Fundação das Artes oferta seis mil vagas em cursos gratuitos de Arte, Educação e Gastronomia


 A partir de 25 de julho, a Fundação das Artes de São Caetano do Sul abre as inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional distribuídos em nove áreas ligadas à Produção Cultural e Design, destinados a pessoas com 15 anos ou mais. A instituição, que é referência no ensino e difusão de artes e cultura no Estado de São Paulo, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação, disponibiliza mais de 6 mil vagas contribuindo com a geração de empregos e renda na região da Grande São Paulo. Acesse vídeo sobre o Programa +Qualificação aqui.

 

O Programa Fundação das Artes +Qualificação tem foco no movimento da Economia Criativa gerando acesso especializado, simbólico e físico, ao setor produtivo (mundo do trabalho) e à educação em arte e cultura. No total, a Fundação das Artes conta com R$ 10 milhões para a execução do Programa, sendo a instituição que recebeu o maior recurso em todo o País.

As inscrições ficam abertas de 25 de julho a 10 de agosto através do site www.fascs.com.br/mais. Podem se inscrever pessoas com 15 anos ou mais, moradores de toda Grande São Paulo, com ensino fundamental completo. Os cursos têm duração de 160 a 200 horas, realizados em sua maioria de forma presencial, em encontros semanais nas Unidades da Instituição ou em espaços parceiros. Ao final do curso será emitido certificado pelo MEC e Fundação das Artes.
 

Ao todo são 38 cursos de qualificação profissional que estão distribuídos em nove áreas: Ação cultural (Agente Cultural; Conservação de acervos; Produção Cultural), Arte (Canto Coral; Fotografia; Práticas de Dança; Recreação, Jogos e Teatro), Artesanato (Artesanato: Bordado livre, Crochê e Feltro; Artesanato Indígena), Audiovisual (Audiodescrição; Edição de Vídeo; Gravação Edição de Áudio; Sonoplastia), Design (Desenho de animação; Design Gráfico; Design Têxtil; Ilustração), Educação & Inclusão (Libras), Escrita (Dramaturgia - online; Dramaturgia; Dramaturgia: Laboratório de possibilidades expressivas; Dramaturgia: Poéticas de raça, classe, gênero e sexualidade; Escrita criativa: Ensaios; Escrita criativa: Composição de RAP;  Escrita criativa: Fan Fic (contos de ficção); Escrita criativa: Palavras urbanas; Escrita criativa: Poesia; Escrita criativa: Roteiro cinematográfico de ficção), Gastronomia - para pessoas com 18 anos ou mais (Auxiliar de Cozinha, Pizzaiolo), Visagismo (Adereço, Cenografia, Desenho de moda, Figurino, Maquiagem, Moda e identidade, Laboratório de criação).

As demais condições de inscrição, descrição completa dos cursos e horários podem ser conferidos no site www.fascs.com.br/mais.
 

“O Programa Fundação das Artes +Qualificação é fruto de um trabalho intenso que a instituição vem realizando nos últimos anos e que teve início com o lançamento do Programa Fundação das Artes Mediotec, em 2017”, relembra a diretora geral da Fundação das Artes, Ana Paula Demambro.
 

Braço do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação, o Programa Fundação das Artes Mediotec oferta cursos técnicos profissionalizantes gratuitos em Canto, Dança e Teatro para alunos do Ensino Médio da rede pública. “Nos últimos anos, a Fundação vem desempenhando esse trabalho com excelência, tendo formado mais de 260 alunos capacitando-os para o mundo do trabalho”, concluiu Ana Paula.

 

 

FASCS +CONECTADA

Desde 1968 a Fundação das Artes de São Caetano do Sul é uma instituição de ensino e pesquisa em artes que oferece cursos técnicos e livres a alunos de variadas procedências e idades, nas áreas de música, teatro, artes visuais e dança. Além das atividades pedagógicas, proporciona aos seus estudantes, por meio da ação cultural em sua sede e em diversos locais dentro e fora da cidade, experiências de criação e difusão artística voltadas para a prática coletiva.
 

Por conta de sua expertise, em 2017, a Fundação das Artes firmou parcerias com o Governo Federal, pactuando a criação de cursos dentro do Eixo Produção Cultural e Design por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação.
 

Somam-se mais de 1600 vagas ofertadas em cursos livres e profissionalizantes gratuitos.

A Fundação das Artes, em 2022, amplia sua oferta e se insere como única instituição na região a oferecer cursos de média duração gratuitos de qualificação profissional em parceria com o Pronatec.
 

Esta é a Fundação das Artes: um espaço de ensino, pesquisa e ação cultural conectando pessoas que acreditam na Arte como ação de transformação social.
 

É a FASCS +CONECTADA com a Economia Criativa e com ações de emprego e geração de renda, com a abertura de mais de 6 mil vagas em cursos em diversas áreas de ações ligadas à Arte e Cultura.
 

Fundação das Artes +Qualificação. Você +conectado ao mundo do trabalho.

 

+ Qualificação

O Programa Fundação das Artes +Qualificação é uma ação em parceria com o Governo Federal por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação que tem como objetivo ofertar cursos de média duração em diversas áreas ligadas à Arte e Cultura movimentando o setor da Economia Criativa e promovendo acesso a ações de emprego e geração de renda a toda a população. São 6 mil vagas distribuídas em 38 cursos gratuitos para pessoas a partir dos 15 anos, moradores da Grande São Paulo e que tenham ensino fundamental completo.

Comentários