Coletivo Noroest realiza eventos em escolas públicas e no CEU Perus celebrando a cultura do hip-hop

 


Com eventos gratuitos em escolas públicas de Perus, o coletivo convida estudantes e toda a comunidade para um dia de imersão na cultura do hip-hop, com batalhas e aulas de breaking, criação de painéis de Graffiti, shows e uma biblioteca móvel. 

 

Coletivo Noroest realiza eventos em escolas públicas e no CEU Perus celebrando a cultura do hip-hop

 

No mês de junho de 2002, o Coletivo Noroest realiza a temporada de circulação do projeto Raízes do Hip Hop - Território Noroeste”, que prevê eventos gratuitos para o público de todas as idades, celebrando a cultura das diversas periferias do Brasil, fomentando e dando visibilidade para novas produções artísticas com base na cultura hip-hop.

 

No dia 14 de junho de 2022 (terça-feira), às 10h, com entrada gratuita e aberto para toda a comunidade, acontece o primeiro evento da temporada na Escola EMEF Philo Gonçalves, que fica na Rua Alagoa Nova, 05, em Perus (SP).

 

O segundo evento acontece no dia 24 de Junho de 2022 (sexta-feira), às 12h, no CEU Perus, que fica na Rua Bernardo José de Lorena, s/n- Vila Fanton, em Perus.

 

E no dia 28 de junho de 2022 (terça-feira), às 10h, o evento será na Escola Jardim da Conquista, na Rua Recanto dos Humildes, 278 - Conjunto Habitacional Recanto dos Humildes, em Perus.

 

Durante os eventos, haverá a criação de painéis de Graffiti com a artista Tika Loka, show de rap com o artista MD Black e as batalhas de breaking, tradicionais disputas de dança onde cada participante defende seu estilo, interagindo e improvisando em cima das músicas executada por um DJ, contarão com a participação das b-girls Keka e Loira e dos b-boys Suicida Break e Gabriel como jurados e do DJ INSANO




Visando incentivar o hábito da leitura, sobretudo ao conteúdo da história do Hip-hop, o evento contará com uma biblioteca temática com oferta de livros e outros materiais didáticos. Um ambiente organizado e confortável que possibilitará a interação das crianças e jovens com os monitores, durante atividades lúdicas com contação de histórias e leituras de livros como “O grito do hip-hop”, “A quebrada em quadrinhos”, “Nelson Triunfo, do sertão ao Hip-hop”, “Mulher de Palavra: Um retrato de mulheres no Rap de São Paulo”, ”A pedagogia hip-hop: Consciência, resistência e saberes em luta”, “Batidas, rimas e vida escolas” e “Genealogia hip-hop”.  

 

Haverá ainda uma vivência prática e coletiva da dança breaking, que permitirá a participação de pessoas de todas as faixas etárias, respeitando as particularidades do público, abrindo espaço para fluir o primeiro contato com uma dança urbana.  

 

O projeto “Raízes do Hip Hop – Território Noroeste” surgiu a partir de uma perspectiva cultural periférica ligada à cultura Hip-Hop, movimento que vem transformando diversas ‘quebradas’ tanto na cidade de São Paulo como em outras localidades do país.  

 

Com ele, o Coletivo Noroest promove um circuito de formação e difusão cultural que contribui com o desenvolvimento social das comunidades por onde as ações irão passar, em geral carentes de equipamentos culturais, instigando as pessoas para uma nova perspectiva de vida tendo a ideologia Hip-Hop como base para a produção de conhecimento e compartilhamentos práticos e teóricos. 

 

Um trabalho realizado pelo coletivo há anos, através de projetos como “Quebrada Viva Battle”, contemplado pelo VAI - Modalidade 1 (2016 e 2019), com ações culturais em praças e pontos de cultura como: Comunidade Cultural Quilombaque Perus, Casa de Hip-Hop Perus, Ocupação Artística Canhoba - Cine Teatro Pandora. E em 2021, o projeto “Coletivo Noroest – quebrada viva” selecionado pelo Edital Proac 34/2020 - Manutenção de corpos artísticos estáveis em favelas e comunidades.

 

O Coletivo Noroest desenvolve ações artísticas através do Hip-Hop desde 2015, quando surgiu como Crew de Breaking Noroest Gang, sendo atualmente composto por integrantes residentes no bairro periférico de Perus, região que concentra um dos piores índices socioeconômicos da capital. 

 

“Por se tratar de uma arte genuína, fonte de produção de novos saberes e novas maneiras de olhar para o mundo vigente, acreditamos que através do Hip-Hop é possível conscientizar, humanizar e trocar aprendizados, potencializando valores sociais e intelectuais”, comenta o Coletivo Noroest.

 

As ações fazem parte do projeto Raízes do Hip Hop - Território Noroeste” do Coletivo Noroest, contemplado no edital  PROAC N° 33/2021 - Ações Locais / Favelas e Periferias / Produção, Difusão, Capacitação e Eventos (presencial e/ou online)

 

Informações: www.facebook.com/Projetoquebradavivabattle e www.instagram.com/coletivonoroest

 

SERVIÇO: Raízes do Hip Hop – Território Noroeste

Com Coletivo Noroest e participações especiais

Classificação Livre - Grátis

1º Evento - Quando: 14 de junho de 2022 (terça-feira) - Horário: 10:00

Onde: Escola EMEF Philo Gonçalves - Endereço: Rua Alagoa Nova, 05 - Perus - SP

 

2º Evento - Quando: 24 de junho de 2022 (sexta-feira) - Horário: 12:00

Onde: CEU Perus - Endereço: Rua Bernardo José de Lorena, s/n- Vila Fanton - Perus - SP




 

3º Evento - Quando: 28 de junho de 2022 (terça-feira) - Horário: 10:00

Onde: Escola Jardim da Conquista - Endereço: Rua Recanto dos Humildes, 278 - Conjunto Habitacional Recanto dos Humildes- Perus - SP

 

Programação: Batalha de Breaking 3 vs 3 com os jurados: Keka, Loira, Suicida Break e Gabriel

DJ: Insano

Graffiti: Tika Loka

Show: MD Black (Rap)

+ Atrações: Biblioteca Hip-Hop, Workshop Breaking

Comentários