Jovens do Brasil Inteiro - Curso on-line gratuito de Produção e Medição Cultural do Festival "Vamos que Venimos"

 Em parceria com o Sesc Santo André, o Vamos que Venimos Brasil, um projeto voltado ao teatro adolescente, abre inscrições gratuitas para o Curso de Produção e Mediação Cultural. A ação será online e podem se inscrever jovens entre 16 e 24 anos, de qualquer lugar do Brasil. 



Curso de Produção e Mediação Cultural do Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil” abre inscrições


Até o dia 18 de julho de 2022, estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Produção e Mediação Cultural oferecido pelo Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil”, em parceria com o Sesc Santo André


O curso será realizado em formato online e o chamamento é destinado a jovens com idade entre 16 e 24 anos, de qualquer lugar do Brasil, que tenham interesse em conhecer as dinâmicas da produção cultural do Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil”.


Serão oferecidas 30 (trinta) vagas e as aulas acontecerão em formato remoto, na Plataforma Zoom, de 23 de julho a 14 de agosto de 2022, aos sábados e domingos, das 10h às 13h. 


Em oito encontros remotos com duração de três horas cada, mediados pela comissão organizadora do festival e por produtores culturais, artistas, militantes da cultura, serão tratados temas como: Fundamentos da Produção Cultural, Produção Cultural Independente, Relações Históricas entre o Público e o Privado na Cultura Brasileira, Cultura e Periferia, Cultura como Militância, entre outros.


Pessoas que desejam participar do curso, porém não possuem acesso a uma conexão de internet, poderão informar a necessidade deste tipo de auxílio na ficha de inscrição para que, eventualmente, sejam disponibilizados meios de acesso.


Em caso de uma procura maior do que o número de vagas disponibilizadas, a comissão de seleção priorizará as pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e/ou pessoas autodeclaradas trans, travestis ou não-binárias.


A iniciativa “Produção Jovem” surgiu para garantir o protagonismo jovem no processo de execução do festival que é dedicado a esse público, além de criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de pessoas que tenham interesse em ingressar no setor cultural. 


“Foi através da troca com mais de trinta jovens que já passaram pela produção do festival que nasceu o desejo da organização em oferecer um curso gratuito e intensivo que permita um aprofundamento dos temas que envolvem o fazer artístico”, comenta a organização do VQV Brasil

A publicação dos nomes das pessoas selecionadas será realizada no dia 19 de julho, no site oficial do evento: www.vqvbrasil.com




 

Sobre o Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil


Desde 2018, acontece em Santo André o Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil. Um potente encontro entre artistas de 13 a 19 anos e seus coletivos teatrais, que visa promover uma maratona cultural que valorize o protagonismo jovem por meio do teatro e incentive o teatro adolescente do país.


O festival já estabeleceu parcerias com instituições como a UFABC, SESC, Secretaria de Cultura de Santo André, Escola Livre de Teatro, entre outras. Além de iniciar o projeto pedagógico “Produção Jovem”, para a formação de jovens produtores culturais por meio da prática em diversas áreas durante a execução do Festival.


O Vamos que Venimos Brasil é a versão brasileira do festival criado na Argentina, em 2009, idealizado pela atriz e arte-educadora Cecília Ruiz, junto com um grupo de alunos adolescentes.


Em 2021, o projeto foi adaptado para o formato virtual em razão da pandemia da COVID-19 e expandiu sua atuação abrangendo jovens de diversas regiões do Brasil. 


Em sua edição de 2022, o IV Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil, acontecerá em formato híbrido com um curso em formato virtual, para jovens de todo o Brasil, e apresentações de espetáculos, oficinas, painéis de intercâmbio e encontros com artistas e pesquisadores em formato presencial, na cidade de Santo André - São Paulo


As ações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Proac Proac Direto 38/2021 e tem apoio do SESC Santo André.


Mais informações: www.vqvbrasil.com, www.facebook.com/vamosquevenimosbrasil e www.instagram.com/vqvbrasil

 

SERVIÇO: Curso de Produção e Mediação Cultural do Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil

Período de inscrições: até 18 de julho de 2022

Valor: Grátis

Onde: Aulas remotas pela plataforma Zoom. 

Público alvo: Jovens entre 16 e 24 anos.

Vagas: 30 (trinta)

Formulário de Inscrições: disponível no site www.vqvbrasil.com

Publicação dos selecionados: 19 de julho de 2022 no site oficial do evento www.vqvbrasil.com

Período do curso: 23 de julho a 14 de agosto de 2022

Aulas aos sábados e domingos, das 10h às 13h

 

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini - luciana.gandelini@gmail.com - Cel (11) 99568-8773

Assessoria de Imprensa SESC Santo André - imprensa.santoandre@sescsp.org.br


Comentários