Dia 13- Lançamento de "A MENINA DO CABELO AZUL" -O livro infantojuvenil, de Morena Cattoni com ilustrações de Luiza Viveiros de Castro

 EXPERIMENTAÇÕES E LIBERDADE DE ESCOLHA SÃO TEMAS DE “A MENINA DO CABELO AZUL”

O livro infantojuvenil, de Morena Cattoni com ilustrações de Luiza Viveiros de Castro, será lançado pela Zucca Books, no próximo dia 13, na Lagoa



A menina do cabelo azul podia ser o menino do cabelo cor de rosa ou menine de cabelo roxo. Afinal de contas é esta a mensagem do livro “A menina do cabelo azul”: a gente pode ser o que quiser. O livro de Morena Cattoni, com ilustrações de Luiza Viveiros de Castro, sai pela editora Zucca Books e será lançado neste dia 13, sábado, às 15h, no quiosque Arab da Lagoa, que fica no Parque dos Patins, na Avenida Borges de Medeiros.

O livro é “para toda criança que deseja se destacar e ser o que quiser, trazendo a reflexão de que é preciso experimentar algumas coisas, sobretudo na pré-adolescência”, explica a escritora Morena Cattoni, que é diretora teatral, professora de interpretação e trabalha com pesquisa de conteúdo para audiovisual, além de ser mãe de Isabela, de 4 anos, e madrasta de Letícia, de 18.

Essa proposta de experimentar e poder ser várias coisas, é levada à risca tanto por Morena, como por sua parceira Luiza Viveiros de Castro, responsável pelas ilustrações do livro. Desenhista, artista gráfica, bailarina, professora de dança, ativista de causas ambientais e mãe de Olívia, de 7 anos, Luiza acredita que “a menina do cabelo azul” tem a ver com a criança que ela mesma foi e também com a filha. “Eu fui uma menina que experimentou muitas coisas, que queria se destacar; e a minha filha está vivendo esse momento de se afirmar, de ter vontades e escolhas próprias, de se fazer ouvir e buscar seu próprio caminho”, observa a ilustradora.

Este é o primeiro livro lançado pela Zucca Books que não é de autoria de Gisela de Castro, sócia de Julio Zucca na editora que é braço literário da Zucca Produções, empresa que atua no mercado artístico e cultural desde 2003. Editora independente com projetos autorais e inovadores voltados para o público infantojuvenil, a Zucca Books tem em seu catálogo outros cinco livros, todos escritos por Gisela, em parceria com ilustradores diversos: "Um voo sobre as capitais brasileiras", "Preta de Ébano", "Leon", "A curiosidade matou o gato?", "A asa da borboleta", este ilustrado pela consagrada artista plástica Anna Bella Geiger.

 

Sinopse

Crescer envolve muitos desafios. O desejo de pertencer e de se destacar são algumas questões que nascem com a adolescência.

A menina do cabelo azul queria ser diferente das outras meninas, mas, no fundo, ela só queria ser ela mesma. E, para ser a gente mesmo, às vezes, é preciso experimentar ser outra coisa.

Este é um livro sobre poder ser quem você quiser.



Sobre a autora

 Morena Cattoni é diretora teatral, professora de interpretação e trabalha com pesquisa de conteúdo para audiovisual. É da equipe de roteiristas da última temporada do programa Tempero de família (GNT). Formou-se doula pós parto e trabalha com mulheres, conduzindo rodas de conversa, retiros e oficinas de dança. Já escreveu algumas dramaturgias: "Quarta-feira de cinzas", que ocupou o terceiro lugar no Projeto La Scrittura della Differenza, concurso de Dramaturgia Feminina, 2015; “Meus queridos monstros” que ganhou o Prêmio literário “Cidade de Manaus 2019/2020”, categoria nacional, melhor texto de teatro infantil. É filha de Bruno Cattoni, poeta e jornalista que faleceu em 2017 e de Vivian Arab, chef do restaurante Arab. Neta de Marcos de Vasconcellos, arquiteto e escritor, que foi colaborador do Pasquim. Mãe de Isabela, 4 anos e madrasta de Letícia, 18.

Sobre a ilustradora

Luiza Viveiros de Castro é desenhista e artista gráfica. Cria estampas e gravuras inspiradas na diversidade de formas da natureza, nos movimentos e nas harmonizações das linhas e das cores. Seu trabalho gráfico atual dialoga com as áreas em que ela se formou e trabalhou: a dança e a moda. Foi bailarina, fez graduação em dança na Univercidade, estagiou e lecionou durante cinco anos na Cia Deborah Colker. Estudou estilismo e coordenação de moda pelo Senac, concluiu uma pós-graduação em design de estampas pelo Senai CETIQT e fez diversos cursos no FIT (Fashion Institute of Technology), em Nova York. Teve, durante 7 anos, um ateliê que vendia suas próprias peças estampadas. Filha do escritor, desenhista e pintor Caulos e da jornalista Vanda Viveiros de Castro, Luiza coleciona livros infantis desde criança. Hoje em dia, sempre que pode, lê e conta as histórias deles para sua filha Olivia, de sete anos, que faz aulas de jazz na escola Gisele Alvim Espaço de Dança e canta no coro infantil de sua escola, o Colégio São Vicente de Paulo. Engajada em causas ambientais, Luiza desenvolveu também o projeto Viva! Sustentável (@vivaasustentavel), voltado para promover eventos feitos apenas com materiais sustentáveis, sem produzir lixo. A ideia é não só evitar as montanhas de produtos plásticos descartáveis que são jogados fora depois das festas, como também ensinar e divulgar a importância da sustentabilidade, para crianças e adultos.

 

Ficha técnica

Publishers: Gisela de Castro e Julio Augusto Zucca

Coordenação editorial: Gisela de Castro

Texto: Morena Cattoni

Ilustrações e projeto gráfico: Luiza Viveiros de Castro

Diagramação: Luci Vilanova e Vini Couto

Revisão: Miriam Levy e Carla Paes Leme

 

Serviço

“A MENINA DO CABELO AZUL”

Lançamento pela Zucca Books

Dia 13 de agosto (sábado), às 15h

No quiosque Arab da Lagoa: Av. Borges de Medeiros, sem número, ao lado do Parque dos Patins

Comentários