Programação de aniversário do Theatro Municipal recebe a estreia do espetáculo “Entre Horizontes Móveis” em apresentação única e gratuita na sexta-feira (15/07)


 Fotos : Iago Bruno Zuccarini

Diferentes realidades, localidades, pessoas e vivências conectadas pela mobilidade do dia a dia e, ao mesmo tempo, distanciadas pelas diferenças. Nesse caldo caótico, como viver juntos? Essa questão é o ponto de partida do espetáculo “Entre Horizontes Móveis”, que estreia em única e gratuita apresentação na sexta-feira, dia 15 de julho, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Salão Assyrio, na programação de aniversário de 113 anos do local.

 

Com concepção e direção de Daphne Madeira, o espetáculo integra música, dança, voz, discurso e espaço para abordar a diversidade de corpos, lugares, peles, gêneros, e, a partir dessa mistura, traça um plano comum na resposta a questionamentos que perpassam séculos: “Como viver juntos? Como viver juntos nas diferenças e por elas? Como caminhar juntos na horizontalidade e entre a verticalidade dos prédios, dos monumentos, da cidade, do concreto?”



O elenco conta com 10 performers criadores - Amanda Gouveia, José Rodrigues, Lagarthixaa, Laís Castro, Luana Bezerra, Mery Horta, Salasar Junior, Sanguessuga, Tais Almeida e Theuse Luz da Pavuna - que participam ativamente da composição dos movimentos entrelaçados com a trilha sonora e performance assinadas por Dani Roland, Fernando Alves Pinto e Murilo O’Really. O figurino é de Josef Chasilew.

 

- O espetáculo gira em torno do horizonte como um não-lugar, utópico. Os corpos começam a caminhar, corpos nômades que aportam no linóleo branco vindos de algum lugar na periferia, um não-lugar no império hegemônico da cidade murada. Eles chegam explodindo muros, borrando fronteiras, sujando o espaço cênico. Misturam danças com seus corpos, movimentam ouvidos, cheiros, olhares e sentidos, ao derrubar o senso comum como sentido único. Na contramão, traçam no espaço da cena um plano comum de uma comunidade descentrada, onde a expectativa de futuro os faz aprisionados em um presente perpétuo caótico/distópico. Neste lugar, onde os acontecimentos se dão nos encontros e desencontros, no contágio entre os corpos que nunca saem de cena, algo do passado chega como um grito que ecoa ancestral. Cada território se mistura no mapa-múndi. É possível reverter esse mapa? Por isso clamam, sussurram e dançam sem parar. Isso é um convite na emergência do presente onde estamos: entre territórios móveis. Desejamos abrir a escuta aos acontecimentos que traçam a mobilidade dos corpos no chão da composição, no chão do Rio, no chão do Brasil, no chão do mundo – explica Daphne Madeira.

 



“Entre Horizontes Móveis” é uma realização da SL Produções com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, por meio do edital “Municipal em Cena”. A classificação etária é 18 anos.

 

Serviço:

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Salão Assyrio
Endereço: Praça Marechal Floriano, s/n, Centro - entrada pelo Boulevard Treze de Maio

Data e horário: Sexta-feira, 15 de julho, às 20h
Lotação: 250 lugares
Entrada Franca

Classificação etária: 18 anos

 


Ficha técnica: 

Concepção e Direção: Daphne Madeira 

Performers Criadores: Amanda Gouveia, José Rodrigues, Lagarthixaa, Laís Castro, Luana Bezerra, Mery Horta, Salasar Junior, Sanguessuga, Tais Almeida e Theuse Luz da Pavuna

Colaboração: Denise Milfont

Assistentes: Laís Castro, Mery Horta e Tais Almeida

Trilha sonora e performance: Dani Roland, Fernando Alves Pinto e Murilo O’Really

Figurino: Josef Chasilew

Vídeos: Mó Coletivo

Design de luz: Fernanda Mantovani

Comunicação: INOVA BRAND
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho (Agência Sobe / Fato Coletivo)
Fotos de Divulgação: Iago Bruno Zuccarini

Direção de Produção: Filomena Mancuzo
Produção Executiva: Marcela Rosário

Assistente de Produção: Celso Rodrigues

Produção Geral: Sérgio Lopes
Coordenação e Realização: SL Produções

 

Comentários