Cia do Tijolo abre inscrições para oficina gratuita “Poesia como Procedimento para a Liberdade”


 A oficina busca inspirar atores, diretores, estudantes e profissionais das artes a se aventurarem no universo da poesia em busca de novas criações, exercitando um olhar atento para a obra de diversos autores. 


Cia do Tijolo realiza oficina “Poesia como Procedimento para a Liberdade” no Espaço Cultural Lélia Abramo


De 14 a 18 de junho de 2022, de terça-feira à sábado, a Cia do Tijolo realiza a “Oficina Poesia como Procedimento para a Liberdade”, no Espaço Cultural Lélia Abramo, que fica na Rua Carlos Sampaio, 305 - Bela Vista, São Paulo - SP. Serão cinco encontros consecutivos, em formato presencial, sempre das 18h às 22h, com um total de 20 horas de duração, sendo quatro horas por dia. 

 

A oficina “Poesia como procedimento para a liberdade” tem como objetivo dividir as descobertas e os procedimentos com os quais a Cia. do Tijolo tem se deparado ao longo de anos de processos de criação, tendo como principais estímulos criativos a música (canção) e o poema. 

 

“Qualquer poema é uma espécie de espanto que tentamos expressar em sons, ritmos, silêncios. A expressão de algo que é anterior à palavra. Trabalhar um poema, produzi-lo, dizê-lo, decorá-lo, incorporá-lo, fazê-lo seu, é parte de um exercício daquela musculatura interna que nos permite olhar para coisas comuns e corriqueiras com o mesmo fascínio com que uma criança vê o mar pela primeira vez”, comenta o grupo.

 

E é buscando inspirar os participantes para este olhar atento, que estranha o que é corriqueiro, admira o diferente e acaba por produzir o diverso, é que Rodrigo Mercadante e Karen Menatti, que coordenam a oficina, irão propor uma jornada de estudos e compartilhamentos, que abrirão possibilidades de pensar o impensado em vários âmbitos da vida.

 

Os participantes poderão se aventurar no exercício do espanto e do fascínio diante do mundo reinventado pelos versos de poemas de diferentes autores.

 


“Estudar um poema é tomar de empréstimo os olhos de um autor e se abismar com a pedra no meio do caminho. Dizer um poema de uma autora é emprestar sua voz, que é sopro vital, para dizer o mundo através de palavras totalmente novas. Encarnar um poema de alguém é aceitar o desafio de ver a vida uma outra vez pela primeira vez. É libertar-se de amarras e mergulhar na vastidão de outras possibilidades, que não apenas suas”, finaliza o grupo.

 

Serão disponibilizadas 20 (vinte) vagas e para se inscrever é necessário acessar o link que está na bio do instagram @ciadotijolo e preencher o formulário de inscrições. 

 

As ações fazem parte do projeto “A Cabeça Pensa onde os Pés Pisam - celebrando Paulo Freire no seu centenário” contemplado na 37ª  Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. 

Realização: Cia do Tijolo, Cooperativa Paulista de Teatro e Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo


Mais informações: www.facebook.com/ciadotijolo e www.instagram.com/ciadotijolo




 

SERVIÇO: Oficina “Poesia como Procedimento para a Liberdade” 

Coordenação da oficina: Rodrigo Mercadante e Karen Menatti  

Quando: 14 a 18 de junho de 2022 - terça-feira à sábado

Horários: sempre das 18h às 22h

Onde: Espaço Cultural Lélia Abramo - Endereço: Rua Carlos Sampaio, 305 - Bela Vista, São Paulo - SP

Público: Direcionado a atores, músicos, dramaturgos e estudantes de artes. 

Duração: Cinco encontros consecutivos com um total de 20 horas de duração divididas em 4 horas por dia

Inscrição: https://forms.gle/PFN4KN1WaxqRZX7x9

Vagas: 20 (vinte) participantes 

Atividade presencial

Grátis

Comentários