Espetáculo musical | Super Só & Outros Videoclipes | curta temporada

                     

Figura 1: Super Só & Outros Videoclipes. Foto: Thiago Guimarães 

Super Só & Outros Videoclipes mistura música e humor para contar 

histórias de pessoas simples de grandes cidades. Música radiofônica, emoção e humor são os ingredientes principais da produção, com texto que coloca em evidência as vidas de tipos que vivem à margem da notoriedade. 

 

 

Quatro tipos de solidão vivenciadas por quatro pessoas pouco notadas em uma grande cidade: esse é o fio que conduz o espetáculo musical Super Só & Outros Videoclipes, que faz curtíssima temporada no Centro Cultural São Paulo dias 10, 11 e 12 de junho, sábado e domingo, 21h; e domingo, 19h. A peça tem trilha sonora de pop rock composta por Miriam Virna, que também atua, canta e dirige a montagem, em parceria com o diretor William Ferreira. No elenco estão os atores Elisa Carneiro e Lupe Leal.

 

Realizado com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), a montagem, que integra o repertório da Supersônica Cia. de Teatro, é reencenada após um hiato de cinco anos. No primeiro semestre de 2022, o espetáculo realizou uma circulação que já passou pelo Teatro SESC Paulo Gracindo, no Gama (DF), e pelo Teatro Marília, em Belo Horizonte (MG). Em julho, a obra vai para Brasília com apresentações no Festival Internacional de Teatro Cena Contemporânea.

 

Os quatro personagens de Super Só & Outros Videoclipes são pessoas comuns. “Não são heróis nem heroínas, não são belas nem têm notoriedade, mas elas têm muito valor. Esse valor que vemos só quando observamos com cuidado as pessoas que permeiam o nosso cotidiano”, define a autora Miriam Virna. Ela reforça que a intenção do espetáculo é o de “revelar a beleza das pessoas que o mundo não enxerga”. 

 

Na peça, o indesejado super-herói às avessas Super Só dá relevo à solidão, medo, angústias, sonhos e desejos dos personagens de uma quadra comercial de Brasília e suas quitinetes. Marienilde é uma simples mãe trabalhadora, que mal é notada pelo marido e está em crise existencial. Fred é uma pessoa tímida que tem dificuldades para a vida social. Já Otacílio é um sujeito bonachão com o qual a vida não costuma ser generosa. Para fechar o quarteto, Drielly é uma menina sonhadora, que adora um videokê e se depara com a dureza que é trabalhar como operadora de telemarketing. O espetáculo celebra e reflete relações humanas com humor, fantasia e muita música. 

 

A compositora e autora do espetáculo, Miriam Virna, conta que teve como ponto de partida um álbum inteiro de músicas que compôs num rompante criativo. “Fiz as oito canções que falam de diferentes maneiras de se sentir sozinho no mundo e elas formam o álbum chamado Super Só. Todas elas ajudam a contar a história desses personagens”, explica.

 

Sobre a companhia

 

Com trajetória iniciada em 2001, a Supersônica Cia. de Teatro é dirigida pela multiartista Miriam Virna e tem no repertório espetáculos adultos e infantis. Sempre presente nas montagens da companhia, estão a música, o humor e o trabalho corporal coreografado. Na lista de espetáculos da Supersônica estão “Decamerão - Histórias quase santas”, “Abigail e a Girafa”, “Admirável e só para Selvagens”, “Propriedade Condenada” e “Lavanderia Bailarina”.



Sinopse

Nos noticiários da cidade, a notícia é sobre a presença de um super-herói indesejado. As informações circulam e chegam até uma quadra comercial de Brasília e suas quitinetes.  Até então protegidos em suas “caixas de morar”, os habitantes e trabalhadores da região têm suas vidas cruzadas e alteradas por novos acontecimentos.  

 

Solidão, medo, angústias, sonhos, desejos, são alguns dos aspectos humanos que são vivenciados nesse condomínio com a chegada do Super Só, uma espécie de super-herói às avessas. A cada janela da comercial que se abre no palco, um universo da realidade se revela e faz de Super Só & Outros Videoclipes, um musical que celebra e reflete as relações humanas com humor, fantasia e muita música.

 

FICHA TÉCNICA 

Textos e Canções: Miriam Virna

Direção: Miriam Virna e William Ferreira

Elenco: Elisa Carneiro, Lupe Leal e Miriam Virna

Direção Musical, Arranjos e Sonoplastia: Samuel Mota 

Arranjos da faixa Super Só: Sascha Kratzer

Vídeos e projeções: João Angelini

Assistência de vídeo e imagens: Marcela Campos 

Consultoria multimídia: Aníbal Alexandre

Direção de Arte e Cenário: Maíra Carvalho

Figurino: Maíra Carvalho e Marcus Barozzi

Visagismo: Marcus Barozzi

Iluminação: Dalton Camargos

Operação de luz: Ana Quintas

Preparação corporal: Mar Rosa

Coreografias: Mar Rosa (Lavanderia Bailarina) e Gustavo Letruta (Quem tem medo de Virginia Wolf)

Dramaturgista: Daniela Diniz

Arte gráfica: Jana Ferreira

Fotografia: Diego Bresani

Coordenação de comunicação: Lambada Comunicação

Assessoria de imprensa: Márcia Marques

Direção de produção: Aline Cardoso

Produção: Burburinho Cultural

Participações especiais:

ÁUDIO

Notícias de rádio e TV: Celso Araújo

Vitinho: William Ferreira

Sussurros da mãe da Rebeka: Adriana Lodi

VÍDEO

Vitinho: Brad Pinsher

 

 

SERVIÇO

Super Só & Outros Videoclipes

Temporada: Dias 10, 11 e 12* de junho de 2022

Sexta e sábado, às 21h; domingo, 19h

*Dia 12 de junho, a sessão terá tradução em LIBRAS

IngressosGRATIS com retirada de ingressos com 1h de antecedência


Local: Centro Cultural São Paulo - Sala Jardel Filho

Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo - SP

Capacidade: 321 lugares

Classificação indicativa: 14 anos

Informações: (11) 3397-4002

 

 

Comentários