Julie Lua lança seu segundo livro , "Bonde das Pretas", dia 23/7, no Instituto Procomum , em Santos

 


Autora participa desde 2019 de diversas ações e formações do Instituto
Procomum e se consolidou como articuladora social nas periferias

 Mulher preta, mãe solo, poeta e arte educadoras, Julie Lua lança seu primeiro romance Bonde das Pretas, no próximo dia 23 de julho, no Instituto Procomum  (Rua Sete de Setembro, 52 – Vila Nova), em Santos (SP), a partir das 16h. A programação inclui uma roda de conversa com a autora e um pocket show da MC Meduza Braba, com apoio da Quitutando e Conversando.

 Contemplada pelo ProAC 2021 - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo -, a obra relata uma viagem de quatro amigas pelo litoral de São Paulo, durante o Carnaval - e cheia de imprevistos.

 Até o dia do evento, a obra será vendida ao preço promocional de R$ 15.  Interessados podem entrar em contato pelo Instagram @bondedaspretas ou www.linktr.ee/bondedaspretas.

Mais sobre a obra - A narrativa traz reflexões sobre o consumismo e a possibilidade de uma vida alternativa junto à comunidade local. Abrange também temas como naturismo, gordofobia, racismo em ambiente escolar e relacionamentos LGBTQIA+.

 Moradora de Praia Grande (SP), Julie Lua estreou no campo editorial em 2021, lançando Mulher do Fim do Mundo, uma coletânea com poesias que retratam dores, lutas e vitórias. A obra foi dedicada às mulheres que cruzaram o seu caminho.

 Ao propor uma abordagem diferente da que inspirou sua obra de estreia, a autora tece sobre a liberdade em Bonde das Pretas.

 No primeiro livro, eu sentia que estava fazendo o mesmo trabalho que outras mulheres pretas fizeram antes, falando sobre dor. Nesta nova obra, quis escrever sobre um mundo onde eu gostaria de viver. É uma leitura recreativa, despretensiosa e divertida sobre amigas em busca de liberdade em suas vivências”, comenta.

 O romance traz ilustrações assinadas pela filha mais velha de Lua, Ellen Cassoni, e poesias de seu companheiro, o poeta Nego Panda.



 A data de lançamento foi  escolhida pela proximidade com o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25/7), em alusão à trajetória da  líder quilombola Tereza de Benguela. No dia 24, domingo, o Instituto Procomum dá continuidade a esta programação sediando um encontro com membros do Núcleo Educafro Valongo.

Empreendedorismo social - A ligação de Julie Lua com o Instituto Procomum tem se estreitado desde 2019, quando ela participou da edição inaugural do projeto Colaboradora - Empreender e Transformar. A iniciativa durou um ano e contou com  25 empreendedores locais em uma jornada focada que incluiu um programa de formação sobre gestão de negócios, impacto social e coletivo, aulas de inglês, palestras, eventos e visitas a espaços de inovação e criatividade dentro e fora da Baixada Santista, entre outras atividades.

 À época, Lua trabalhava com arte e educação, mas não se via como artista, nem educadora. “O Procomum mudou minha vida. Foi a primeira vez na vida que fui entrevistada por uma pessoa negra. O IP me conectou com uma rede de apoio que eu nunca tive”, lembra. 

Assim que a 1ª Edição do Colaboradora - Empreender e Transformar terminou, em março de 2020, a pandemia de Covid-19 e o lockdown impossibilitaram Julie Lua de realizar eventos pela Conto de Fadas Periférico, projeto que desenvolve atividades lúdicas, brincadeiras e oficinas poéticas para crianças da periferia da Baixada Santista.

 Decidiu, então, usar a experiência adquirida no projeto Colaboradora para criar a Biblioteca Comunitária Conto de Fadas Periférico, na comunidade da Vila Caiçara, em Praia Grande. Lua desenvolveu uma série de oficinas digitais e iniciou a campanha de matchfunding, que possibilitou a compra dos livros e a estruturação do local. Com um acervo de 300 livros, a biblioteca hoje conta com obras importantes para uma educação antirracista e anti-machista.

 “Sou mãe de três filhos, trabalhei muitos anos como faxineira e me via apenas como dona de casa. Quando conheci o Instituto Procomum, foi a primeira vez que eu me vi como alguém. Não que ser dona de casa seja ruim, mas eu descobri que não preciso ser só isso”, completa.

 A escritora também está entre as primeiras 32 contempladas com o Fundo de Ativação Procomum, iniciativa de enfrentamento ao agravamento das crises e de apoio a agentes e coletivos criadores e inovadores da Baixada Santista, por meio de recursos doados por pessoas físicas e jurídicas.

 Para o aniversário de um ano da Biblioteca Comunitária Conto de Fadas Periférico, em setembro, já está previsto uma apresentação circense gratuita para moradores, com a trupe Bando do Goliardx, realizada com apoio e recursos de instituições e do comércio local.

 Sobre o Instituto Procomum Organização sem fins lucrativos que trabalha para ativar e participar de redes cujo foco é promover a transformação social e inventar um mundo comum entre diferentes. Site: www.procomum.org | Instagram: @procomum.

 Serviço

INSTITUTO PROCOMUM

Sábado, 23 de julho, a partir das 16h.

Lançamento do Livro Bonde das Pretas”, de Julie Lua

+ Roda de Conversa

+ Pocket Show - MC Meduza Braba
Apoio: Quitutando e Conversando

 

Entrada franca.

Local: Instituto Procomum | Lab Procomum

Rua Sete de Setembro, 52 - Vila Nova – Santos.

 

Comentários