinho da Vila, Luiz Melodia, João Bosco, Emilio Santiago, Marcelo D2, Marisa Monte, Sergio Mendes, Eumir Deodato, Randy Brecker, Chet Baker, Cal Tjader, Mongo Santamaria, Tito Puente, entre muitos outros.


Sobre Natura Musica

Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 174,5 milhões no patrocínio de mais de 518 projetos - entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de lives, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos, agora digitalmente.







Comentários