Ficção das margens e o hábito de leitura: quais as relações possíveis? (Curso on-line com Paloma Franca Amorim)
O curso aborda a produção literária e o hábito de leitura de ficção nas periferias do país
Paloma Franca Amorim | Foto: Luiza Saad
O curso apresenta o histórico acerca dos processos poéticos e políticos que instituíram estéticas baseadas nos modelos europeus em seu sentido formal e temático, que recriavam sistemas literários excludentes. Paloma aborda as mudanças surgidas a partir do século XX, e que passaram a subscrever uma outra geografia de autores e, portanto, de leitores, como por exemplo, produções negras, indígenas e regionalmente diversas.
Nos encontros, serão mostradas referências de autoras fora do eixo de São Paulo e Rio de Janeiro, a partir de estudos de casos e discussões de conjuntos de textos e passagens de obras que friccionam o que se entende por literatura e poesia europeia, e literatura e poesia brasileira.
Essa programação integra uma série de atividades que visam formar leitores e criar condições de acesso para as pessoas começarem a consumir literatura e expandir o olhar para referências de novas linguagens que estão extrapolando conceitos do senso comum de literatura.
Sobre Paloma Franca Amorim
Nascida em Belém do Pará, Paloma Franca Amorim é escritora, dramaturga e professora formada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora e crítica de artes da cena, educadora e artista visual. Lançou seu primeiro livro de contos "Eu Preferia Ter Perdido Um Olho", em 2007, e seu primeiro romance "O Oito", em 2021; ambos publicados pela Alameda Casa Editorial. No teatro, escreveu a peça "7PISOS", apresentada pelo grupo paulistano Folias d'Arte em 2022. É professora de dramaturgia da Escola Livre de Teatro de Santo André.
Serviço
Ficção das margens e o hábito de leitura: quais as relações possíveis?
Curso on-line com Paloma Franca
De 13 a 22, terças e quintas, das 19h30 às 21h30
Plataforma: Zoom
Indicação: A partir de 16 anos
Inscrições gratuitas a partir de 1/9, quinta-feira, às 15h, em inscricoes.sescsp.org.br
Comentários
Postar um comentário