Corrida de Rua - Giovani dos Santos coloca o Brasil no topo do pódio da 1ª Meia Maratona Internacional de Guarulhos

 Atleta mineiro venceu o duelo com o tanzaniano Saidi Makula nos últimos metros. No feminino, vitória da queniana Janet Masai


Guarulhos (SP) – E deu Brasil na edição de estreia da Meia Maratona Internacional de Guarulhos. Na manhã deste domingo, o mineiro Giovani dos Santos, em uma disputa emocionante com o tanzaniano Saidi Makula, conquistou o topo do pódio da Elie Masculino. Ele completou os 21,097 metros por ruas e avenidas da segunda maior cidade de São Paulo com o tempo de 1h06min27 e apenas 1 segundo de vantagem para o adversário, que fechou a prova com 1h06min28. O terceiro lugar ficou com o baiano Geílson Conceição, no tempo de 1h07min29.

No feminino, a queniana Janet Masai, que este ano foi vice-campeã da Maratona de Porto Alegre, confirmou a boa fase e seu favoritismo na prova com maior tranquilidade. Ela imprimiu um ritmo forte e conquistou o título marcando 1h15min50, quase quatro minutos à frente da mineira Jéssica Soares, 1h19min45. O terceiro lugar foi da paulista Andreia Hessel, com 1h21min11.

A entrada de Guarulhos no circuito de grandes meias maratonas internacionais no país foi em grande estilo. Em um domingo de sol e temperatura agradável, cerca de 3 mil corredores, divididos pelas provas de 21K, 10K e 5K, deram um show de entusiasmo. E, para coroar a estreia, nada melhor do que ter um brasileiro como campeão. O trabalho de todos os envolvidos foi um sucesso e a disputa já está confirmada para julho de 2023.

duelo previsto entre Giovani e Saidi foi o destaque no masculino. Os dois corredores estiveram juntos praticamente todo o percurso e deixaram para o final a definição do primeiro lugar. E o experiente e vitorioso brasileiro, que soma nada menos que seis títulos da Volta Internacional da Pampulha, não deixou escapar mais um resultado positivo.

Estou muito feliz. Fiquei preocupado esta semana pois estava com uma tosse forte. Mas Deus é maravilhoso e deu tudo certo. O que me deixa ainda mais feliz e que fui o primeiro a vencer um evento de 10K aqui em Guarulhos e, agora, ganho a meia maratona de estreia aqui. Vai ficar na história e isso é para sempre”, afirmou.

Giovani ainda destacou que ganhar na cidade tem um sabor especial. “Bom comemorar com minha irmã que mora na cidade. Eu também queria que minha esposa estivesse aqui, pois ela faz aniversário hoje. Mas dedico esse título para ela”, completou o atleta.

Saidi, por sua vez, ressaltou a boa disputa com o amigo.O percurso é realmente rápido e pudemos andar lado a lado, com um final muito legal. Parabenizo o Giovani pelo primeiro lugar e agradeço à organização pelo convite. Espero estar aqui no ano que vem para dar o troco, disse o corredor, terceiro colocado na Daegu Marathon, na Coréia do Sul, em 2016, e agora vice-campeão da 1ª Meia Maratona Internacional de Guarulhos.

Feminino

O duelo com as brasileiras acabou não acontecendo. Mas, mesmo assim, a queniana Janet Masai ressaltou o nível técnico das adversárias. “Foi uma boa prova. No começo meu ritmo não foi forte, mas depois arrisquei apertar o passo e acabou dando resultado. Gostei muito do percurso e fiz uma boa preparação para esta prova. O resultado foi fruto disso”, afirmou.

mineira Jéssica disse que o resultado foi positivo. A meta era o título, mas reconheceu o dia positivo da campeã. “Ela foi muito bem. Tentei andar junto dela no começo, mas como venho de várias competições – na semana passada correu em Boa Vista (RR) – preferi não arriscar e garantir que chegaria. Estou muito feliz com este segundo lugar e quero agradecer o convite para estar nesta prova”, ressaltou.

A 1ª Meia Maratona Internacional de Guarulhos 2022 é uma realização e organização da Yescom, com incentivo da Prefeitura de Guarulhos. O patrocínio de Assaí, NewOn, Montevérgine e Drogaria São Paulo, com patrocínio especial de 3 Corações. O apoio especial é de Smartfit, Dois Cunhados, Itambé, Parque Shopping Maia e Bendita Cânfora. A supervisão é da Federação Paulista de Atletismo.



Resultados 1ª Meia Maratona Internacional de Guarulhos

Meia Maratona – Elite

Masculino

1. Giovani dos Santos (Brasil), 1h06min27

2. Saidi Makula (Tanzânia), 1h06min28

3. Geílson Conceição (Brasil), 1h07min29

4. Savio Silva (Brasil), 1h09min17

5. Victor Andrade (Brasil), 1h10min36


Feminino

1. Janet Masai (Quênia), 1h15min50

2. Jéssica Soares (Brasil), 1h19min45

3. Andrea Hessel (Brasil), 1h21min11

4. Viviane Amorim (Brasil), 1h23min49

5. Adriana Aparecida da Silva (Brasil), 1h25min27


10K

Masculino

1. Cícero da Silva, 36min55

2. Alexandre da Silva, 37min50

3. Waldecir dos Santos, 37min56


Feminino

1. Angela Nobre, 45min43

2. Ana Mari Cruz, 46min00

3. Beatriz do Nascimento, 50min19

5K

Masculino

1. Ronnie Lopes, 19min29

2. Marcelo Torres, 20min34

3. Felipe Rodrigues, 21min14


Feminino

1. Laura Amato, 23min54

2. Cintia Trisotti, 26min04

3. Ildonete de Almeida, 27min00


Mais informações no site www.yescom.com.br

Comentários