Grupo Paranga lança “Redoma” com shows na 17ª Semana Elpídio dos Santos, em São Luiz do Paraitinga

 No álbum “Redoma”, o Paranga reúne obras inéditas compostas por Elpídio dos Santos entre as décadas de 1950 e 1960, e traz ao público um verdadeiro tesouro guardado pela família do artista. Os shows acontecerão em formato presencial e online na 17ª Semana Elpídio dos Santos.

Grupo Paranga lança “Redoma” com shows na 17ª Semana Elpídio dos Santos, em São Luiz do Paraitinga


No dia 03 de setembro de 2022 (sábado), às 20h30, o Grupo Paranga @grupoparanga, realiza o show de lançamento do álbum instrumental “Redoma”, com os violonistas Negão dos Santos e João Gaspar, no Coreto Elpídio dos Santos, em São Luiz do Paraitinga. 


A apresentação faz parte da programação da 17ª Semana Elpídio dos Santos, que acontece anualmente na cidade para divulgar obras musicais do Vale do Paraíba, em especial a produção artística de Elpídio dos Santos, um ícone da música caipira e de muitos outros gêneros.  


Além da apresentação presencial, a partir do dia 07 de setembro (quarta-feira), às 17h, o Paranga disponibiliza a versão online do show de lançamento no canal do youtube do grupo: www.youtube.com/parangaoficial


Trazendo ao público um verdadeiro tesouro guardado pela família de Elpídio dos Santos, o álbum “Redoma” nasce com o objetivo de registrar e preservar 10 obras instrumentais inéditas desse artista, que é um genuíno representante da cultura musical brasileira. 


O disco tem produção executiva de Lia Marques e Renata Marques; direção artística e musical de Negão dos Santos, filho de Elpídio; produção musical de João Gaspar, e conta com participações especiais de Gabriel Sater, Mestrinho, Neymar Dias, Toninho Carrasqueira, Salomão Soares, Choro das 3, Thadeu Romano e Léo Couto.


Nos shows o público poderá conferir um repertório das músicas instrumentais “Maria Regina”, “É assim o amor”, “Antes da hora”, “Pedro Peralta”, “Bota do Elpídinho”, “Na hora” e “Depois da hora”, compostas por Elpídio dos Santos na década de 1950, e “Carrinho do Paulo”, “Maria Cinira” e “Clea”, compostas por ele na década de 1960. 


Dono de produção multifacetada, que reúne perto de mil composições em que se misturam toadas, foxes, sambas, guarânias, valsas, choros, dobrados para bandas e peças para corais, Elpídio ganhou notoriedade ao produzir 26 canções para trilhas sonoras de 19 filmes do cineasta Amácio Mazzaropi, de quem se tornara amigo. 


Suas músicas foram também gravadas por nomes como Cascatinha e Inhana, Renato Teixeira, Tonico e Tinoco, Fafá de Belém, Almir Sater, Vanusa, Zeca Baleiro, Mariana Belém, Zé Geraldo, Chico Teixeira, Cláudio Lacerda, Juliana Caymmi, Gabriel Sater, entre outros, e integraram trilhas sonoras de novelas como “Cabocla”, “Pantanal”, “Meu pé de laranja lima”, “Rei do gado”, “Paraíso” e “Meu pedacinho de chão”.

 

O álbum “Redoma” busca reforçar e reconhecer a importância da obra deste artista que deixou sua marca na música popular do país ao criar verdadeiros clássicos como “Você vai gostar” (conhecida como Casinha branca) e “A dor da saudade”.





Com esse projeto, o Paranga pretende mostrar toda a potência e a criatividade deste relevante compositor da música popular brasileira que não se prendeu a gêneros ou a rótulos.  


“Como diz minha irmã Maria Regina, a obra do meu pai é um tesouro que quanto mais repartido, mais cresce e finalmente chegou a oportunidade de compartilhar sua obra instrumental, ainda muito pouco explorada”, comenta o Negão dos Santos


Elpídio faleceu em 3 de setembro de 1970, deixando por volta de mil composições, que servem como fonte de inspiração para novas gerações da música brasileira como um todo. 


“Passados mais de 50 anos do falecimento do maestro, é notável que a obra musical de Elpídio dos Santos ainda mantenha o viço e o frescor – e, de quebra, reserve gratas surpresas a quem se dispuser a garimpar as preciosidades de seu acervo. A permanência no tempo e no espaço é a prova maior de sua universalidade”, afirma o jornalista Luis Egypto sobre o álbum. 


Sobre o Grupo Paranga

O Grupo Paranga, formado na década de 1970, em São Luiz do Paraitinga, tem como base de seu trabalho a obra de Elpídio dos Santos e a cultura do Vale do Paraíba, como Congada e Moçambique, dentre outros.


Seus integrantes foram os responsáveis pelo ressurgimento do carnaval luizense em 1981, caracterizado por tocar exclusivamente marchinhas compostas na cidade. O grupo participou do Festival MPB 80 da Rede Globo, fez parte do movimento de vanguarda “Lira Paulistana”, lançou seu primeiro LP “Chora viola canta coração” em 1983 e em 2009, na comemoração ao centenário de nascimento de Elpídio, gravou seu primeiro DVD com participações de Fafá de Belém, Renato Teixeira, Zeca Baleiro, entre outros. Além do Redoma seus trabalhos mais recentes são o DVD “Festas, fogos, para-raio” (2019) o EP “Que carnaval é esse” (2020).


O grupo é formado por Negão dos Santos, filho do compositor Elpídio dos Santos, que é músico (tendo o violão como seu principal instrumento), compositor, arranjador e produtor musical; João Gaspar, que é educador, compositor e produtor musical; além das cantoras Renata Marques e Lia Marques, que no CD instrumental Redoma atuam na produção executiva.


Mais informações: www.facebook.com/GrupoParanga e www.instagram.com/grupoparanga


SERVIÇO: Show de lançamento do álbum “Redoma”

Com Grupo Paranga (duo de violões)

Sinopse: Shows de lançamento do álbum “Redoma”, em que o Paranga reúne obras instrumentais inéditas compostas por Elpídio dos Santos entre as décadas de 1950 e 1960, e traz ao público um verdadeiro tesouro guardado pela família do artista. 

Grátis - Classificação Livre




 

Show presencial - Quando: 03 de setembro de 2022 (sábado) - Horário: 20h30

Onde: 17ª Semana Elpídio dos Santos - Endereço: Coreto Elpídio dos Santos, Praça Dr Oswaldo Cruz, São Luiz do Paraitinga- SP

 

Show online - Quando: 07 de setembro de 2022 (quarta-feira) - Horário: 17h00

Onde: 17ª Semana Elpídio dos Santos

Onde assistir: www.youtube.com/parangaoficial

Comentários