21ª Goiânia Mostra Curtas divulga programação completa_de 05 a 10 de Julho, Online.


 FESTIVAL EXIBE 88 CURTAS-METRAGENS BRASILEIROS E FAZ HOMENAGEM À KARINE TELES

 
* Goiânia Mostra Curtas chega à sua 21ª edição de 5 a 10/07, online e gratuita
 
* programação traz produções de 18 estados brasileiros e do Distrito Federal
 
* exibições são organizadas nas seções Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Animação e Curta Mostra Goiás, além da 20ª Mostrinha e Curta Mostra Especial: Rasteiras Imaginárias
 
* atividades incluem debates, masterclass, oficina de design de audiência e laboratório de roteiros
 
* evento é uma realização da Icumam Cultural Instituto 
 
 
 

Com um total de 88 filmes, representando 18 estados brasileiros e o Distrito Federal, acontece de 5 a 10 de julho a 21ª edição da Goiânia Mostra Curtas, um dos mais expressivos festivais dedicados ao cinema brasileiro no formato curta-metragem. 

 

Totalmente gratuito, a programação apresenta uma homenagem à premiada atriz, roteirista e diretora carioca Karine Teles e as seções competitivas Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Animação e Curta Mostra Goiás, além da 20ª Mostrinha, Curta Mostra Especial: Rasteiras Imaginárias, uma masterclass, debates e outras atividades formativas.     

 

Disponibilizadas de forma online para todo o país, as atrações da 21ª Goiânia Mostra Curtas podem ser acessadas pela plataforma de streaming InnSaei.tv [https://innsaei.tv/] e pelo canal do YouTube do festival [www.youtube.com/icumam]. Informações sobre programação estão disponíveis no site oficial do evento [www.goianiamostracurtas.com.br/].

 

Desde 2001, a Goiânia Mostra Curtas tem cumprido o objetivo de divulgar o cinema de curta-metragem e valorizar a diversidade social, política, étnica e cultural brasileira. Ao longo desse tempo, o festival vem contribuindo para a formação, capacitação e desenvolvimento da área, tanto no Centro-Oeste, como em todo o Brasil.

 

“Após 20 anos de existência, o desafio da GMC é existir de maneira ativa, criativa e financeiramente viável para dar continuidade ao trabalho que colabora para o fortalecimento da cadeia produtiva audiovisual, para a visibilidade das produções brasileiras, a formação de público, a qualificação de novos profissionais, bem como para a geração de negócios, emprego e renda.” diz Maria Abdalla, diretora geral e produtora da Goiânia Mostra Curtas.

 

Este ano, o corpo de curadores do festival foi formado pelo diretor, pesquisador e professor de audiovisual Rafael de Almeida (Curta Mostra Brasil), pelo programador, pesquisador e crítico de cinema Fábio Rodrigues Filho (Curta Mostra Goiás), pelo diretor e realizador especializado em animação Cesar Cabral (Curta Mostra Animação), pela escritora, documentarista e pesquisadora da infância Gabriela Romeu (20ª Mostrinha) e pela curadoras e programadoras de cinema Talita Arruda e Melina Bomfim (Curta Mostra Especial).

 

Homenagem: Karine Teles

 

A 21ª Goiânia Mostra Curtas presta homenagem à premiada atriz, roteirista e diretora carioca Karine Teles, consagrada em longas-metragens (“Benzinho”, “Bacurau”, “Que Horas Ela Volta?”), séries (“Os Últimos Dias de Gilda”) e telenovelas (“Pantanal”).

 

Considerada um dos maiores nomes do cinema nacional, responsável por alguns dos papéis mais inesquecíveis do nosso cinema, a homenagem da 21ª Goiânia Mostra Curtas é não apenas uma declaração de amor a seu trabalho de atriz, como não deixa de ser um manifesto de reconhecimento por sua autoralidade atrás das câmeras, já que seus trabalhos na direção também serão exibidos como belos exemplos do alcance desta produção completa, num singelo gesto de gratidão por seu riscado artístico.

 

Ela recebe homenagem na cerimônia de abertura do evento, em 5/07, às 20h00. Em seguida, às 20h30, ela participa de bate-papo, com mediação da apresentadora e diretora Simone Zuccolotto. A transmissão é pelo canal do YouTube do festival [www.youtube.com/icumam].

 

Um programa reunindo quatro filmes integra a homenagem e fica disponível a partir das 20h00 do mesmo dia pela plataforma InnSaei.tv [https://innsaei.tv/]. Entre eles está “Otimismo”, animação dirigida por Karine Teles em 2015. 

 

“Romance” (2021), outro curta por ela dirigido, integra a seção Curta Mostra Brasil e conta no elenco com Gilda Nomacce e Enrique Diaz. 

 

abertura

 

A cerimônia de abertura da 21ª Goiânia Mostra Curtas acontece em 5/07, às 20h00, com a transmissão pelo canal do YouTube do festival [www.youtube.com/icumam]. Ela é seguida, às 21h30, por um pocket show da banda Francisco, El Hombre, em performance acústica. O quinteto produz canções que misturam elementos do Brasil e do México, além de outros países da América Latina. O resultado dessa “mistura” envolve o pop, o funk, a MPB e a música latina. O pocket show inclui os sucessos “Triste, Louca ou Má” e “Olha a Chuva”.

Em um show acústico formato especialmente para o festival, Francisco, El Hombre cantam músicas antigas e novas faixas do terceiro disco da banda: Casa Francisco. Ressignificando o tom negativo da perda, os integrantes buscaram se perder em novas sonoridades e projetos-solos para que, assim, pudessem se reencontrar como um organismo-banda.

 

Curta Mostra Brasil

 

Um total de 40 títulos recentes, produzidos em 13 estados e no Distrito Federal, compõem a Curta Mostra Brasil em 2022. Com disponibilização a partir das 19h00 do dia 6/07, a seção é organizada em quatro programas: “Reconhecer” (com nove títulos), “Resistir” (dez), “Fabular” (dez) e “Amar” (11).

 

Curta Mostra Especial

 

Em 2022, a tradicional Curta Mostra Especial tem como tema “Rasteiras Imaginárias”. Dividida em dois programas, são exibidos 13 filmes produzidos entre 2009 e 2022 em sete diferentes estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. O conjunto traz atmosferas distintas, dimensões técnicas, afetivas, éticas e estéticas entre casa e rua, sonho e memória. O primeiro programa da Curta Mostra Especial, denominado “Incensar o Mundo”, parte de um desejo nutrido entre fabulações, encontros e deboche, chegando a outros choques que revestem o imaginário em experiências, territórios e subjetividades. Já o segundo programa, “(no) sampler dos gestos íntimos”, traz uma intimidade, ora supressão na história, ora rasura e minúcia como linguagem do corpo negro. 

 

“Drible, poesia e movimento” é o tema do debate da Curta Mostra Especial, que acontece em 9/07, sábado, às 17h00, pelo canal do YouTube do festival [www.youtube.com/icumam]. O encontro, mediado pelas curadoras Talita Arruda e Melina Bomfim, tem como convidados Heraldo de Deus, ator, roteirista e diretor; Kalor Pacheco, curadora, jornalista cultural, artista visual, roteirista e realizadora audiovisual; e Victor Hugo Leite (Vhfro), ator, produtor cultural e professor de arte. A conversa será norteada pelas memórias ativadas pelos filmes, temáticas, sonoridades e atravessamentos das possíveis “Rasteiras Imaginárias”, abordando questões como dúvidas, riscos e inseguranças que trazem os cinemas negros contemporâneos; quando vulnerabilidades de criança são substituídas pelas da vida adulta; e como fugir das romantizações e atentar ao rapto das imaginações. 

 

Curta Mostra Goiás

 

A Curta Mostra Goiás reúne 12 títulos produzidos no estado no período 2020-2022. Os filmes estão organizados em três programas: “Ouvir o Que Se Vê”, “Poesia das Manobras” e “Experimentar Encontros” e ficam disponíveis a partir das 19h00 do dia 6/07.

 

20ª Mostrinha

 

Com foco no público infantil, a 20ª Mostrinha tem por título “Como Nossos Avós”. Estão programados cinco produções com classificação indicativa livre, disponíveis a partir das 10h00 do dia 6/07. No programa estão “Ibeji Ibeji” (RJ), “Acontecido É, Acredita Quem Quiser” (MG),  “Rua Dinorá” (CE), “Nem Todas As Manhãs São Iguais” (PB) e “Todos os Inscritos de Ness” (PR).

 

Curta Mostra Animação

 

A Curta Mostra Animação exibe 14 títulos, divididos em dois programas, disponíveis a partir das 19h00 do dia 6/07. Estão representados nove estados: Acre, Amazonas, Ceará, Nato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

premiação

 

Em cerimônia agendada para 10/07, domingo, às 19h00, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do evento [www.youtube.com/icumam], são anunciados os vencedores da 21ª Goiânia Mostra Curtas.

 

O júri formado por Daniel Nolasco (diretor e roteirista), Flávia Cândida (curadora, cineasta e produtora) e Lidiana Reis (produtora e roteirista) é responsável por apontar os contemplados da Curta Mostra Brasil, nas categorias melhor filme, melhor direção e prêmio especial do júri. Na mesma competição também é ofertado o Prêmio Aquisição SescTV.

 

Já nas competições Curta Mostra Goiás e Curta Mostra Animação, os jurados são a cineasta Cintia Domit Bittar, o curador e crítico de cinema Fillipo Pitanga e o cineasta, videoartista e curador Lorran Dias. Os filmes destas competições concorrem ao Troféu Icuman nas categorias de melhor filme, melhor direção e prêmio especial do júri. Os premiados recebem o troféu Icumam.

 

debate “A Preservação Audiovisual no Centro-Oeste: realizações e desafios”

 

“A Preservação Audiovisual no Centro-Oeste: realizações e desafios” é o tema do debate aberta ao público que acontece no dia 8/07, sexta-feira, às 19h00, com transmissão pelo canal do YouTube do festival [www.youtube.com/icumam]. Na ocasião, é discutido um dos temas mais recorrentes nas discussões sobre o patrimônio audiovisual brasileiro: a urgente necessidade da regionalização das estruturas de preservação audiovisual no Brasil. 

 

Tentando responder perguntas pertinentes ao tema, a iniciativa é enfática ao propor que é preciso que as instâncias governamentais invistam na descentralização dos recursos, na manutenção das instituições já existentes e que compreendam a importância da valorização de culturas locais.

 

Kadidja Oliveira, arquivista do Distrito Federal, Marinete Pinheiro, do Museu de Imagem e Som de Mato Grosso do Sul, e Tânia Mendonça, do Museu de Imagem e Som de Goiás, são as convidadas do encontro, que tem curadoria e mediação da pesquisadora e preservacionista audiovisual Lila Foster.

 

Masterclass

 

Estudo de caso sobre o filme “Madalena” é tema da masterclass da 21ª Goiânia Mostra Curtas e acontece 7/07, quinta-feira, às 19h00, com transmissão pelo canal do YouTube do festival [www.youtube.com/icumam]. 

 

Uma das atividades de capacitação e formação do evento, a masterclass promove um estudo de caso sobre o longa-metragem sul-mato-grossense “Madalena”, que em 2021 participou de renomados festivais internacionais, como o de Roterdã (Holanda) e San Sebastián (Espanha). Participam Madiano Marcheti, diretor do filme e o produtor Marcos Pieri, com mediação Rachel do Valle, Diretora de programas do Projeto Paradiso.

A proposta é um diálogo com o diretor e um dos produtores do longa sobre o processo criativo e as estratégias que levam à realização da obra. Também na pauta está o desafiador passo do curta até o primeiro longa, passando por todas as etapas de produção do filme até a sua distribuição dentro e fora do país.

 

A atividade acontece nos dias 7/07, em uma parceria com a Paradiso Multiplica, ação de difusão de conhecimento dos profissionais beneficiados por Bolsas Paradiso para estudar ao redor do mundo que compartilham seus conhecimentos com o público, ao lado de instituições parceiras.

 

 

Oficina Design de Audiência

 

Atividade profissional da 21ª Goiânia Mostra Curtas exclusiva para projetos selecionados, a Oficina Design de Audiência tem como principal objetivo oferecer aos participantes a experiência de explorar o potencial de diversas ferramentas para pensar as audiências e os públicos desde a etapa de desenvolvimento, ampliando a abordagem clássica de comunicação e de marketing. Os três projetos selecionados terão o acompanhamento da consultora de design de audiência Marina Tarabay e do produtor Rafael Sampaio. A oficina acontece sob a coordenação do BrLab – Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais nos dias 6, 7, 12 e 13 de julho.

 

Laboratório de Roteiros Audiovisuais

 

Voltado a profissionais selecionados, o Laboratório de Roteiros Audiovisuais da 21ª Goiânia Mostra Curtas acontece no período de 7 a 9/07 e é oferecido em duas categorias. Roteiro de Documentário é ministrado pela cineasta paulista Alice Riff, diretora e roteirista dos longas-metragens documentais “Eleições”, “Meu Corpo é Político” e “Platamama”. Já Roteiro de Ficção é ministrado pelo cineasta mineiro Gabriel Martins, diretor dos longas-metragens “No Coração do Mundo” e “Marte Um”.

   

O objetivo do laboratório é de reconhecer e qualificar roteiros originais ainda não produzidos, contribuindo assim com seu desenvolvimento, garantindo sua visibilidade e criando oportunidades para sua eventual realização.

 

 

A 21ª Goiânia Mostra Curtas é uma realização da Icumam Cultural Instituto, Secretaria de Estado de Cultura de Goiás e Ministério do Turismo | Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal. Este projeto foi contemplado pelo Edital de Festivais e Eventos de Arte Aldir Blanc. O evento conta com apoio institucional da Prefeitura de Goiânia, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Tem apoio do Sebrae Goiás e do Projeto Paradiso.

 

 

 

 

serviço:

21ª GOIÂNIA MOSTRA CURTAS 

de 5 a 10 de julho de 2022 

online e gratuito

www.goianiamostracurtas.com.br/

 

realização: Icumam Cultural Instituto.

 

este projeto foi contemplado pelo Edital de Festivais e Eventos de Arte Aldir Blanc / Secretaria de Estado de Cultura de Goiás e Ministério do Turismo | Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal 

apoio institucional: Prefeitura de Goiânia, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura 

apoio: Sebrae Goiás e Projeto Paradiso 

promoção: Canal Brasil 

redes sociais:

www.instagram.com/goianiamostracurtas/ 

www.facebook.com/goianiamostracurtas 

https://twitter.com/icumam

www.youtube.com/icumam 

Comentários