Sesc Campo Limpo recebe “A Fabulosa Tenda dos Charlatães” com o grupo Desembargadores do Furgão


Espetaculosa e divertida, a peça mescla as linguagens das máscaras balinesas, teatro popular de rua e circo tradicional, convidando o público para conhecer a divertida história de uma trupe que ganha a vida enganando as pessoas durante suas apresentações.  


Sesc Campo Limpo recebe “A Fabulosa Tenda dos Charlatães” com o grupo Desembargadores do Furgão


Nos dias 07 e 08 de maio de 2022 (sábado e domingo), às 16h, com entrada gratuita, o grupo Desembargadores do Furgão apresenta o espetáculo “A Fabulosa Tenda dos Charlatães” na Tenda de Convivência do Sesc Campo Limpo, que fica na Rua Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 - Vila Prel, São Paulo - SP.


Um circo pra lá de excêntrico que conta com números de magia, contorcionismo, atiradora de agulhas, homem mais forte, animais fantásticos, faquires e muitas charlatanices. 


Durante a jornada destes seres inusitados, o espetáculo propõe um caminho de aproximação com tipos populares brasileiros ao utilizar as máscaras “Bondrês”, que correspondem ao palhaço em nossa cultura.

 

Sob orientação de Gabriel Bodstein (Barracão Teatro e Grupo 59 de Teatro), o elenco se aprofundou na identidade de cada máscara balinesa para trazer números de habilidades ligados ao universo circense. 


O espetáculo conta com elementos peculiares, como a precisão de movimentos em jogo com a trilha (um elemento trazido da tradição Topeng de Bali), jogo direto de improvisação com o público e desenvolvimento de personagens tipo brasileiros.


Usando as relações das máscaras e o jogo direto com a plateia, o grupo Desembargadores do Furgão constrói um ambiente único, engraçado e democrático, sendo ideal para a diversão de toda família. 


O Grupo Desembargadores do Furgão foi fundado em 2013 por artistas egressos da UNICAMP com o intuito de pesquisar a transposição das máscaras Balinesas para o contexto do teatro popular brasileiro.


Em algumas obras o grupo utiliza máscaras balinesas da tradição TOPENG e também desenvolve uma pesquisa com máscaras do Mapiko (Moçambique), de Paucartambo (Perú) e máscaras de confecção própria. 


Todos os trabalhos são feitos a partir de materiais pouco usuais na cultura brasileira e são pensados para ocupar espaços abertos e públicos, trazendo para a cena e público, elementos novos que instigam a curiosidade, o olhar, o pensamento, de forma democrática e acessível. 


Com três espetáculos em seu repertório, o grupo já circulou por diversos festivais pelo Brasil, SESC’s, equipamentos de cultura, espaços públicos e participou de importantes circuitos culturais como o Circuito Municipal de São Paulo e Circuito SESC de Artes. Realizou projetos em parceria com a Secretaria de Cultura do município de São Paulo e foi contemplado com Prêmios PROAC.


O grupo integrou a programação da inauguração da mais nova unidade do Sesc SP, o Sesc Mogi das Cruzes, apresentando o espetáculo “A Fabulosa Tenda dos Charlatães” e seguiu em temporada no Sesc Santo Amaro. Em março e abril de 2022, o grupo realizou cinco apresentações para o público interno do Sesc Bertioga. Agora o grupo realiza duas apresentações gratuitas no Sesc Campo Limpo e convida o público a conhecer a sua mais nova criação. 


Informações: facebook/desembargadoresdofurgao ou www.instagram.com/desembargadoresdofurgao





FICHA TÉCNICA

Grupo: Desembargadores do Furgão | Orientação Artística: Gabriel Bodstein | Elenco: Amanda Schmitz, Ana Pessoa, Marcelo Moraes | Dramaturgia: Grupo Desembargadores do Furgão | Direção Musical: Max Huszar e João Paulo Nascimento | Operação de Trilha: Max Huszar | Cenografia: Maria Zuquim | Figurino: Maria Zuquim | Equipe de Apoio: Mariana Rhormens | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Produção Executiva: Maíra M Produção | Produção Geral: Grupo Desembargadores do Furgão


SERVIÇO: Espetáculo “A Fabulosa Tenda dos Charlatães”

Com Grupo Desembargadores do Furgão

Sinopse: A fabulosa tenda dos Charlatães chegou na cidade! Profissionais na arte de enganar, as personagens representadas com máscaras balinesas apresentam números clássicos de circo. Entre números de ilusionismo, contorcionismo, magia, homem mais forte do mundo, feras e atiradora de agulhas, ainda há espaço para vendas do patrocinador oficial da Cia e muita trapalhada que garante a diversão para toda a família.

Duração: 50 minutos

Quando: 07 e 08 de maio de 2022 (sábado e domingo)

Horário: 16:00

Onde: Sesc Campo Limpo (Tenda de Convivência) - Endereço: R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 - Vila Prel, São Paulo - SP, 05763-470 - Telefone: (11) 5511-2700

Classificação Etária: Livre

Grátis. 


Comentários