(6 a 9/8) MUD exibe “instante-já”, de Marcus Moreno, com audiodescrição e conversa sobre Dança e Acessibilidade, com Daniella Forchetti

 


A partir da estreia, neste sábado, dia 6 de agosto, às 17h, e até o dia 9 (terça), estará disponível a exibição online, com audiodescrição, do espetáculo 'instante-já', de Marcus Moreno, pelo Youtube do Portal MUD – Museu da Dança (https://youtu.be/jyrFECxEFQ4). No dia 10 (quarta), às 20h, acontece, também de modo virtual, a roda de conversa “Dança e Acessibilidade – audiodescrição em processo”, entre Moreno e audiodescritora Daniella Forchetti. Ela, que é fonoaudióloga e artista, diretora e intérprete-criadora do DiDanDa Grupo Experimental de Dança, composto por intérpretes com e sem deficiência, irá compartilhar um pouco de sua pesquisa artística com o processo de audiodescrição e a relação com a criação em dança. Para participar do bate-papo é necessário reservar ingresso no link (https://www.sympla.com.br/portalmud). Grátis.

instante-já” se inspira na obra ‘Água Viva’, da escritora Clarice Lispector, em suas poéticas que refletem sobre a passagem do tempo, contaminadas por ideias relativas à percepção, memória e produção de imagens presentes no universo das ciências cognitivas. “A criação tenta captar o instante presente de um acontecimento e dançar as imagens que se constroem neste o momento fugidio e fugaz”, revela Marcus Moreno.

Com colaboração artística da uruguaia Andrea Arobba, “instante-já” conta com Hernandes Oliveira, na criação de luz e espaço cênico, e com Antonio Porto, na composição da trilha sonora original.

A ação integra o projeto “Lembrei que Esqueci”, contemplado pelo 29º edital do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.




________________________________________________

Serviço

“instante-já”, de Marcus Moreno – exibição online

Estreia dia 6/8 (sábado), às 17h, até dia 9/8 (quarta-feira) – horários livres

Transmissão: canal do Youtube do Portal MUD – Museu da Dança

Link:  https://youtu.be/jyrFECxEFQ4

Duração: 60 minutos

Grátis

Dia 10/8 (quarta-feira), 20h

Roda de conversa online“Dança e Acessibilidade – audiodescrição em processo”

Com: Daniella Forchetti, audiodescritora, artista da dança e fonoaudióloga.

Mediação: Marcus Moreno

Reserva de ingresso no link: https://www.sympla.com.br/portalmud

Grátis

 

Um pouco dos participantes

Daniella Forchetti

Audiodescritora, artista-pesquisadora, diretora e intérprete-criadora do  DiDanDa Grupo Experimental de Dança,  Daniella Forchetti é graduada pela Faculdade de Fonoaudiologia da PUC/SP. Doutoranda em Artes da Cena pelo Instituto de Artes, da UNICAMP, é Mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP, fez curso de Extensão EAD "Áudio-descrição de fotografia, cartazes e outras imagens estáticas”, pela UFPE/ CE, e Especialização em Audiodescrição pela UFJF/MG, e em Linguagens das Artes pela USP. É consultora pelo M&M Acessibilidade Cultural.





Marcus Moreno formado em Comunicação das Artes do Corpo com especialização em Técnica Klauss Vianna (PUC-SP), com o apoio do Edital de Primeiras Obras do Proac, criou, em 2013, o solo “A Imagem como Ausência”, orientado pela artista Key Sawao. Em 2016, estreou “A Flor da Lua”, concebido no ‘Programa de Obras em Construção’ da Casa das Caldeiras. Em 2017, com o apoio do Edital Proac para Criação, criou “Estudo para o Encontro”, em parceria com o violinista Moisés Mendoza Baião. Tem interesse em práticas orientais, improvisação cênica e estudos somáticos.

 

Comentários