Ignácio Loyola Brandão, Tania Brandão, Elizabeth Azevedo e Mauro Alencar em encontro on-line sobre dramaturgo Jorge Andrade


Com o objetivo de comemorar o centenário do dramaturgo, escritor, jornalista e educador, Jorge Andrade (1922 -1984), o CPT_SESC realiza um encontro on-line no dia 18 de maio (quarta-feira), às 19hA atividade faz parte do eixo do CPT que pauta a programação de Dramaturgia como alicerce, interagindo com outros campos da cena, do teatro, da literatura, de outras áreas do conhecimento, e que propõe ações permeáveis à experiência coletiva da teatralidade. 

 

Neste bate-papo, as historiadoras Tania Brandão e Elizabeth Azevedo, o escritor Ignácio Loyola Brandão e o pesquisador em teledramaturgia Mauro Alencar conversam sobre o legado e a importância da obra do autor. A mediação será de Antonio Gilbertodiretor e professor, e apresentação de Diego Valladarestécnico de programação do Sesc Consolação. 

 

A transmissão será feita pelo canal do CPT_SESC no YouTube, com tradução em Libras. 

 

 

Jorge Andrade 

 

Aluísio Jorge Andrade Franco (1922 – 1984), mais conhecido como Jorge Andrade, foi um premiado dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro. Entre seus trabalhos, destaca-se ‘O Telescópio’, dirigido por Paulo Francis, ‘A Moratória’, dirigida por Gianni Ratto, e que lançou Fernanda Montenegro aos palcos, ‘Pedreira das Almas’, dirigida por Alberto D'Aversa, ‘A Escada’, encenada por Flávio Rangel, ‘Os Ossos do Barão’, dirigida por Maurice Vaneau, e ‘Vereda da Salvação’, com direção de Antunes Filho, encenada no TBC em 1964 e em 1993 no CPT. 

 

 

Sobre os convidados 

Tania Brandão  

Bacharel e Licenciada em História (UFRJ-1973/1974), Doutora em História Social (UFRJ). Livre Docente em Direção Teatral (UNIRIO). Professora de História do Teatro da Escola de Teatro Martins Pena (1982-1992), da Escola de Teatro da UNIRIO (1989/2002) e do PPGAC/UNIRIO (1996/...); orientadora de dissertações, teses e pesquisas. Crítica de teatro (1982/...) em diversos veículos da imprensa carioca; editora e crítica do blog Folias Teatrais. Pesquisadora de História do Teatro Brasileiro. Editora do número especial da Revista O Percevejo, 2004, dedicado ao teatro de revista no Brasil. Autora dos livros Uma empresa e seus segredos: Companhia Maria Della Costa (1948-1974) e A máquina de repetir e a fábrica de estrelas –Teatro dos Sete. Organizadora do Colóquio Internacional Teatro e Sociedade (2021). Editora e organizadora em colaboração com Henrique Gusmão e Valmir Aleixo do livro Teatro e Sociedade. Novas Perspectivas da História Social do Teatro (2021). 

 

Elizabeth R. Azevedo 

Professora sênior Livre Docente na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo. Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1983), obteve grau de Mestre em Artes na ECA/USP, em 1995, com a dissertação Um Palco Sob as Arcadas. Em 1997, foi contemplada com uma Bolsa de Estudos Vitae de Artes. Em 2002, doutorou-se em Artes, pela ECA/USP, com a tese Recursos Estilísticos na Dramaturgia de Jorge Andrade. Entre 2003 e 2020, foi professora de História do Teatro Brasileiro e História das Artes Cênicas no Departamento de Artes Cênicas (CAC) da ECA/USP. É orientadora no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da ECA desde 2004. Em 2005, participou como coordenadora de pesquisadora no projeto Traje em Cena, que organizou o acervo de figurinos do Theatro Municipal de São Paulo, com apoio da Fundação Vitae. Entre 2012 e 2014, coordenou a pesquisa Inventário da Cena Paulistana, sobre a história dos antigos edifícios teatrais em São Paulo entre 1850 e 1930, com apoio FAPESP e Condephaat. Em 2016, concluiu Pós-doutorado na Universidade de Lisboa. Em 2020, obteve o título de Professora Livre Docente pela ECA/USP com a tese Emílio Doux, trajetória de um ensaiador francês rumo aos trópicos. Foi coordenadora do Centro de Documentação Teatral da ECA/USPentre 2004 e 2021 e, hoje, está na vice-coordenação. 

 

Ignácio Loyola Brandão 

Jornalista e escritor, passou pelas redações de Última Hora, Cláudia, Realidade, Planeta, Lui, Ciência e Vida e Vogue. Tem 45 livros publicados, entre romances, contos, crônicas e infanto-juvenis. Entre seus romances mais conhecidos, estão Não verás país nenhum e Zero. Seus livros estão traduzidos para o inglês, alemão, italiano, espanhol, húngaro, tcheco e coreano. Com o infantil O menino que vendia palavras, ganhou o Prêmio Jabuti 2015 na categoria Melhor Livro Juvenil. Em 2016, recebeu, pelo conjunto da obra, o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras. 

 

Mauro Alencar  

Consultor e pesquisador de Teledramaturgia no Brasil e no exteriorAtuou na Globo (1992 –2021), em emissoras do Chile, com estágios no SBT e TV Cultura. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (com especialização em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana) Membro da Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão de Nova York, que concede o prêmio Emmy. Autor de A Hollywood Brasileira –Panorama da Telenovela no Brasil (laureado na Feira de Frankfurt) e da coleção Grandes Novelas, entre outros livros. Atualmente professor do Curso de Pós-Graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. 

 

Antonio Gilberto 

Antonio Gilberto Porto Ferreira, em arte, Antonio Gilberto, é diretor, pesquisador, professor e gestor cultural. Mestre em História e Historiografia do Teatro e das Artes (HTA) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) do Centro de Letras e Artes (CLA) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bacharel em Artes Cênicas/Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atualmente doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, onde realiza pesquisa sobre a trajetória do dramaturgo Jorge Andrade. 

 

Serviço 

 

18 de maio de 2022 – quarta-feira, às 19h 

 

Efeméride do Centenário do dramaturgo Jorge Andrade 

Uma conversa sobre a vida e obra do autor. 

Com Tania Brandão, Elizabeth Azevedo, Ignácio de Loyola Brandão e Mauro Alencar.  

MediaçãoAntonio Gilberto  

ApresentaçãoDiego Valladares 

Atividade on-line em youtube.com/cptsesc 

Vagas limitadas 

 

Sobre o CPT_SESC    

O Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criações teatrais, formação de atrizes, atores, dramaturgas e dramaturgos. Ao longo das décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral. Foi coordenado por Antunes Filho por 37 anos, período no qual formou mais de mil profissionais das artes cênicas e apresentou 46 espetáculos. Em 2020, passado um ano da morte do diretor, o CPT expandiu suas ações em busca do constante desenvolvimento que o teatro contemporâneo exige, mantendo o diálogo com o seu legado.   

A programação do CPT_SESC, presencial e on-line, apresenta ciclos de debates, mostras do acervo, cursos, podcasts, oficinas, entre outras atividades, com artistas e técnicos de diversas formações e instâncias da produção teatral, a fim de desenvolver um trabalho interdisciplinar a que sempre se propôs. 

Confira a programação completa em www.sescsp.org.br/cpte nas redes sociais:    

Instagram.com/cptsesc |  facebook.com/cptsesc    

Twitter.com/cptsesc  |  Youtube.com/cptsesc    

Comentários