Dona Ivone Lara, Mas Quem Disse Que Eu Te Esqueço? X-9 Paulistana Canta o Centenário da dana do Samba! Comunidade da Parada Inglesa lança Enredo para 2023

 


Para o ano que vem, a comunidade da X-9 Paulistana apresentará um linda homenagem aos 100 anos de Dona Ivone em uma grande celebração a uma das maiores e mais completas artistas da história do samba brasileiro. O lançamento aconteceu através das redes sociais oficiais da agremiação da zona norte, na tarde deste sábado.


Apresentado à nova diretoria no final do mês de maio, o tema que trouxe a história de vida e obra da cantora, compositora e musicista, encantou os dirigentes da escola. 


Dona Ivone rompeu as barreiras do preconceito contra a mulher e conquistou o Brasil pelo seu talento, através da sua arte. Ela foi a primeira mulher a ser aceita como componente da ala de compositores da grandiosa escola de samba Império Serrano, em 1965. 


"Esse fantástico enredo, tão cheio de representatividade, referências culturais da negritude e com todo legado musical que Dona Ivone Lara deixou, nos proporcionará realizar um desfile inesquecível que entrará para a história do Polo Cultural Grande Otelo", completa o presidente Paulo Perez.


Uma comitiva da agremiação composta pelo presidente Paulinho Perez, o vice-presidente Edson Jr. (Juninho), os autores Marcelo Lepiane, Vitor Oliveira e Fábio Blanco, os diretores Rogério Rodrigues e Geraldo Pereira, Adamastor, e o carnavalesco Leno Vidal foram recebidos pelo filho de Dona Ivone, Alfredo Lara, sua esposa, Elaine Lara e o neto André, que é músico também. O encontro aconteceu no bairro de Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro, neste sábado.  Na ocasião, os familiares foram presenteados com camisetas da verde, vermelha e branca como um gesto de agradecimento e carinho.


“É uma emoção ímpar participar da concepção de um enredo sobre uma artista tão expressiva musicalmente, uma mulher forte e transgressora e uma das maiores vozes do samba. Dona Ivone sempre foi referência para todos os compositores de samba e samba-enredo. Esse é um momento muito especial para mim, para a minha escola e para o mundo do samba também”, afirma Marcelo Lepiane, diretor artístico.


A X-9 Paulistana em sua história já exaltou personalidades da televisão, da música e também da comunidade xisnoveana. Entre eles: o humorista Renato Aragão, os cantores e compositores Paulinho da Viola e Arlindo Cruz, a dupla Chitãozinho e Xororó, o artista plástico Inos Conrradin e o artista Beto Carreiro.


Foi com o tema sobre a vida e obra da dupla sertaneja, que a agremiação conquistou o vice-campeonato no grupo Especial, em 2005, e foi campeã no grupo de Acesso com a história do pintor Inos Conrradin, em 2017.


“Trazer dona Ivone Lara para a passarela do Anhembi será uma honra para nós xisnoveanos. É uma dádiva divina! Um presente para a nossa comunidade e também para o carnaval paulistano. Nossa comunidade está em festa, emocionada e muito feliz. Faremos um belíssimo Carnaval, a altura da nossa homenageada”, diz Adamastor, diretor geral de Carnaval. 


O enredo será desenvolvido pelo carnavalesco Leno Vidal, que estreia na escola.

Comentários