Atelier Artístico Chegança estreia temporada do espetáculo “Histórias do Mundão” no Teatro de Arena


 Unindo contação de histórias, palhaçaria e musicalidade, “Histórias do Mundão” propõe uma reflexão sobre o uso massivo dos eletrônicos na infância, e inspira as crianças a embarcarem no mundo da imaginação.

 

Coletivo baiano Atelier Artístico Chegança estreia temporada em São Paulo da peça infanto juvenilHistórias do Mundão

 

Pela primeira vez em São Paulo, de 13 de agosto a 04 de setembro de 2022, o Atelier Artístico Chegança - coletivo da Bahia - realiza uma temporada do premiado espetáculo infanto juvenil “Histórias do Mundão”, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, que fica na Rua Dr. Teodoro Baima, 94 - Vila Buarque, São Paulo - SP. 

 

Com entrada gratuita e ingressos no sistema “pague quanto puder”, as apresentações acontecerão aos sábados e domingos, às 16h, com recomendação etária para crianças acima de 6 anos.

 

Unindo contação de histórias, palhaçaria e musicalidade, “Histórias do Mundão” narra as memórias das irmãs Tina e Kekeu, duas heroínas que estão em busca do diferente. Cansadas de só olhar o mundão através das telinhas, elas embarcam em uma aventura pela magia da leitura. 

 

A montagem propõe uma reflexão sobre o uso massivo dos eletrônicos no período da infância, tornando o cotidiano das crianças, em sua maioria, com pouco estímulo à imaginação.

 

“O espetáculo leva para a criançada um jeitinho gostoso e divertido de conhecer o mundo através da leitura”, comenta o grupo que foi indicado com o espetáculo “Histórias do Mundão” ao 28º Prêmio Braskem de Teatro, que elegeu os destaques do ano de 2021 do teatro baiano, nas categorias “Melhor espetáculo infanto juvenil” e “Melhor Direção.

 

A pesquisa dramatúrgica, desenvolvida durante dois anos, manteve como foco as perspectivas das infâncias, tendo como livre inspiração as obras do escritor Daniel Munduruku e a escritora ativista Kiusam de Oliveira

 

“As protagonistas dessa história são crianças com diferentes bases de formação, valorizando a cultura identitária brasileira, e resgatando o universo da memória ancestral e cultural dos seus povos, refletindo sobre as diferenças que regem as dinâmicas sociais”, finaliza o grupo.


A temporada faz parte da ocupação do coletivo no Teatro de Arena Eugênio Kusnet que inclui ações de fomento à arte, ao teatro, à literatura e à prática artístico-educacional, contribuindo para o fortalecimento da expressão artística e construção do pensamento crítico das crianças e jovens deste território.

 

Além das apresentações para o grande público, o Chegança realizará apresentações gratuitas aos sábados, fechadas para o público formado por crianças e adolescentes de instituições convidadas, visando a formação de plateia para a linguagem das artes cênicas e a democratização do acesso à cultura. E irá promover também a vivência teatral “Contando Histórias do Meu Mundão. Uma ação gratuita para crianças de 07 a 12 anos de instituições parceiras do projeto que trabalham com a infância e juventude na região próxima ao Teatro de Arena Eugênio Kusnet, na Vila Buarque.

 

As ações fazem parte do projeto "Ocupação Chegança (BA) no Teatro de Arena" que conta com o apoio cultural da Funarte, através do Edital de Credenciamento para realização de espetáculos de circo, dança, teatro e música na Funarte SP.




 

Sobre o Atelier Artístico Chegança

O Atelier Artístico Chegança é um coletivo de artes cênicas, fundado em 2018 pelas atrizes e produtoras Manu Santiago e Ana Tereza, em Salvador, na Bahia. O grupo tem desenvolvido sua pesquisa e prática inspiradas nas raízes culturais da literatura brasileira, dialogando com a dramaturgia infanto juvenil e adulta, explorando espaços alternativos de representação.


O Atelier Artístico Chegança associa a valorização artística às práticas socioeducativas. Por isso, as oficinas e vivências do coletivo visam difundir a relação arte e educação enquanto mecanismos de expressão e conhecimento no universo infantojuvenil e adulto, respectivamente.


Utilizando a contação de histórias como interlocutora da palavra e da corporeidade, os novos contadores embarcam numa aventura brincante pelo universo da literatura, desenvolvendo sua expressividade, a imaginação, a aprendizagem e a consciência do “estar presente".


Mais informações: @ateliercheganca 


Assista o teaser: www.youtube.com/watch?v=HVe34V5XTv8&feature=youtu.be





FICHA TÉCNICA ESPETÁCULO: Idealização e realização: Atelier Artístico Chegança | Literatos: Daniel Arcades, Manu Santiago e Ana Tereza | Encenação: Manu Santiago e Rino Carvalho | Elenco: Ana Tereza e Manu Santiago | Direção Musical: Luciano Salvador Bahia | Trilha Original: Daniel Arcades, Luciano Bahia e Ana Tereza | Visualidade: Rino Carvalho e Lucimaureen Agra | Iluminação: Nathan Lemos | 


FICHA TÉCNICA PROJETO: Gestão Administrativa e Financeira: Ana Tereza | Direção de Produção, Produção Executiva e Comunicação: Manu Santiago | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Programação Visual: Camilo Fróes e Ana Tereza | Fotografia: Alessandra Nohvais | Arte-educadoras: Ana Tereza e Manu Santiago | Técnica de Luz: Carolina Gracindo


SERVIÇO: “Histórias do Mundão”

Com Atelier Artístico Chegança

Sinopse: Cansadas de só olhar o mundão através das telinhas, as personagens Tina e Kekeu decidem que é hora de conhecer o diferente. Num mergulho sobre as palavras, a poesia e a musicalidade, as irmãs embarcam numa aventura mágica pelo mundo da leitura e da contação de histórias. Duração: 70 minutos

Classificação Livre - Recomendação a partir de 06 anos

Gênero: Teatro infanto juvenil

Quando: 13 de agosto a 04 de setembro de 2022 - Horários: sábado e domingos às 16h

Entrada Gratuita - Ingressos: pague quanto puder (contribuição voluntária)

Informações:  https://www.sympla.com.br/historias-do-mundao---espetaculo-infantojuvenil__1643457

Onde: Teatro de Arena Eugênio Kusnet - Endereço: Rua Dr. Teodoro Baima, 94 - Vila Buarque, São Paulo - SP

É recomendado o uso de máscara e é obrigatória a apresentação da carteirinha de vacinação

 

Vivência Teatral “Contando Histórias do Meu Mundão

Oficina com 03 turmas com 15 vagas cada - Grátis 

Período: 19 de agosto a 02 de setembro de 2022 - 1 vez por semana - Horário: 14h às 17h

Onde: Teatro de Arena Eugênio Kusnet - Endereço: Rua Dr. Teodoro Baima, 94 - Vila Buarque, São Paulo - SP

Público alvo: crianças de 07 a 12 anos - de instituições que trabalham com a infância e juventude


Comentários