33o. Curta Kinoforum e Instituto Unibanco promovem debate com cineastas dos filmes do "Edital Conexão Juventudes"

MINISTÉRIO DO TURISMO, ITAÚ, PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, SPCINE, MUSEU DA IMAGEM E DO SOM, CINEMATECA BRASILEIRA, SESC E KINOFORUM APRESENTAM

 

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DE SÃO PAULO – CURTA KINOFORUM

* evento compõe programação de estreia dos documentários, que apresentam situações do cotidiano escolar de cinco estados




 

Diretores, produtores e cineastas responsáveis pelos seis documentários vencedores do “Edital Conexão Juventudes” participam, na próxima sexta-feira (19), de um debate sobre os filmes no anexo do Espaço Itaú de Cinema da Rua Augusta, 1470, em São Paulo. Marcado para às 19h, o bate-papo, promovido pelo Instituto Unibanco e pela Associação Cultural Kinoforum, compõe a programação do 33º Festival Internacional de Curtas de São Paulo - Curta Kinoforum.  A ação integra as atividades de lançamento dos curtas-metragens em São Paulo, nos dias 19 e 20 de agosto.

 

As produções selecionadas, que receberam apoio técnico e financeiro para sua realização, retratam o cotidiano de jovens estudantes do Ensino Médio durante a pandemia da Covid-19 em cinco estados - Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Rio Grande do Norte. Cada filme tem 26 minutos de duração, com abordagens de temas variados, como estudantes imigrantes, educação indígena e afrocentrada, gravidez na adolescência, inclusão digital, violência urbana e dificuldades para compatibilizar emprego e estudo.

 

A roda de conversa contará com as presenças de Victor Dias, diretor, e Bernard Machado, diretor de fotografia, de “Onde Aprendo a Falar com o Vento” (MG); Marcio Bigly, diretor, e Talyta Magno, produtora-executiva, de “DesConectados” (PI); Victor Furtado, montador de “Terremoto”; Leandra Moreira, produtora-executiva, e Gustavo Moraes, diretor, de “Adolescer” (ES); Rodrigo Sena, diretor e roteirista, e Cacique Luiz Katu, personagem e assistente de direção, de  “Antes do Livro Didático, o Cocar (RN)”; Larissa Fernandes e Deivid Mendonça, diretores de “Contraturno” (GO); e três convidados especiais – Márcia Medeiros, diretora, editora e mentora de montagem dos filmes; e Val Gomes e João Jardim, cineastas e membros da comissão de seleção do edital.

 

Exibições

A estreia no cinema começa às 17h, com “Antes do Livro Didático, o Cocar”, “desConectados” e “Onde Aprendo a Falar com O Vento”, que serão seguidos pelo debate e por uma breve confraternização. Às 21h, serão exibidos os filmes “Adolescer”, “Contraturno” e “Terremoto”. Os interessados devem retirar os bilhetes gratuitos com uma hora de antecedência de cada sessão.

 

No sábado (20), haverá uma reexibição na Sala Lima Barreto, no Centro Cultural São Paulo, também na capital, em duas sessões: às 15h, com os filmes “Antes do Livro Didático, o Cocar”, “desConectados” e “Onde Aprendo a Falar com O Vento”; e às 17h, com “Adolescer”, “Contraturno” e “Terremoto”. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente, retirados na bilheteria com uma hora de antecedência da sessão.

 

“São obras tão reais e atuais, com a cultura de cada região em um país continental. O presente é de muitas dificuldades para os nossos jovens, sobretudo no Ensino Médio público. Além das obras, queremos estimular um espaço de diversidade e reflexão em torno do tema”, explica Tiago Borba, gerente de Gestão Estratégica do Instituto Unibanco.

 

Para Zita Carvalhosa, diretora do Curta Kinoforum, esta programação “sintoniza-se com um dos principais focos do festival, que é estimular a expressão audiovisual de jovens realizadores em trabalhos que expressam suas realidades e anseios. Poder exibir esses documentários em tela grande de uma sala escura de cinema é uma alegria para nós”.  

Além das apresentações presenciais, os filmes do Edital Conexão Juventudes também ficarão disponíveis online, na plataforma de streaming Itaú Cultural Play, como parte da programação do Curta Kinoforum. Os filmes vão ao ar também no dia 19, a partir das 21h, e ficarão disponíveis na plataforma gratuitamente.

Exibição 2: Das 17h às 18h40 - Adolescer / Contraturno / Terremoto

 

Curta Kinoforum

A 33ª edição do Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum acontece de 18 a 28 deste mês, em salas de cinema da cidade de São Paulo e de forma online, com acesso pelo endereço www.kinoforum.org. Um dos mais importantes eventos mundiais dedicados ao filme de curta duração, o festival é gratuito e promove a exibição de mais de 200 filmes, de 42 países. A programação é organizada nas mostras Brasil, Latino-americana e Internacional, além de programas especiais, debates, encontros e masterclass.

 

Sobre o edital

Com apoio técnico e financeiro no valor de R$ 130 mil por documentário, o Edital Conexão Juventudes, promovido pelo Instituto Unibanco em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais (IPR) e a Brasil Audiovisual Independente (Bravi), selecionou seis produtoras entre dezenas de inscritas. A escolha dos projetos ficou a cargo de uma comissão julgadora composta pelos cineastas João Jardim, João Moreira Salles e Val Gomes, além de Tiago Borba; Mauro Garcia, presidente da Brasil Audiovisual Independente (Bravi); e Eliane Costa, coordenadora do MBA Bens Culturais: cultura, economia e gestão, da Fundação Getúlio Vargas. Já durante a execução, as produtoras receberam mentoria, além de João Jardim, da cineasta Marcia Medeiros, na montagem.

 

 

Serviço

19/08, sexta-feira

17h00: “Antes do Livro Didático, o Cocar” / “desconectados” / “Onde Aprendo a Falar com O Vento”

19h00: bate-papo

21h00: “Adolescer” / “Contraturno” / “Terremoto”

Espaço Itaú de Cinema (Anexo Sala 4) - Rua Augusta, 1470, Consolação

Ingressos gratuitos, retirar com 1 hora de antecedência de cada sessão

 

20/08, sábado

15h00: “Antes do Livro Didático, o Cocar” / “desconectados” / “Onde Aprendo a Falar com O Vento”

17h00: “Adolescer” / “Contraturno” / “Terremoto”

Centro Cultural São Paulo (Sala Lima Barreto) - Rua Vergueiro, 1000, Paraíso

Ingressos gratuitos, retirar com 1 hora de antecedência de cada sessão

 

 

www.kinoforum.org

www.youtube.com/curtakinoforum

www.instagram.com/curtakinoforum/

www.facebook.com/kinoforum

www.tiktok.com/@curtakinoforum

www.linkedin.com/company/7324059

 

Comentários