Gratuito | Curso on-line sobre ficção nas periferias do país

               Ficção das margens e o hábito de leitura: quais as relações possíveis?                                               (Curso on-line com Paloma Franca Amorim) 

 O curso aborda a produção literária e o hábito de leitura de ficção nas periferias do país 

 

Paloma Franca Amorim | Foto: Luiza Saad 


De 13 a 22 de setembro, o Sesc Consolação realiza o curso on-line Ficção das margens e o hábito de leitura: quais as relações possíveis?, ministrado por Paloma Franca Amorim, dramaturga, jornalista e professora. Totalmente gratuito, as inscrições podem ser feitas a partir de 1º de setembro, às 15h, em inscricoes.sescsp.org.br. proposta da atividade é refletir sobre a relação estabelecida entre a ficção das margens (historicamente também conhecida como marginal ou periférica) e o hábito da leitura que tradicionalmente é proporcionado e produzidos pelo mercado.   


O curso apresenta o histórico acerca dos processos poéticos e políticos que instituíram estéticas baseadas nos modelos europeus em seu sentido formal e temático, que recriavam sistemas literários excludentes. Paloma aborda as mudanças surgidas a partir do século XX, e que passaram a subscrever uma outra geografia de autores e, portanto, de leitores, como por exemplo, produções negras, indígenas e regionalmente diversas.    


Nos encontros, serão mostradas referências de autoras fora do eixo de São Paulo e Rio de Janeiro, a partir de estudos de casos e discussões de conjuntos de textos e passagens de obras que friccionam o que se entende por literatura e poesia europeia, e literatura e poesia brasileira.  


Essa programação integra uma série de atividades que visam formar leitores e criar condições de acesso para as pessoas começarem a consumir literatura e expandir o olhar para referências de novas linguagens que estão extrapolando conceitos do senso comum de literatura. 


Sobre Paloma Franca Amorim 


Nascida em Belém do Pará, Paloma Franca Amorim é escritora, dramaturga e professora formada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora e crítica de artes da cena, educadora e artista visual.  Lançou seu primeiro livro de contos "Eu Preferia Ter Perdido Um Olho", em 2007, e seu primeiro romance "O Oito", em 2021; ambos publicados pela Alameda Casa Editorial. No teatro, escreveu a peça "7PISOS", apresentada pelo grupo paulistano Folias d'Arte em 2022.  É professora de dramaturgia da Escola Livre de Teatro de Santo André. 

 

Serviço 

 

Ficção das margens e o hábito de leitura: quais as relações possíveis? 

Curso on-line com Paloma Franca 

 

De 13 a 22, terças e quintas, das 19h30 às 21h30 

Plataforma: Zoom 

Indicação: A partir de 16 anos 

 

Inscrições gratuitas a partir de 1/9, quinta-feira, às 15h, em inscricoes.sescsp.org.br 

Comentários