Lideranças femininas debatem futuros possíveis da Agenda 2030 na GLOCAL Experience

 

Pâmela Carvalho 

Confirmadas as participações de Djamila Ribeiro, Sil Bahia, Pâmela Carvalho,Regina Casé, Diana Bouth, Carla Akotirene e Kaê Guajajara entre outras

 Evento que acontece em julho, na Marina da Glória, vai reunir diferentes setores para discutir as metas da ONU para o desenvolvimento sustentável

O conjunto de ações indicadas pela ONU com foco no desenvolvimento sustentável global - Agenda 2030 - será debatido entre os dias 09 e 17 de julho na GLOCAL Experience, na Marina da Glória, Rio de Janeiro. Para atingir as metas indicadas são necessárias mudanças profundas e definitivas, envolvendo a participação ativa e o compromisso de diversos setores, incluindo governos, iniciativa privada, Academia, instituições e a sociedade em geral.
 

Importantes lideranças femininas estarão presentes em diferentes diálogos da agenda cultural. Um dos debates focará nas ações de mulheres que estão na linha de frente na criação de outros futuros possíveis, colocando em prática relações mais harmônicas com a natureza e entre os seres. Quem vai falar sobre o assunto será a codiretora executiva do Olabi e coordenadora da PretaLab, Sil Bahia; a educadora e gestora cultural Pâmela Carvalho; Kaê Guajajara, cantora, arte educadora, atriz e fundadora do coletivo Azuruhu, um selo de artistas indígenas; com mediação de Larissa Luz.
 

Carla Akotirene 

Queremos debater sobre o protagonismo e liderança de mulheres negras em diferentes áreas, seja no mundo corporativo, seja na sociedade civil, seja na Academia. A construção desse futuro, que é feito agora no presente, precisa ter o olhar das mulheres negras, não só participantes, mas as protagonistas, tomadoras de decisão dentro desse processo”, afirma Sil Bahia.
 

"Vamos falar sobre as lutas históricas de mulheres pela ocupação de espaços de decisão e garantia de direitos. Uma roda de conversa com protagonismos de mulheres negras e indígenas é um espaço de reinvenção de mundos e construção de narrativas pautadas na escuta e na percepção de que sem natureza não há humanidade. Como pontuou a intelectual negra Bell Hooks, o que queremos propor é que possamos nos "movimentar para além da dor", completa Pâmela Carvalho.
 

A programação contará com intervenções artísticas e culturais, música, cinema, tecnologia e espaços de discussões. A GLOCAL Experience continuará suas atividades ao longo dos próximos anos, atuando como um laboratório de inovação social.
 

A principal diferença da GLOCAL Experience é que esse é um projeto perene, que será realizado, no mínimo, até dezembro de 2030 em ciclos anuais, com atividades mensais que unirá arte, cultura tecnologia e conteúdo em sua programação adaptando a linguagem para impactar todos os públicos, tentando permear a cabeça e o coração das pessoas, os convidando para refletir e agir”, explica Rodrigo Cordeiro, diretor-geral do evento. “Queremos estimular algumas reflexões: O que posso mudar na minha vida para contribuir com o planeta? Qual é o meu papel na construção do mundo que desejo viver? Como posso influenciar os meus pares?” O que podemos fazer hoje?”, completa.
 

Isvilaine Conceição 

Veja algumas atrações da Expo, na GLOCAL Experience 

Agenda Cultural 

Slam - performance de Kimani, que venceu o Slam BR 2019 e representou o Brasil na Copa do Mundo de Poesia Falada na França (La Coupe du Monde de Slam). 

 

Dança -- Davi Pontes, coreógrafo e pesquisador, natural de São Gonçalo (RJ). Entre suas obras está a EscolaRepertório de Autodefesa, coreografia que remete a uma dança com movimentos de autodefesa.

 

Música - shows com a cantora Brisa Flow que mistura Rap com cantos ancestrais, Jazz, Eletrônico e Neo/Soul; o líder espiritual Txaná Ikakuru, presidente da organização sem fins lucrativos Instituto Yube Inu; o cantor e compositor Marcelo Jeneci; a cantora trans indicada do Grammy Latino, Assucena Assucena; e o cantor Caio Prado.

 

Arena de Diálogos  

Espaço de discussão e reflexão colocando na pauta prática desafios do dia a dia e a necessidade de mudanças de atitudes e comportamentos. Um palco-arena preparado para receber empreendedores sociais, personalidades e agentes de transformação para discutir temas de forte relevância social.

 

Karina Vieira 

Data e Horário 

Tema 

Participantes 

09/07 -- 15h

Expandindo a Cultura da Moda

Day Molina, Larissa Greven (Oficina Muda) e Ana Paula Xongani

Mediação: Yamê Reis

10/07 -- 15h

Consciência Social e Ambiental também começa no prato

Gabriela Kapim e Regina Tchelly (Favela Orgânica)

11/07 -- 15h

Música, Potência da Periferia

Mcs Marechal e Santi

Mediação: Diana Bouth

12/07 -- 15h

Água, futuro líquido

Projeto Marulho e Letícia Nunes

Mediação: Raull Santiago

13/07 -- 15h

Arte no Combate ao Racismo

FAIM Festival e Karina Vieira

Mediação: Douglas Silva

14/07 -- 15h

Outras Imagens da Cidade

Rafaela Pinah e agência SILVA

Mediação: MV Bill

14/07 -- 16h15

Nova geração na linha de frente do combate à crise climática

Amanda Costa, Txai Suruí, Danilo Farias, João Henrique e Ana Lucia Azevedo

15/07 -- 15h

Clima e Sociedade: o grito das juventudes

Marcelo Rocha e Isvilaine Conceição

Mediação: Leandra Leal

16/07 -- 15h

A importância das mulheres no avanço das ODS

Djamila Ribeiro e Carla Akotirene

17/07 -- 15h

Lideranças Femininas

Sil Bahia, Pamela Carvalho e Kaê Guajajara

17/07 -- 16h15

ODS da ONU e o porquê precisamos falar sobre isso

Denise Hills, Carlo Pereira e Raull Santiago

Mediação: Regina Casé

 

 

Diana Bouth

Sobre a Expo 

A Expo abriga uma série de experiências conectadas, que exemplificam os desafios da sustentabilidade. No espaço, o público poderá ver 17 cubos em larga escala representando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, indicados pela ONU. Além de diversas informações relevantes e visual impactante, terão uma das faces grafitadas ao vivo (live painting) ao longo dos dias de programação.

 

Para chamar atenção sobre o acúmulo de resíduos e reciclagem, o espaço será também tomado pela “Onda de Resíduos”, instalação que remete a uma onda do mar composta de materiais de descarte, com três metros de altura.

 

Também na Marina estará a curiosa intervenção “Eggcident”. Buscando apresentar de forma lúdica o tema do aquecimento global, o artista holandês Henk Hofstra criou a instalação que traz ovos que foram fritos pela quentura do planeta.

 

Passeando pelo espaço, o Homem Refluxo, performance do artista Peri Pane, irá conscientizar as pessoas sobre a produção de lixo, acumulando em seu corpo materiais descartados que podem ser reciclados. Também estará presente o Homem Sustentável, personagem do performer Francesco D´Avila, em uma performance para provocar uma reflexão sobre o impacto provocado pelo homem na natureza. 

 

Na Expo há atividades para toda a família. Para incentivar a participação de jovens e crianças acontecerão oficinas de horta caseira, mosaico, tintas naturais, além do Espaço Criança, com brinquedos lúdicos. Já nos fins de semana, o público poderá curtir sessões de Cinema! São nove filmes, seguidos de debate, em parceria com a Maria Farinha Filmes.  

 

Para os que não puderem acompanhar o evento, mas adoram o tema e querem fazer parte da mudança do Planeta, alguns conteúdos serão transmitidos ao vivo no site da GLOCAL, além de cobertura dos melhores momentos nas Redes Sociais.

 

Sil Bahia

A curadoria de conteúdo da GLOCAL Experience é da Andara, empresa de estratégias de ação em ESG do grupo Dreamers, com direção geral de Denise Chaer. André Palhano, jornalista, membro do Conselho de Administração da Fundação Amazônia Sustentável e idealizador da Virada Sustentável, é responsável pela curadoria de ações da Expo.

 

A GLOCAL Experience é uma iniciativa da Dream Factory, maior empresa de entretenimento ao vivo do Brasil, que assina a produção geral. Este é um projeto integrante da Agenda RIO 2030, e possui apoios do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura do Rio, do Instituto Igarapé, do Instituto Água Sustentável tendo a Águas do Rio como patrocinadora.

GLOCAL Experience 

Quando: de 09 a 17 de julho

Onde: Marina da Glória

Informações no site 

Ingressos da Expo: entrada franca

Instagram: @glocalexp

Facebook: @glocalexp

Twitter: @glocalex

Comentários