GOIÁS - Projeto de artes cênicas ajuda jovens de Crixas a entrar no mercado de trabalho

 Em oficinas gratuitas de teatro, estudantes do Colégio Estadual Manoel Lino de Carvalho poderão vivenciar a realidade da busca pelo primeiro emprego e aprenderão a lidar com situações presentes nessa etapa.



“Partiu Trabalho!” usa as artes cênicas para ajudar jovens de Crixas a entrar no mercado de trabalho


De 08 a 31 de agosto de 2022, o projeto “Partiu Trabalho!” estará em Crixas (GO) para a realização de 40  (quarenta) oficinas gratuitas de artes cênicas para estudantes do Colégio Estadual Manoel Lino de Carvalho


O objetivo é oferecer capacitação e ajuda no desenvolvimento de habilidades sócio emocionais, colaborando com a inserção desses jovens no mercado de trabalho. 

Unindo técnicas artísticas e pedagógicas, as oficinas vão abordar temas como comunicação, expressão corporal, prática do improviso, integração, trabalho em equipe, cenografia e organização cênica. 

A ideia é que, após as oficinas, os participantes tenham entrado em contato com ferramentas que desenvolvam suas habilidades, permitindo que expressem melhor suas ideias e sejam compreendidos de forma mais eficaz, exercitem a abertura em conversar com pessoas de diferentes perfis, saibam argumentar e fazer escolhas, lidar com imprevistos e até organizar o seu próprio ambiente de trabalho. 



“A partir de técnicas e cenas teatrais, esses estudantes prestes a entrar no mercado de trabalho, poderão exercitar de forma prática, como se estivessem participando de uma entrevista de emprego, ingressando no seu primeiro dia de trabalho ou precisando resolver algum conflito. O projeto busca inspirar esses jovens a usar as habilidades que têm para resolver problemas inerentes ao cotidiano de um dia de trabalho, criar laços afetivos e ascender profissionalmente”, comenta Iberê da Odin Films. 

Serão realizadas também atividades com testes vocacionais que inspiram cada estudante a se autoconhecer para descobrir sua verdadeira vocação.  


Ao final da oficina, nos dias 30 e 31 de agosto, serão realizadas apresentações teatrais abertas a toda escola e à comunidade, na qual os jovens aplicarão as técnicas e todo aprendizado das oficinas. No mesmo dia, acontecerá uma palestra com o tema “Artes cênicas e sua importância na cultura”.


Nesta cidade, o projeto é apoiado pela AngloGold Ashanti, empresa patrocinadora que é comprometida com ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas em suas comunidades, por isso apoia projetos como esse, que incentiva a inserção de jovens no mercado de trabalho, que proporciona crescimento, aprendizado, autoconfiança, responsabilidade profissional e pessoal.  


Em Crixás, o projeto é apoiado pela AngloGold Ashanti. "A nossa empresa tem como um de seus valores tornar as comunidades melhores em função da sua presença. Acreditamos que contribuir com a inserção do jovem no mercado de trabalho por meio de iniciativas como o Partiu Trabalho é uma forma de promoção da cidadania alinhada aos nossos valores corporativos”, ressalta Othon Maia, gerente sênior de Comunicação e Relações Institucionais da AngloGold Ashanti.



O projeto “Partiu Trabalho” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Sancell e apoio da Komedi Projetos


Sobre a AngloGold Ashanti: Com a experiência de 187 anos de operação no país, a AngloGold Ashanti tem seu trabalho pautado em práticas sustentáveis de busca constante pela excelência operacional, que aliadas à inovação e compromisso com a segurança, garantem à empresa o título de indústria com maior longevidade do Brasil, sendo a maior produtora de ouro nacional e a terceira do mundo. No Brasil, a empresa conta com três unidades operacionais: Cuiabá-Lamego (Sabará/Caeté-MG), Córrego do Sítio (Santa Bárbara-MG) e Serra Grande (Crixás-GO), além de planta metalúrgica e escritórios administrativos (Nova Lima-MG). A empresa atua também em geração de Energia e na área Imobiliária.


Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa AngloGold Ashanti.





SERVIÇO: Projeto “Partiu Trabalho!” em Crixas

Oficinas de Artes Cênicas: 08 a 29 de agosto de 2022

Onde: Colégio Estadual Manoel Lino de Carvalho – Endereço: Rua 2010 Esq. C/ 2025, Setor Novo Horizonte – Crixas - GO

Apresentação teatral: 30 e 31 de agosto de 2022

Comentários