Mestre Tonho Matéria, ex-integrante da banda percussiva Olodum, é presença confirmada da 5ª edição que contará com palestras, oficinas e presença de renomados capoeiristas
Capoeiristas do Rio de Janeiro receberão uma semana repleta de atividades temáticas, entre os dias 11 e 16 de julho (de segunda a sábado), com o retorno presencial do Encontro Nacional de Bambas, que contará com oficinas, palestras e apresentações de grandes nomes da arte da capoeira. A programação acontecerá das 18h às 21h na Lona Cultural João Bosco – Avenida São Felix, 601 Vista Alegre, Rio de Janeiro /RJ, com ações pelo Centro do Rio. As inscrições são gratuitas, pelo site: https://mestrejagunço.
Idealizado pelo mestre Jagunço, capoeirista que vem desenvolvendo um importante trabalho com jovens e adultos na capoeira, esta é a quinta edição do festival, que acontece anualmente, reunindo capoeiristas de todo país para discutir os impactos da capoeira na sociedade, além de promover ações que preservem a capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, empoderando socialmente os capoeiristas brasileiros.
A 5ª edição traz o tema “Valorização dos Saberes Ancestrais e a Preservação da Água”, que visa muita troca de conhecimento entre os participantes. Na ocasião, a Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre, sediará uma intensa programação, e no dia 11, haverá oficina de confecção de instrumentos musicais de percussão, ministrada por Mestre Tota, gestor do projeto SAC , de Valença /RJ. No dia 12, será a vez da Oficina de Samba de Roda, ministrada pelo casal Canela Monteiro e Mila Suita. Já no dia 13, haverá a oficina de Musicalidade na Capoeira com Mestre Tonho Matéria, ex-componente da banda percussiva Olodum, trazendo toda sua diversidade musical. E no dia 14, será ministrado um aulão de movimentação com Mestre Emílio.
Mas, não para por aí! Nos dias 15 e 16 (sexta e sábado), a região central do Rio de Janeiro será palco das atrações, e no dia 15, haverá tour pelos pontos históricos do centro da cidade, que respiram a história da capoeira, iniciando no Cais do Valongo, às 10h, finalizando às 14h, no Teatro Alcione Araújo – Avenida Presidente Vargas, 601 (Biblioteca Parque Estadual), onde ocorrerá a apresentação musical dos mestres Toni Vargas e Boa Voz, seguida de Palestra sobre a “Capoeira de 1822 e a Atualidade” ministrada por Mestre Aranha e Mestre Ferradura. Ao final, os capoeiristas sairão em um cortejo de berimbaus rumo aos Arcos da Lapa, onde iniciará a roda de capoeira “Roda de Bambas” que entrará a noite intercalando com roda de jongo e samba.
Finalizando a programação, no dia 16, a Fundação São Martinho, na Lapa, sediará a partir das 9h, a cerimônia de batizado e troca de graduação das crianças atendidas pelos projetos em que Mestre Jagunço atua ensinando capoeira a crianças em extrema vulnerabilidade, como: Casa de Bambas, Ong Amigos pela Caridade, de Realengo. Um destaque será a roda de capoeira inclusiva, da APAE, de crianças com síndrome de Down, mostrando que podem tudo. Nesta data também acontecerá a elevação de grau do Mestre Jagunço, que celebrará junto aos alunos o grande momento.
Para o Mestre Jagunço, promover eventos como este é de grande importância para a cultura. “A capoeira faz parte da nossa história, é mais do que um esporte, é inclusão social, é dança, é luta e contribui para que jovens saiam da marginalidade. Que os cariocas apaixonados pela capoeira, possam estar com a gente neste lindo evento”, comenta.
Saiba mais sobre o Encontro Nacional de Bambas
Com a proposta de fortalecer a cultura da capoeira no Brasil, o festival nasceu no ano de 2017, superando as expectativas da organização, por já no lançamento, conquistar a participação de 207 mestres de diferentes estados acompanhados de seus alunos. Na segunda e terceira edição (2018 e 2019), o público se ampliou ainda mais, sendo um grande sucesso entre os capoeiristas. O memorável ano de 2020, por conta da pandemia, teve sua edição cancelada, e em 2021, retornou com sua 4ª edição em formato virtual, mantendo audiência ativa de 900 pessoas em 12 horas de transmissão ao vivo.
Para esta edição, o evento já conta com 380 capoeiristas inscritos, de todo Brasil e conta com caravanas confirmadas de São Paulo, Minas Gerais e Curitiba. A expectativa é receber cerca de 500 capoeiristas na semana do evento.
Serviço: 5º edição do Encontro Nacional de Bambas
Dias: de 11 a 16 de julho
Programação:
Dias: 11 a 14 – Oficinas e Workshops
Horário: das 18h às 21h
Local: Lona Cultural João Bosco
Endereço: Avenida São Felix, 601 Vista Alegre, Rio de Janeiro /RJ.
Dia: 15/07 – Tour no Centro do Rio
Horário: 10h | 14h
Local: Cais do Valongo | Teatro Alcione Araújo (Biblioteca Parque)
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 601
Dia: 16/07 – Cerimonia de Batizado e troca de graduação
Horário: a partir das 9h
Local: Fundação São Martinho
Endereço: Fundação São Martinho – Rua do Riachuelo, 07 – Embaixo dos Arcos da Lapa
Acompanhe pelo Instagram @encontronacionaldebambas
Inscrições: https://mestrejagunço.com.br
Comentários
Postar um comentário